Livros da Magia é uma série criada por Neil Gaiman, que apesar desse nome tem um enredo diferente.
A história gira em torno de Timothy Hunter, que durante a série é chamado de Tim, em um dia normal ele é abordado por 4 homens estranhos e diferentes mas igualmente enigmáticos que perguntam se ele acredita em Magia.
Esses 4 não são qualquer um, são alguns dos personagens místicos mais "poderosos" do universo DC, Doutor Oculto, John Constantine, Mister Io e Vingador Fantasma.
Segundo eles Tim pode ser o mago mais poderoso do mundo na sua época e a missão deles é apresentar o mundo da magia para ele, e também de certo modo dar um empurrão para ele ir para o lado do "bem".
Cada um dos 4 leva Tim para uma viagem diferente, para o passado e futuro , para outras dimensões e para conhecer o lado mágico do mundo , por exemplo ele conhece o mago Merlin quando adolescente, e também um ex morador de Atlântida.
Vê o começo do mundo, uma época em que os demônios dominavam a terra, a queda dos anjos e de Lúcifer e muito mais. Até o ponto da extinção do ser humano e o nascimento de uma nova raça totalmente diferente e finalmente a Morte, fechando as portas do universo.
Tim também conhece rapidamente o reino dos sonhos e também Morfheus (Sandman).
A série também mostra o começo da magia, em apenas uma imagem mostra a "descoberta" da magia pelo homem primitivo e para outras culturas.
Também trazendo conceitos para serem refletidos como o que é o futuro e como ele é uma variavel.
Também trazendo conceitos para serem refletidos como o que é o futuro e como ele é uma variavel.
E onde a ideia de "Bem" e "Mal" é bem explorada e vemos que na essência isso não existe.
Ainda mostrando um futuro onde Magia, Tecnologia e Ciência são as mesmas coisas, conceito parecido com que eu já falei aqui no Blog.
Ainda mostrando um futuro onde Magia, Tecnologia e Ciência são as mesmas coisas, conceito parecido com que eu já falei aqui no Blog.
Um fato muito interessante é que boa parte das pessoas ou entidades que Tim conhece durante suas aventuras dizem para ele não seguir o caminho da magia ou cada um tem uma opinião muito diferente do que é magia.
Por parte essa série também faz uma espécie de resgate , mostrando personagens místicos do universo DC , que estavam um tanto esquecidos e que muita gente nem conhecia.
Entre eles Alguns como: Boston Brand (Deadman), Zatara, Zatanna filha de Zatara, Dr Destino (Da DC), Espectro e outros que aparecem bem rápidamente como o demônio Etrigan.
Uma curiosidade que você pode ter percebido é que Tim é muito parecido com Harry Potter, na verdade é muito parecido, isso fez muita gente indagar se Harry Potter não teria sido um plágio ou pelo menos sido baseado na obra, já que além de ser parecido tem a aparentemente a mesma idade e até também possui uma coruja branca.
Porém Neil Gaiman durante uma entrevista disse que foi apenas coincidência, já que o estilo de "Jovem Bruxo" é comum na literatura inglesa.
Como foi dito a série se divide em 4 partes, cada uma com um desenhista diferente.
- O Labirinto Invisível
- O Mundo Das Sombras
- A Terra Do Crepúsculo
- Estrada Para Lugar Nenhum
O sucesso foi tanto que ele ganhou uma série só dele, e hoje é um nome conhecido da Vertigo Comics.
Teve 75 edições fora extras, assim como outros títulos da Vertigo.
Teve 75 edições fora extras, assim como outros títulos da Vertigo.
Durante a viagem Tim fala com muitas pessoas, e percebe que cada pessoa tem uma visão e uma opinião diferente sobre magia, algo que se você está começando a estudar vai ver muitas vezes.
Eu como um fã do Gaiman tive de ler
ResponderExcluir"Book of Magic", e É MUITO FODA!
Normalmente não tenho tempo de comentar, mas eu acho o blog foda e bem útil!
Parabéns pela iniciativa! o/
Obrigado Felipe!
ResponderExcluirFico Feliz em ler isso!
Abraços!
Oi, Yuri, acabo de conhecer teu blog e contigo estou conhecendo o "Livros de Magia".
ResponderExcluirValeu pela resenha! Vou procurar pra ler.
Abraço.
Hanna
Seja bem-vinda Hanna!
ExcluirEspero que goste!
Yuri,
ResponderExcluirAdoro essa versatilidade que você tem pra falar de magia e ocultismo.
Seria interessante você explorar batente esse lado místico das HQ's no geral. Começando por personagens já corados na resenha do Livros da Magia.
Um outro autor que aborda temas ocultistas e coincidentemente também é britânico é o Warren Ellis. Se você não conhece, da uma procurada em Planetary, Frequência Global e outras que me fogem.
Pois é, o blog anda muito parado, mas eu vou voltar logo e pretendo ler essas hq´s, pois até tinha prometido para outra pessoa.
ExcluirAbs