Cabeçalho 2

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que tem de Ocultista o filme Hellboy ?

Como o mesmo que ocorreu em Constantine, vou fazer uma análise do filme para mostrar algumas curiosidades interessantes do filme.

O que tem de Ocultista o filme Hellboy ?



Hellboy Poster .                                                                                                                                                                .
Hellboy é um filme de grande sucesso, lançado em 2 de abril 2004, recebeu alguns prêmios entre eles o de maquiagem.
O filme é adaptado nos quadrinhos de sucesso de Mike Mignola com o mesmo título, se você se interessar temos uma postagem inteira sobre a obra nos quadrinhos aqui.
Quem dirigiu o filme foi o famoso produtor Guillermo del Toro, que também dirigiu "O Labirinto do Fauno".
O filme chamou atenção até por ser um grande paradoxo, onde um demônio que veio para a terra ajuda as pessoas.
Nossa história começa na 2ª guerra mundial, aproveitando de muitas conspirações em volta desse grande acontecimento, já que o lado vencedor conta a história de sua forma e muita coisa podia ser omitida. 


Aqui alguns detalhes do filme e suas explicações:

De Vermis Mysteriis: No começo do filme é citado um trecho da página 87 do livro, esse é um grimorium ficcional criado por Robert Bloch, baseado no grande H.P. Lovecraft, que aparece constantemente quando se fala de literatura ocultista.

Sociedade Thule: Já no começo do filme é citada a sociedade Thule, a sociedade Thule realmente existiu, ou existe.
A sociedade Thule era/é uma ordem era mística secreta da Alemanha voltada ao estudo de ocultismo, segundo alguns Hitler fez parte dela, porém essa afirmação carece de provas, embora existam grandes chances.

Grigoriy Yefimovich RasputinRasputin: Rasputin também existiu, no filme ele é o homem careca que abre o portal.
Grigoriy Yefimovich Rasputin era meio que um conselheiro mágico da família real russa, foi vítima de tentativas de assassinato várias vezes mas conseguia escapar, acredita-se que ele conseguiu fazer grandes influências politicas.
Rasputin também é considerado um dos homens mais difíceis de matar da história, mas na história do filme ele não escapava, era realmente morto mas voltava do inferno e trazia um pouco do Diabo com ele.
Ele conseguiu uma boa reputação como ocultista depois de salvar o filho do Czar da Rússia de Hemofilia.
Foi considerado por muitos na época como alguém ligado ao diabo, atualmente é tido como uma figura santa em algumas igrejas da Rússia.

Estátua da Tumba: Um pouco antes de encontrarem o pequeno Hellboy, existe uma tumba com algumas imagens pagãs como do deus Pan e outros.
Tumba com Gato
Em cima do túmulo temos uma estátua de uma pessoa deitada, e entre seus pés uma estátua de gato que parece guardar o seu dono.
Na antiguidade principalmente no Egito gatos eram sepultados com as pessoas para que esses mostrassem o caminho no além, fizessem companhia, e também para protegê-los, além disso os gatos são seres místicos que segundo muitos podem ver os dois mundos, espiritual e material.

Símbolo do Departamento de Defesa e Pesquisa ParanormalSímbolo do Departamento de Defesa e Pesquisa Paranormal: É um símbolo bem interessante, se vermos os símbolos nele temos: uma espada, um triângulo e um círculo, aparecem em toda parte durante o filme, por exemplo no piso da Departamento e na fivela do cinto do Hellboy.
A espada, o triângulo e o círculo lembram o ritual de evocação de Salomão, da qual os demônios são controlados e fazem o que o magista ordenar.
O magista fica dentro do circulo e ordena com sua espada que o demônio faça o que ele quiser, o demônio evocado fica dentro do triângulo.

Absentia Luci Tenebrae Vincet: Na ausência de luz a escuridão prevalece, essa frase está escrita em latim no sagão do departamento.

Lança de Longinus: "Um soldado tomou uma lança e furou-lhe o lado, e saiu sangue e água. Novamente Jesus clamou com alta voz e entregou seu fôlego. E eis que a cortina do Santuário rasgou-se em dois, do alto a baixo, e a terra tremeu, e as rochas se fenderam"
 (Mateus - Cap. 27, Vs. 49/51)

Essa foi lança que perfurou  Jesus e foi banhada com seu sangue segundo a lenda quem a tivesse ganharia poder para ter o que quiser, segundo a lenda passou pelas mãos dos grandes líderes do mundo e que Hitler  teria sido o último a te-lá encontrado.

Abe Sapien: Professor Trevor diz que Abe Sapien tem um "Lobo Frontal Singular", após ele ler a mente do agente Myers, isso devido ao Lobo Frontal ser a região do cérebro responsável por poderes telepáticos, se quiser saber mais sobre Abe clique aqui.

São Dionísio, o AreopagitaSão Dionísio, o Areopagita: Na biblioteca é citada a estátua de São Dionísio, o Areopagita, onde estava guardada a essência de Sammael. 
São Dionísio escreveu um conjunto de texto místico-cristãos chamados de Corpus Areopagiticum
Ele dizia ser um ateniense convertido por São Paulo e o nome Areopagita vem de Areópago, tribunal supremo de Atenas, onde São Paulo fez uma pregação.  
Mais tarde Abe Sapien usa um relicário com um osso dele dado por Hellboy para afastar Samael. 
Uma curiosidade é que a igreja católica possui 22 santos com o nome de Dionísio.
 
Sammael: Sammael é encontrado na biblioteca, esse é um nome de demônio "popular", existem diversas referências em relação a ele, desde que ele é um anjo, um demônio que fez sexo com Lilith ou com Eva sendo o verdadeiro pai de Caim e muito mais, a diferença principal fica que o nome da criatura do filme tem duas letras "M".

Necromancia: A parte em que H.B, usa um amuleto para acordar um morto para lhe indicar o caminho correto no cemitério, nada mais é que um feitiço de necromancia comum do folclore, da qual se pergunta ao morto algo que deseja saber e ele responde.

Crucifixo: O crucifixo é um dos símbolos mais importantes do cristianismo, além disso também é considerado um objeto de proteção, ele aparece desde o começo do filme com o professor Trevor.
No final do filme quando Hellboy segura o crucifixo e fica marcado repara que tudo que ele era dependia das escolhas dele, pois o crucifixo nunca o tinha queimado, e fez isso naquele momento pois ele estava assumindo seu lado ruim.


Se você não viu o filme assista, também assista o Hellboy II, não sei se vou falar dele aqui , isso porque ele é muito diferente, mas mesmo assim é muito bom, quem sabe quando sair o Hellboy III, eu faço uma explicação da trilogia.

2 comentários :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.