Cabeçalho 2

sábado, 12 de março de 2011

Dr Estranho/Dr Strange

Dr EstranhoDoutor Estranho (Dr Strange, no inglês) criado por Stan Lee e Steve Ditko, esteve entre os mais promissores personagens do universo Marvel, mas com o decorrer dos tempos foi ficando cada vez menos conhecido, embora eu acredite que logo ele ganhe um filme, mesmo já tendo uma animação sobre sua história, na verdade ele tem um filme feito nos anos 70 se eu não me engano, porém está na hora de renovar.

Dr Estranho/Dr StrangeDr. Stephen Estranho foi um cirurgião renomado e muito famoso, porém muito arrogante, após sofrer um acidente perde boa parte da capacidade de usar mãos, acabou ficando inválido como cirurgião.


Não aceitando seu infeliz destino viaja pelo mundo a procura de alguém que pudesse reverter o problema de suas mãos, nessa busca ele acaba chegando ao Himalaia, onde encontra um mestre chamado de "Ancião", um idoso que apesar de parecer ser um monge velhinho é um grande mestre das artes mágicas.
Stephen descobre que o seu discípulo Barão Mordo pretende matar o Ancião, e tomar o seu lugar, impedido de avisar o Ancião graças a um feitiço de Barão Mordo, Stephen pede para que o Ancião o treine, vendo como o único modo de salvar o velhinho, que mesmo não tendo o ajudando a curar os problemas em suas mãos, lhe deu abrigo.

Em algumas versões Stephen consegue salvar o Ancião, outras o Ancião morre mesmo com Stephen conseguindo vencer Mordo (Mesmo morto o Ancião conseguia contatar Stephen com seu espírito).

Assim Stephen se torna o Dr. Estranho, um dos mais poderosos heróis da Marvel, conhecido como o Mago Supremo.


Apana MudraO famoso sinal que ele faz com os dedos é conhecido como Apana Mudra, muito usado na Yoga.

Mesmo sendo apenas um personagem de histórias em quadrinhos Dr. Estranho passa vários ensinamentos, por exemplo a famosa Morte Psicológica, o médico arrogante que precisou "morrer" para que o Mago nascesse.

Também apresenta de certa forma que um mago deve ser equilibrado, Dr. Estranho não só tem um grande intelecto como também é um grande lutador, mostrando que mente e corpo devem ser exercitados igualmente.
 

Dr Estranho treinando com o Barão Mordo
É conhecedor tanto da magia "branca" como "negra", é preciso conhecer os venenos para saber curar.
Nas histórias Dr. Estranho passa por tudo, desde viagens para outras dimensões até lutas contra monstros, entidades malignas e apenas vilões normais.
Ele é um mago a moda antiga, mesmo não utilizando cajados ou varinhas, tem a proteção dos Vishanti, que são uma tríade (3) de deuses, também tem uma capa de levitação muito estilosa e um amuleto chamado "Olho de Agamotho", alusão ao "olho que tudo vê".

Os criadores de Dr. Estranho foram Stan Lee e Steve Dikto, mas muitos outros escritores e desenhistas também passaram por Dr. Estranho, Jim Starlin por exemplo fez uma história muito boa em Marvel Luz e Sombras.

Dr Estranho/Dr StrangeDr Estranho/Dr StrangeEmbora um pouco complicado de ser encontrado para ler é uma leitura que eu recomendo, principalmente se for uma edição dedicada apenas a ele, também vale a pena ver a animação que foi muito bem feita, apenas mudando um pouco da história.
 Mesmo sendo do gênero magia-fantasia diferente de outros quadrinhos Dr. Estranho é muito bom e se pode dizer que serviu de inspiração para muitos outros personagens que vemos por ai.

Aguardem pois em breve virão novas postagens sobre quadrinhos e ocultismo

4 comentários :

  1. Respostas
    1. Eu preciso ver antes! Mas vou fazer sim, claro que se tiver alguma coisa que possa comentar.

      Abs

      Excluir
  2. Mesmo não conhecendo os quadrinhos (ou talvez por isso), eu gostei bastante do filme. Menção honrosa a Benedict Cumberbatch!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.