Cabeçalho 2

Dicionário de Mitos e Mitologia

Dicionário de Mitologia

Uma lista de criaturas e divindades mitológicas, atualizada constantemente.
Acesse também o Dicionário de Ciências Ocultas.




Afrodite: É a deusa da beleza, amor e sexualidade na mitologia grega, nasceu da espuma formada pelos órgãos genitais de urano foram cortados por Cronos e jogados no mar. ela também recebe os nomes de Citere, Citereia, Cytherea e Cípria e é equivalente a Vênus na mitologia romana.

An: An ou Anu é um deus da mitologia suméria, era visto como o dingir (deus) do céu, era marido de Antu deusa da Terra.

Antu:
Deusa Sumeriana da Terra, conhecida também como Ki, era filha de Anshar e de Kishar, da sua união nasceu os Anunnaki e os Utukku (Utukki).

Anúbis: Artigo Completo Sobre Anúbis

Anuket: Anuket, Anukel, Anukis, deusa egípcia da água e mais tarde ligada a sexualidade, seu nome quer dizer abraçar, era representada como uma mulher com um tulcado feito de penas ou folhas outras vezes como uma gazela.

Amaterasu: Artigo Completo Sobre Amaterasu

Apolo: Deus da mitologia grega, Apolo é filho de Zeus e Leto, é considera um dos mais cultuados e tem diversas funções. Era patrono dos oráculos, deus da morte súbita, das doenças, das curas, beleza, proteção, perfeição, harmonia, equilíbrio. Tem como símbolos o corvo, a serpente e o grifo.
Muita coisa sobre Apolo é obscura devido as mudanças que a figura sofreu com o decorrer do tempo.

Atena: Deusa grega, também nomeada de Palas Atena, é a deusa com diversas atribuições, como sabedoria, guerra voltada a estratégia, das artes, justiça, habilidade. Era cultuada em diversos lugares, era padroeira da cidade com o seu mesmo nome Atenas, seu principal símbolo é a Coruja.

Atlas: Também conhecido como Atlante é um dos titãs na mitologia grega, foi o primeiro rei de Atlântida e quando os titãs forma punidos por Zeus, Atlas teve como castigo segurar todo o firmamento em seus ombros.

Ares: Deus grego, filho de Zeus e Hera, era deus da guerra violenta, era muito cultuado em Esparta. Corvos e cães são símbolos e animais sagrados desse deus.

Ártemis: Deusa grega lunar, da caça, vida selvagem, magia, e do arco e flecha, filha de Zeus e Latona. 

Atum: É um deus egípcio adorado na cidade de Heliópoles, um Neter, possivelmente uma manifestação do deus onipotente e onipresente, ele atuou na criação, é um dos aspectos do deus Rá, separou o céu da terra, Atum gera outros deuses por meio da masturbação, assim ele gera, Shu o ar, Tefnut a umidade Geb a Terra e Nut o céu.
Aparece como um homem, usando a coroa de faraó.

Ausar: Mesmo que Osíris.




B

Bastet: Bastet, Bast, Ubasti ou Ba-en-Aset  é uma divindade egípcia solar e relacionada a fertilidade , mais tarde graças ao sincretismo com Ártemis ela se tornou uma divindade Lunar.
Bastet é conhecida por causa de ser representada com a cabeça de gato.

Bes: Essa divindade se apresenta como um anão com barba, as vezes aparece com aparência felina ou leonina, era uma divindade do Egito Antigo mas como é muito diferente dos outros deuses se acredita que tenha origem de outro lugar.
Ele seria um protetor das crianças recém nascidas, assustava demônios com gritos e com seus chocalhos. Após um tempo Bes ficava ao lado do berço cuidando da criança, quando se via a criança rir sozinha se acreditava que era por causa de Bes.




C

Caos: No original Χάος, khaos, segundo Hesíodo foi o primeiro deus a surgir, foi descrito como o ar que preenchia o espaço do mundo e o Éter (céu) e posteriormente a junção dos elementos.
Caos foi visto como uma forma de desordem, o que dá origem ao universo.

Céos: Um titã da mitologia grega, nascido de Gaia e Urano, era o titã da inteligência.

Ceridwen: Feiticeira da mitologia Galesa, é citada nos manuscritos de Mabinogion, ele possuía um caldeirão mágico que o conteúdo fornecia inspiração poética, mas apenas as 3 primeiras gotas, o restante se tornava veneno, a poção deveria ser cozinha por um ano e um dia.

Chu: Chu nome em português para Shu que é o deus egípcio do ar seco, do estado masculino, calor, luz e perfeição, ele que separou seus filhos o céu (Nut) da terra (Geb).
Aparece como um homem em cima de Nut e segurando Geb, separando um do outro.

Chronos: Também escrito como Cronos ou Khronos é a personificação do tempo na mitologia grega, ele gerou a si mesmo e junto com Ananke a "inevitabilidade" deu origem ao universo.


Crio: Crio também chamado de Krios é um dos 12 titãs da mitologia grega, dentro da tradição do poeta Hesíodo, representa o frio, o inverno, os seres marinhos desconhecidos.



D

Deméter: Deusa grega também conhecida como Demetra, filha de Cronos e Reia, era a deusa das colheitas, estações, do cultivo, agricultura e do trigo. É mãe de Perséfone.

Djinn: São seres do fogo que segundo os islamismo foram criados por Alá, são conhecidos também como Gênios, mas tarde ficaram conhecidos no cristianismo como os anjos.




E


Ekeko: Artigo Completo Sobre Ekeko

Éolo:
Citado na Odisséia, Éolo vive na olha Eólia, Zeus o tornou o senhor dos ventos. 

Érebo:
É a personificação escuridão criador das trevas na mitologia grega. É filho do Caos.

Eros: Nome dado a divindade do amor, filho de Afrodite, não se sabe exatamente que deus é seu pai, Hefesto ou Zeus, Hermes ou Ares. Em outras versões da lenda ele seria um deus mais antigo, filho do Caos. Eros é equivalente ao Cupido na mitologia Romana.

Éter: Representação do céu superior na mitologia grega, o ar superior respirado pelos deuses, diferente do ar respirado pelos mortais.




Febe: Também conhecida como Foibe é um dos 12 titãs, seu nome significa "que brilha", "brilhante". É considerada uma deusa lunar da lua cheia, também deusa dos mistérios e profecias. Por causa de Febe o satélite de Saturno recebeu o mesmo nome.

Fênix: Artigo Completo Sobre A Fênix



G

Gaia: Gaia é a deusa primordial que personifica a terra na mitologia grega, nasceu do Caos, sozinha e depois com Urano gerou vários outros deuses.

Geb: Também conhecido como Seb é o deus egípcio da terra e da morte, acreditava-se que prendia os espíritos maus na terra quando morriam.
Era representando como um homem com cobra embaixo da deusa Nut, sua irmã e esposa, outras vezes era representado pelo ganso.

Golem: Artigo Completo Sobre o Golem




Hapi: Divindade egípcia que era a personificação do rio Nilo, aparecia com o Lótus e Papiro, as vezes na sua cabeça e as vezes as segurando, tinha ventre proeminente e seios, pele azul ou verde.
O rio Nilo era muito importante no Egito, as plantações eram feitas na lama dele após o período de cheia.

Hator:
Deusa conhecida no antigo Egito, seu nome significa "casa de Hórus", ela personifica a beleza, amor, música, maternidade e alegria. Algumas vezes é representada como uma vaca.

Hécate: Artigo Completo Sobre Hécate


Heka: Heka é o deus da magia na mitologia egípcia, esteve junto de Rá, Sia e Hu no momento da criação.
Heka significa literalmente magia, ele era associado junto com Sia e Hu, respectivamente Conhecimento e Sabedoria,  Heka quer dizer algo como "ativando o Ka", Ka que seria a alma, para os egípcios assim se dava a magia.

Hemera: Deusa grega, era a personificação do dia, é filha de Nix, a noite, por isso nunca se encontram.

Hiperião: Também chamado de Hipérion é um deus solar primitivo no mitologia grega, também é o titã da visão.

Hórus: Deus muito conhecido da mitologia egípcia Hórus é o deus dos céus, após a morte de seu pai Osíris por Seth ele resolveu vingar seu e conseguir o comando do Egito, durante a batalha ele perdeu um olho, que foi substituído pelo Olho de Rá, que ficou com o nome de olho de Hórus, após vencer Seth se tornou o rei dos vivos do Egito.
Um olho dele seria o sol e o ferido a lua, uma das formas de explicar as fases da lua.
Ele era apresentando com corpo de homem e cabeça de falcão.





Iblis: É uma personificação do mal segundo o islamismo, um Djin que se rebelou a Alá, seria o mesmo que Lúcifer no cristianismo.

Imp: Ser mitológico descrito como fadas ou demônios de baixa estatura, geralmente não são descritos como ameaçadores apenas "arteiros". Algumas vezes eram nomes dados a animais comuns das ditas bruxas.

Ísis: Ísis ou Auset é uma deusa egípcia que foi conhecida até lugares como Grécia, Roma e outros países da Europa, era a deusa da magia, natureza, fertilidade, maternidade entre outras muitas atribuições que recebeu com o tempo.
Ísis aparece como uma mulher, as vezes alada.

Izanagi: Izanagi-no-Mikoto no original イザナギ é a divindade responsável pela criação do mundo e de outras divindades na mitologia japonesa junto de sua irmã e esposa Izanami. 

Izanami: Izanami no original イザナミ é uma divindade da mitologia japonesa tanto da vida/criação como também da morte, esposa e irmã de Izanagi, criou as divindades inferiores e o homem e morreu ao parir o Kami do fogo, Kagutsuchi.





Jápeto: Um dos 12 titãs, e um dos 4 que ajudou a segurar seu pai Urano, para que Cronos castrasse seu pai. Ele também é visto como o deus da mortalidade, o tempo de vida, a morte violenta e a habilidade artesanal, seu nome significa "O Perfurador".






Kagutsuchi: Kagutsuchi, também chamado de Kagu-tsuchi e Kagutsuchi no kami é um o Kami do fogo da mitologia japonesa.
Após seu nascimento sua mãe Izanami acabou morrendo graças as queimaduras em seus genitais, furioso Izanagi cortou seu corpo em 8 pedaços da qual se formaram 8 vulcões, o sangue que pingou da espada criou outras divindades como Watatsumi  o Kami do mar e Kuraokami o Kami da chuva.

Kali: Artigo Completo Sobre Kali


Kingu: Um deus da mitologia babilônica, Tiamat pretendia coloca-ló como governante dos deuses, ele foi gerado por Tiamat com o o objetivo de torná-lo seu esposo.


Khnum: Khnum, Chnum, Knum, ou Khnemu é um deus da mitologia egípcia, seu nome significa "Modelador", é o deus da criatividade, aparecia como um homem com cabeça de carneiro, as vezes segurando uma jarra ou uma coroa dupla, segurava uma jarra pois, se acreditava que ele regulava as águas do Nilo, também era considerado responsável, pela criação dos humanos, desde a carne até a alma.
Na ilha Elefantina formava uma tríade com Satis e Anuket e em Esna com Satis e Neit.






La: Lah ou Aah é o deus da lua da mitologia egípcia, era representando como um homem com uma trança na lateral da cabeça e com um disco acima da cabeça, as vezes segurava um olho de Hórus ou folha de palmeira.
Lah aparecia também em amuletos também, não foi um deus muito conhecido devido a outros deuses terem relação com a lua como Thoth e Khunsu.

Lâmia: Nome dado a seres demoníacos e femininos na mitologia grega, monstros, bruxas e espíritos que atacam jovens e sugavam seu sangue. Conta a lenda que foi transformada em monstro por Hera.

Lucifuge Rofocale: Também nomeado de Lucífago Rofocale e conhecido como "o silencioso" e "aquele que foge da luz" é um dos demônios é citado no Grande Grimório como um dos dos governantes do inferno a serviço de Lúcifer.



M
 
Maat: Maat é a deusa da justiça, verdade, retidão e ordem da mitologia egípcia, é esposa de Thoth.
Ela é representada como uma mulher jovem com uma pluma na cabeça, essa pluma era usava no julgamento dos mortos, pesando o coração das pessoas em uma balança, se um lado a pluma de outro o coração, se o coração fosse mais pesado o espírito era devorado por um monstro chamado Ammit.

Madfet: Madfed ou Maftet era a deusa egípcia da proteção contra escorpiões e serpentes, é uma deusa da primeira dinastia, também era associada a justiça.
Madfet era representada como um felino, não se sabe bem qual alguns dizem pantera ou mangusto, isso porque esses animais matam serpentes, outras vezes era representada como uma mulher com cabeça de felino.

Meskhenet: Meskhenet era a deusa egípcia do parto, segundo os egípcios ela moldava o Ka (alma) das pessoas que nasceriam e também seu destino.
Era representada como um tijolo com cabeça de mulher, já que no Egito a mulher ficava agachada e com os pés em dois tijolos, também dai vem seu nome que significa "lugar onde a pessoa se agacha", outras vezes aparecia como vaca, animal ligado a fertilidade e também como uma mulher com dois objetos verticais virados para dentro, que lembra o útero da vaca ou ovários.
Ela também estava presente na sala onde os mortos eram julgados, para ver o renascimento daqueles que foram bons no paraíso.

Min: Min é o deus egípcio das caravanas e fertilidade, ele é representado de muitas maneiras mas a mais comum é como com um homem de pele negra com gorro, duas plumas e fita, mumiforme, braço direito levantado com chicote e pênis ereto. A pele negra deve simbolizar a fertilidade da lama do rio Nilo.

Mnemosine: Também chamada de Mnemósine é uma Titânide da mitologia grega, ela personifica a memória, ela gerou as 9 musas junto de Zeus. Também era considera uma fonte da memória.

Montu: Deus egípcio relacionado a guerra e vitória, aparece como um homem com cabeça de falcão com duas plumas grandes em cima da cabeça, segurando ou armas ou um Ankh, também era representado com cabeça de boi.
Era associado ao deus solar Rá, como a destrutividade do sol.






N

Nefertum: Deus egípcio do sol e dos perfumes, também faz parte de uma tríade junto de Ptah e Sakhmet, aparece como um homem com cabeça de leão ou como um homem em cima de uma flor desabrochando.
Seu símbolo é a flor de lótus e a lótus algumas vezes aparece acima de sua cabeça com plumas.


Néftis: Deusa que representa as areias secas e áridas do deserto e a morte.
Aparece como uma mulher com cabeça de cobra ou uma cobra com cabeça de mulher, escorpião ou escorpião com cabeça de mulher.

Nekhbet: Deusa egípcia, acreditava-se que ela protegia os nascimentos, principalmente os dos reis.
Aparecia como um abutre, uma mulher com cabeça de abutre ou uma mulher com coroa branca.
Era adorada e originária da cidade de Nekheb.

Nix: Também chamada de Nyx Deusa grega, personificação da noite, filha do Caos.

Nun: Nun, Ny ou Nu é um deus da mitologia egípcia, representa a água ou mar primordial que deu origem ao universo. Não tem sexo e é descrito como as vezes com cabeça de sapo.

Nut: Deusa egípcia que era o céu, também conhecida como a mãe de todos os deuses.
As vezes aparecia representada como uma vaca, uma bela mulher com um disco solar acima da cabeça ou acima de seu marido Geb deus da terra.


Oceano: Titã na mitologia grega, é a personificação das massas de água salgada ou águas desconhecidas.

Odin: Artigo Completo Sobre Odin

Oestre: Artigo completo sobre Oestre

Óreas: Óreas ou Ourea são deuses primordiais, filhos de Gaia na mitologia grega, esses deuses personificavam montanhas. Eram eles: Atos, Citerão, Etna, Hélicon, Nisa, Olimpo, Óreos, Parnes, Parnaso e Tmolos.

Osíris: Deus egípcio, Osíris chamado como Ausar, era um dos deuses mais conhecidos do antigo Egito e se não o mais antigo, um deles. Era o deus das vegetações, do Sol e do Além, era um dos deuses que julgava os espíritos na sala dos mortos.
Osíris foi morto por seu irmão Set, uma das histórias mais conhecidas da mitologia egípcia.











Ponto: Ponto é o deus grego que personificação o mar na mitologia grega, ele nasceu de Gaia, a terra, segundo outros é filho de Gaia com Éter, o ar.

Ptah: Deus Egípcio também conhecido como Ptah, Tanen, Ta-tenen, Tathenen ou Peteh é o deus construtor associado a coisas feitas de pedra, era deus dos artesãos e arquitetos.
Aparece como um homem mumificado, segundo com cetro com um Ankh.
Pelos gregos era chamado de Hefesto.


Prometeu: Titã da mitologia grega, roubou o fogo de Zeus para dar aos homens, foi punido por Zeus sendo amarrado em uma pedra, e durante o dia uma águia comia o seu fígado, que se regenerava depois. Em algumas versões ele criou o homem.



Quetzalcoatl: Artigo Completo Sobre Quetzalcoatl




R
 
Rá: Deus solar do antigo Egito também nomeado de Ré, Atum-Ré, Tem, Temu, Tum e Atem era visto como o sol do meio dia e já foi um dos principais deuses desse panteão. Uma das versões da criação dos seres vivos foi que Rá as evocou por meio de seus nomes secretos, outra versão seria que nasceram a partir das lágrimas e suor dele.
Rá também foi fundido com Hórus (Re-Horakhty) e também com Amon (Amon-Rá).

Reia: Reia ou Réia é uma titânide na mitologia grega, é a esposa e irmã de Cronos, é mãe de todos os os deuses olimpianos, também é uma divindade da fertilidade.



S
 
Satet: Satet, Satis, Satjit, Sates e Sati é a deusa egípcia relacionada as inundações do Nilo e as plantações.
Era representada como uma mulher com um cetro de talo de lótus.

Shu: Procure por Chu.

Sekhmet: Sekhmet, Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet é a deusa egípcia que era considera a punição de Rá e da vingança e das doenças.
Tem corpo de mulher usando um véu e cabeça de leoa.

Serket: Deusa escorpião da mitologia egípcia, aparece como uma mulher com cabeça de escorpião.

Seth: Seth ou Set é o deus egípcio relacionado ao mal, ou pelo menos assim conhecido popularmente, vingança, traição, ódio, ciumes, inveja e outros sentimentos são assim relacionados a ele, mas também o deserto, guerra e os alguns animais, entre eles a serpente.
Set matou seu irmão Osíris para tomar seu lugar, mas foi derrotado por Hórus, filho de Osíris.


Sia: Sia ou Saa é a divindade da percepção, e das energias relacionadas ao intelecto.
Aparece como um homem com um papiro.

Sirin: Criatura mitológica das lendas russas, com cabeça e peito de uma bela mulher e corpo de ave, geralmente de coruja. São retratas usando auréola ou coroa.

Sobek: Deus crocodilo do antigo Egito, era representado como crocodilo ou homem com cabeça de crocodilo.
Era associado com o rio Nilo e com a fertilidade.

Sokar: Também conhecido como Seker ou Sokaris é o deus funerário da mitologia egípcia, era representando como um falcão, um homem mumificado ou um homem mumificado com cabeça de falcão.
Foi visto como uma das fases de Osíris, mais especificamente ele depois de morto.




Tártato: Na mitologia grega Tártaro é um deus primordial e personificação do submundo, também é considerado o Hades, mundo dos mortos ou uma parte do Hades, os domínios do deus grego com o mesmo nome, se localiza abaixo de Gaia.

Tefnut: Deusa egípcia da umidade, orvalho, ar úmido, chuva e das nuvens. Ela é representada como uma mulher com cabeça de leoa ou como uma leoa.

Teia: Titânide da mitologia grega, filha de Gaia e Urano.

Têmis: Titânide na mitologia grega, Têmis representa a ordem e direito divinos. Também é a divindade dos oráculos, na lenda ela viveu com as moiras e com elas aprendeu muito sobre tudo.

Tétis: Titânide que representa a fecundidade da água, cuidou de Hera durante a luta dos olimpianos com os titãs.

Thor: Artigo Completo Sobre Thor

Thoth: Artigo Completo Sobre Thot

Tiamat: Tiamat é uma deusa que aparece na mitologia suméria e babilônica, descria como Serpente marinha ou Dragão. Era adorada como mãe dos elementos, de todos os deuses e criadora de tudo que existe.



U

Uadjit: Também chamada de Uto ou Edjo é a deusa egípcia do baixo Egito, região do delta do Nilo, algumas definições do seu nome querem dizer "A verde",  "A que tem a cor da serpente".
É vista como a criadora do papiro, por isso sua cor.  É representada como uma mulher com cabeça de serpente, uma serpente alada ou uma leoa.

Urano: Deus grego que personifica o céu, filho de Gaia e gerado espontaneamente por ela.
















Z




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.