Cabeçalho 2

terça-feira, 19 de junho de 2012

Thoth

Thot-Hermes em Promethea
De todos dos deuses da mitologia egípcia Toth é um dos mais vistos dentro do ocultismo e também um dos meus preferidos.

Toth, Tot, Tôt, Thoth ou Zonga simboliza a sabedoria, escrita,  magia, aprendizagem, arte e assuntos desse tipo.
Na maior parte das vezes Toth é mostrado como metade homem e metade íbis uma ave com bico encurvado para baixo, nas representações artísticas encontradas pelos arqueólogos, geralmente segurando um Ankh em uma das mãos e com uma lua sobre a cabeça.


Também encontramos Toth como um babuíno, ou como metade homem e metade babuíno, as diferenças no modo de apresentar são explicadas pela mudança de época.

As vezes aparece com uma espécie de coroa semelhante a uma lua, no principio ele era um deus lunar e consideravam a lua como seu olho.


É interessante você saber que a escrita era muito importante para o povo daquela época, a partir dela era possível imortalizar as coisas para que não se perdessem com o tempo, os egípcios sabiam muito bem disso, e podemos ver que estavam certos pois uma parte da cultura deles ainda é viva por causa dos hieróglifos, a escrita por meio de imagens e símbolos.
Toth teria sido o escritor do Livro dos Mortos, um conjunto de textos que ficavam junto dos sepultados, uma espécie de manual parara ajudar os novos mortos nesse novo mundo.

A lua também era mito importante pois a partir dela comeram a medir ciclos, outra especialidade de Toth.



Toth como BabuínoImagem de Thoth Biblioteca do Congresso em WashingtonAs "funções" de Toth como deus são muitas, a mais conhecida é como escriba dos deuses.
Esse deus tem 3 variações conhecidas, Toth = Egípcio,
Hermes = Grego e Mercúrio = Romano, isso decorreu devido ao sincretismo, sincretismo significa a "fusão de doutrinas".


Ao lado imagem de Lee Lawrie de Thoth feita em 1939, se encontra em uma das portas da Biblioteca do Congresso Edifício John Adams, em Washington.

Há alguns anos foi encontrado por arqueólogos um local que possivelmente seria a residência dos sacerdotes de Toth, o interessante é que foram encontradas escritos tanto em grego como em egípcio demótico, uma forma de escrita mais avançada que os hieróglifos, uma prova da fusão das culturas grega, egípcias e romana e de seus deuses.

Khmunu, a cidade dos 8 deuses, a principal cidade de Toth mais tarde foi apelida de de Hermópolis.




Conheça também o Dicionário de Mitologia.

Um comentário :

  1. Hermes, Thot, Mercúrio, Arcanjo Gabriel, Exú... todos importantes mensageiros dentro de suas respectivas religiões! E engraçado, que todos eles são grandes conhecedores de magia e ocultismo hahaha :D Coincidência? .... xD

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.