Cabeçalho 2

sábado, 30 de março de 2013

Eostre

Ostara, Eostre, Ēostre, ou Ostera é uma comemoração pagã que o ocorre no equinócio da primavera e também seria a deusa da fertilidade e da primavera das mitologias nórdica, anglo-saxã e germânica embora, essa suposição muitas vezes seja rejeitada.


Ostara

Uma importante figura na história dessa deusa foi o monge Beda (672 - 735), um historiador e doutor da igreja que identificou a deusa da qual seria a origem da festividade com esse nome e a ligação e substituição pela comemoração cristã da páscoa, apresentando o seu tratado "De ratione temporum" no século 8.

Abaixo a tradução:


"O Eosturmonath, hoje chamado de mês da Páscoa (Abril), era anteriormente o nome de sua deusa, que foi chamada de Eostre, em cuja honra, festas eram celebradas no mesmo mês. Agora eles chamam a Páscoa com o seu nome, de modo que a alegria da cerimônia de novo a ser chamado pelo nome do culto à deusa antiga." - De temporum ratione Capítulo 15

O famoso Jacob Grimm que em conjunto do seu irmão (Irmãos Grimm) foi conhecido por recriar fábulas antigas também fez um estudo sobre a deusa não muito conclusivo, mas que de certa forma conseguiu identificar que existem muitos nomes de pessoas que seriam derivados do nome primordial de Ostara que seria Austro, traduzindo seria algo como que 'brilhar'. Existem também alguns lugres com nomes semelhantes, que supostamente teriam o nome em honra a deusa, mas também poderia ter o nome por outro motivo devida a origem da palavra.

Ainda assim existem muitas discussões sobre se a deusa realmente existiu ou foi apenas uma festividade, mesmo que existam muitas indicações e ainda uma simbologia existente, da mesma forma Ostara como deusa é bem vista nas cultos neo-pagãos e existem correlações da deusa com outras deusas também ligadas a fertilidade de outras culturas, por exemplo, ela ser uma das faces da deusa Freya.

Ostara como deusa ou festividade tem como as principais simbologias o Ovo e a Lebre.

A lebre é um dos símbolos mais importantes, hoje substituído pelo coelho, a lebre da região tinha hábitos noturnos, mas na época da reprodução apareciam aos montes de dia. Outro detalhe é que podemos ver a imagem da lebre na lua cheia (se tiver imaginação).



Lua e a Lebre


Isso foi um pouco sobre Ostara, eu poderia até colocar o mesmo que todos colocam, mas as vezes é necessário falar o que poucas pessoas querem escutar, Ostara poderia nem ter sido cultuada e a festividade não poderia ser em honra a ela. E quem redescobriu essa deusa e disse que a tradição na época já cristã tinha origem pagã foi um cristão. Por isso não podemos generalizar os religiosos.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.