Cabeçalho 2

sábado, 6 de abril de 2013

Livros e Grimórios Antigos

Grimorium ou Grimório  vem da mesma raiz da palavra "gramática", é o nome dado a um livro que fale sobre magia e ocultismo, podendo apresentar símbolos, magias, rituais, descrições sobre entidades, criação de objetos, orações e etc.
Atualmente a palavra Grimório é mais designada para livros antigos, geralmente centenários e é sobre eles que vamos falar.
Grimório do Papa Honorius

Muitos desses livros desapareceram com o tempo, foram queimados pela inquisição ou até mesmo podem estar em coleções particulares. Pouca gente sabe, mas mas alguns deles estão em bibliotecas pelo mundo, a biblioteca de Paris tem muitos exemplares e já ouvi falar sobre antigos livros de ocultismo em bibliotecas do Brasil também.

Alguns livros desses valem muito, não importa se ele diz que ajuda a pessoa a conquistar a imortalidade mas dentro esta escrito um monte de baboseiras ou desenhos esquisitos, tudo depende da idade, estado e a quantidade de cópias existentes e quem supostamente o escreveu.

Quando eu comecei meus estudos no ocultismo iniciei uma busca doida por grimórios, obviamente eu não tenho dinheiro para viajar e buscar comprar livros antigos por isso comecei a buscar versões na internet, versões em "pdf" podem ser encontradas à venda, outros podem ser encontrados para download depois alguma busca. Boa parte deles não tem ensinamentos que possam ser assimilados ou praticados.

Grimório em Hebraico

O conteúdo é algo também deve ser avaliado antes de mais nada. Alguns foram codificados para que apenas para que os iniciados pudessem entender e mesmo que esse não seja o caso, quando o material é traduzido acaba se perdendo o sentido oculto e real.

O apogeu de livros desse tipo foi no século 18, muitas vezes com autores anônimos que usavam de nomes de outras pessoas para que não fossem acusados de bruxaria ou até mesmo as pessoas que portassem esses livros, por isso encontramos livros que supostamente escritos por Salomão, Moisés e Enoque, não por acaso personagens bíblicos.

Alguns que estão espalhados por ai dados como traduzidos são apenas falsas traduções ou traduções de baixa qualidade que distorcem o conteúdo.
Muitos grimórios dados como antigos são bem modernos, alguns são apenas compilação de símbolos criados para enganar as pessoas e com o único objetivo de ser vendidos e ainda hoje podem ser encontrados pela internet sem que se saiba a verdade sobre a sua criação.

Alguns conhecidos:
  • Sepher Ha-Razim
  • Picatrix
  • Liber Juratus
  • A Chave de Salomão
  • Heptameron
  • O Grande Grimório
  • Grimório do Papa Honório
  • Cruz de Caravaca
  • Livros de Cornelius Agrippa
  • Livros de São Cipriano

Nessa segunda parte eu continuo falando sobre os grimórios com mais informações, não deixe de conferir: Grimórios e Livros Antigos II

47 comentários :

  1. Adorei seu post! Na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul eu já encontrei alguns livros de ocultismo de 1800 e pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero um dia poder ver um livro desses pessoalmente!

      Excluir
    2. eu também desejo isso.

      Excluir
    3. Em qual biblioteca?

      Excluir
    4. Wanju você em Facebook ? Se sim pode me adicionar ?

      Excluir
  2. Esse tema de grimórios antigos é interesantissimo. Meu primeiro pensamento ao iniciar meus estudos ocultistas foi também procurar esses grimórios que continham segredos do passado e etc. O livro mais antigo que já vi do assunto foi um livro de orações jesuitas de 1800 e alguma coisa, continha orações em portugues e latim, várias com funções específicas e etc. Achei em um sebo sendo vendido por 2 reais.

    A maioria deles não possui grande utilidade prática e é impossível aferir autenticidade com precisão, o que sugere ao ocultista cauteloso que os veja com bastante criticidade.
    Mas claro, alguns deles são o nosso eldorado, a pedra filosofal, e sonhar é algo legal, mesmo para o ocultista mais cético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 reais!!!
      Eita que sorte, eu só acho livro esquisotérico e livros que falam sobre 2012 :/

      Excluir
  3. Estou começando meus estudos, so acho baboseira na internet mais se alguem quiser me ajudar eu vou agradecer, pois quero muito saber mais sobre esse assunto e quem sabe até ser um praticante... se alguém puder me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só dá pra te ajudar com o conteúdo do blog e tirando dúvidas sobre os assuntos por comentário.

      Excluir
  4. Cara ja ouviste falar e "A magia sagrada de Abhamelin"? Supostamente o original se encontraria na biblioteca do arsenal na frança. Tenho um exemplar em portugues e não sei se posso confiar na tradução...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha cara não posso falar muita coisa pois ainda não li muito sobre esse sistema de magia.
      Eu posso adiantar que geralmente os livros são editados de acordo com o que o tradutor achar melhor caso ele também tenha praticado o sistema, não sei se é o caso desse livro e apesar disso também, 99% das traduções mudam o sentido de algo.

      Se quiser estudar sério, indico a comprar livros de diferentes editoras antes de mais nada e se souber ler em outras línguas melhor ainda.

      Aqui deve ter alguma coisa sobre o sistema também:

      http://cih.org.br/cih_new/


      Excluir
  5. Oi, gostaria de saber se há vídeos mostrando a magia prática sendo executada e seus efeitos astrais......Os únicos que vi no youtube são cerimônias e ñ mostra porra nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, vamos lá...
      Ver os efeitos astrais é complicado, pelo simples fato que o efeito está atuando no astral, e como está no astral, as câmeras não vão pegar.

      Na magia cerimonial, quase tudo ocorre no plano astral, a pessoa bem treinada visualiza as energias atuando e elas trabalham lá, toda ritualística serve para o inconsciente trabalhar, embora poucas pessoas saibam disso.

      É possível causar algum efeito no plano material do tipo que apareça em um vídeo?

      Sim, mas precisa de muita energia e só uma pessoa muito capacitada faria, geralmente com um tremendo controle energético.

      Outros efeitos ocorrem também, a pessoa pode sentir calafrios, mudança de temperatura, mudança de emoções também.
      Se a pessoa tem clarividência, ela pode ver a energia também no plano astral.

      Se você quiser ver alguns vídeos interessantes mais no campo de manipulação energética (que não foge do Ocultismo), procure por vídeos de Chi Kung e algumas demonstrações de John Chang.

      Excluir
  6. Gostaria de compartilhar com vcs, eu tinha o livro de São Cipriano - Capa de Aço
    - tinha uma parte no livro que falava do sistema de Jogo de Cartas, resolvi testar e deu extremamente certo, o que caiu no jogo foi exatamente o que aconteceu.

    # Para testar a veracidade, é preciso a ver pratica, mas tem os riscos.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi como faço pra adquirir um livro desses sou apaixonada por magia

      Excluir
  7. eu e meu primo somos muito fa de bruxarias

    ResponderExcluir
  8. MINHA AVÓ É DESCENDENTE DE portugueses, e um dia revirando as coisas dela achei um baú com tranca, sem ela perceber eu peguei o bau e levei pro chaveiro abrir.
    Eu achava que iria encontrar algo de valor que eu podesse vender, mas quando o cara abriu o bau so tinha livros velhos e cadernos de anotações. Me assustei pois todos os livros erão de magia e bruxaria e os cadernos continhão oraçoes e essas baboseiras.
    Tinha livros de varios modos e modelos, tinha ums grandes e outros pequenos, uns finos e outros grossos e tal.
    Mais o que mais me chamou a atenção forão dois livros siameses com o nome de são cipriano macho e femea. Ñ entendi nada dos livros devido o conteudo ser em italiano, latin, frances e portugues pt.
    Nao gosto e nao entendo nada dessa babozeira de magia, mas queria que me dissece se estes livros tem algum valor.
    Este de são cipriano esta datado em 1685.
    E ha outros datados de 1599-1736,
    Cara se isso tiver algum valor eu vou vender sem a velha perceber, ja que ela viajou e me deixou tomando de conta da casa, por favor pesquise se estes livros tem algum valor pois eu sou meio leigo nesses assuntos.
    Espero respostas urgentes.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único modo é com fotos, manda fotos detalhadas de TUDO para tsmo2012@gmail.com ai eu posso ver e te responder melhor :)

      Abs

      Excluir
    2. amigo tudo escrito tem valor principalmente livros de magia se estiver interesse em vendas ou tirar alguma duvida estou pronto para te ajudar

      Excluir
    3. Nenhum conselho para o menino tomar vergonha na cara e não sair vendendo o que não é dele?

      Excluir
    4. Pensei o mesmo Leona... E onde fica o "tudo que me faça bem sem prejudicar a ninguém"?! Duvido muito da veracidade narrada aí em cima, mas mesmo que seja verdade, não acham que valor ainda maior teria para a avó em sua história de vida? Ainda sou do tempo em que se respeita, não só o conhecimento passado pelos antigos, mas também a pessoa que foram e que são! Mais sensato seria contar para avó o que fez e suscitar uma boa conversa. Quem sabe estes livros não ficam de herança depois, e assim sendo, de sua propriedade, aí sim, poderá fazer o que bem entender deles.

      Excluir
    5. Esse moleque é tão sem vergonha que além de ladrão confesso, é um tremendo de um ignorante que nem para pesquisar ele tem ânimo. Ele pede que vocês pesquisem e informem a ele.... Até um receptador de coisas roubadas já apareceu para comprar os livros que o moleque quer roubar preciosidades da avó... Moleques, cuidado..pois UM CRIME voce já praticou que foi ARROMBAR O BAÚ DE SUA AVÓ... PIOR, SE VC ROUBAR ALGUM LIVRO DESSES DE SUA AVÓ E VENDER....OBSERVE COMO SUA VIDA VAI MUDAR DA ÁGUA PARA O VINHO...AS PIORES COISAS VÃO COMEÇAR TE ACONTECER...E JA DEVE TER COMEÇADO A ACONTECER ALGUMAS COISAS RUINS PELA SUA VIOLAÇÃO DO BAÚ DE SUA AVÓ... VOCE JÁ ESTÁ SUPER INFELIZ POR TER DADO O SEU PRIMEIRO PASSO PARA ASSALTAR SUA AVÓ... OBSERVE TUDO O QUE VAI ACONTECER DAQUI PARA A FRENTE AGORA MOLEQUE... COM ESSAS COISAS NÃO SE BRINCA... VÁ EM FRENTE... E VAIS SE DANAR TODO...

      Excluir
    6. Não precisa esbravejar não, foi só alguém querendo aprontar alguma, esses livros nem existem.

      Excluir
  9. eu amei seu post eu achei um livro desse assunto fico lendo mais gostaria de sugesto~es de especialistas vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Olá Yuri, gostaria de saber sobre magias de troca de corpo. Se existe, como é feito e tals.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se quiser realmente ler sobre, indico o Necronomicon e o Livro Egípcio dos Mortos.

      Excluir
    2. Necronomicon é obra de HP Lovecraft, ou seja, falso. Sem mais.

      Excluir
  11. Tem algum livro que me recomende? Grata.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Gostaria de saber mais sobre o assunto tenho 32 anos mas desde criança tenho sonhos estranhos no qual eu posso voar manipular matéria e executar feitiços como si eu foce outra pessoa. Mas q mais me surpreende e que sei q estou sonhando quando sonho gostaria de uma sugestão de algum livro pra começar obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se chama Sonho Lúcido, não sei que livros falam disso, mas tem excelentes matérias pela internet sobre o assunto, inclusive com base em pesquisas acadêmicas.

      Excluir
  13. digamos que eu ache um livro de são cipriano na internet que está em latin e ler pode acontecer alguma coisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá nada, se desse algum tipo de problema, qualquer que fosse, na guerra fria os Estados Unidos iam mandar mensagens codificadas com trechos do livro de São Cipriano pra União Soviética.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkk.
      D+ Yuri.rsrsrs
      Quando eu ainda adolescente,ganhei um livro de São Cipriano de presente da minha irmã,pois sempre gostei de ogultismo,magias,enfim...
      Pratiquei algumas de Cipriano (para tornar invisivel) e outras mais...
      O livro de S.Cipriano era diferente,antigamente existia livros diferentes dos que se encontra por ai e não são grandes coisas.
      Voltando no assunto,fiz para me tornar invisivel rsrs.GENTE,DEPOIS EU FALO O QUE ME ACONTECEU.
      Hoje estou com 56 anos e a minha irmã 70 anos e nunca esquecemos tais práticas.
      Já fiz evocações com 3 pessoas no circulo mágico,mas eu sendo o evocador.É muitíssimo interessante,muitos fenomenos acontecem naquele momento,mas fora do circulo mágico que nos serve de proteção é claro.
      Bem,vou ficando por aqui.
      Gostaria de trocar alguns conhecimentos e idéias com vocês.
      Abraço a todos e não pratiques bruxarias e magias de espécie alguma por brincadeiras,pois poderá se tornar fatal para quem está praticando.
      Bye!

      Excluir
  14. Olá! Gostaria de saber o que está escrito na Chave de Salomão, aquele com um escorpião no meio. Alguém saberia me dizer o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pantáculo, é dito que é para afastar demônios.

      Excluir
  15. Existe algum em Fortaleza? Ou pelas redondezas?

    ResponderExcluir
  16. Interessante, vou procurar na biblioteca pública aqui da minha cidade para ver se encontro algum, já que algumas pessoas dizem que em algumas raras bibliotecas, você tem alguma chance de achar. Estou curioso para ler um grimório de verdade.

    ResponderExcluir
  17. Tentei encontrar um livro Chamado La poule Noire . Só encontrei ele em inglês . Alguém sabe me dizer , se existe alguma versão em português ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil traduziram como "a Franga Preta", só procurar no Google que acha

      Excluir
  18. É possivel conversar com o espírito de um familiar ou um amigo que morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não é brincadeira hein, as chances se de ferrar e ganhar um encosto de presente são altas.

      Excluir
  19. Eu gostaria de sabero que símbolo é e o que signigica esse que a banda ElvenKing mostra no álbum Secrets of the Magick Grimoire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No alfabeto dos anões da mitologia J. R. R. Tolkien, a escrita dos anões é feita com runas, algumas parecidas com as nórdicas e outras não.
      O símbolo é a fusão da runa que significa "E" com a que significa "K", de Elven King.
      A letra "E" é a runa Hagalaz e a letra "K" é uma versão da Runa Fehu só que com um só traço na lateral, em vez de 2 como é normal.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.