Cabeçalho 2

sábado, 27 de outubro de 2012

Kali

Divindades relacionadas a morte são quase sempre mal compreendidas, uma delas e um bom exemplo é Kali, do sânscrito Kālī काली, "a Negra", também chamada de Mãe Negra.
Kali é a deusa da Morte e Sexualidade, mas o que pode fazer realmente ser mal interpretada são as imagens que são relacionadas a ela, principalmente com a chegada de estrangeiros.
A força feminina também é um atributo dela, aliás existem muitos outros dependendo da região e dá época.

Ela é venerada por aqueles que esperam uma morte tranquila, como toda entidade relacionada com a morte tem a ver com renovação e o tempo também.

Kali Deusa Entidade Língua de Fora Hinduísmo

Uma das lendas mais interessantes sobre Kali é que enquanto a deusa Durga lutava contra um poderoso demônio chamado Raktabija via que cada gota de sangue que derramava dele dava origem a novos demônios, então chegou Kali (que seria uma das manifestações de Durga) que cortava as cabeças com espada e lambia o sangue para que não nascesse novos demônios, por isso nas imagens ela aparece com a língua de fora, a boca com sangue, as cabeças e a espada ou melhor dizendo cimitarra.

Dependendo da figura ela segura outras coisas como por exemplo um tridente, uma cabeça, também fica as vezes com uma saia feita de braços, outras vezes totalmente nua, em algumas imagens podemos ver que ela tem 3 olhos e cobras enroladas nos pulsos e pescoço.
Alguns objetos tem explicação bem definida: cabeças representam as letras do alfabeto sânscrito, os cabelos a ilusão, os 3 olhos a capacidade de ver o passado, presente e futuro.

A imagem de Kali em cima de Shiva tem uma lenda que diz que ele se jogou no chão como modo dela parar com a sua matança desenfreada durante uma batalha, mas possivelmente simboliza a força invencível e poderosa da morte ou da mudança. Outra lenda diz que ele já estava morto.

Existem muitas outras histórias de Kali mas nem todas são fáceis de serem encontradas na nossa língua, algumas criadas para explicar simbolismos perdidos como as duas lendas acimas podem ser.

Esses são os 4 mantras dela que encontrei:

Om Namah Kālyai Krim
Om Namah Kapālinaye
Om Hrim Shrim Krim 
Parameshvari Kalike Svaha
Om Sri Kalikaya Namah

Mas só use esses mantras se tiver um alto conhecimento sobre a cultura hindu, na época que eu encontrei esses mantras diziam que poderiam ser usados para causar grandes mudanças e morte de ego, porém estão aqui só para título de curiosidade mesmo.


Conheça também o Dicionário de Mitologia.

18 comentários :

  1. Yuri, realmente são mantras fortes.
    Kali é um dos 5 aspectos da Mãe divina, este aspecto dela nos acompanha na morte de nosso egos, é ela que os pulveriza, porem é necessário que compreendamos cada um deles.
    A divina Kali só elimina o que foi previamente compreendido.
    Bom post!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive uma experiência onírica com Kali. Sonhei que estava próximo a uma vila no meio da noite, essa vila estava coberta por uma camada de trevas muito densa. Havia um velho comigo, ele usava um recipiente de cobre e fazia um ritual, então surgia uma mulher azul de cabelos longos, igual Kali, com a diferença de que não tinha várias mãos. Ela abria a a boca de uma forma sobrehumana e colocava a língua enorme para fora e então começava a sugar o ar. Toda as sombras que cobriam a vila foram engolidas por ela, que no final lambeu os lábios.

    Kali é uma divindade fascinante, como várias outras associadas à transformação, não devemos temer seus efeitos e sim aceitá-los como parte do processo evolutivo do universo. Em todo o caso, os mantras, e até mantras de outros deuses também, devem ser usados apenas por quem sabe exatamente o que está fazendo e pronunciando. Não devemos evocar o que não conhecemos, mas vale a pena conhecer Kali e a fabulosa cultura védica. É uma fonte inestimável de conhecimento que só tem a enriquecer qualquer ocultista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado mesmo Ian!!!
      Esse relato adicionou muito ao texto!
      Abraços!

      Excluir
    2. Kali é o poder do amor que atua dentro de nós, nos impulsionando,cada vez mais alto no que tange a pratica espiritual, e ela sim elimina o ego não no tronco, mas na raiz que é a ignorância espiritual, mas não de conhecimentos, e sim do Ser,do Atman, ela confere o Atmanvichara, aquilo que realmente importa!
      Sivoham!

      Excluir
    3. O mantra é uma composição de palavras de natureza exclusivamente espiritual, sem nenhuma conotação secular. Essas palavras possuem a potência intrínseca de atuar diretamente na consciência da pessoa. Devido à sua natureza puramente espiritual, o mantra tem o poder de elevar a consciência da pessoa, do nível material ao espiritual. Na consciência espiritual, a consciência individual conecta-se com a Transcendência.
      SHIVOHAM!

      Excluir
    4. Se vocês perceberem bem o circulo do símbolo dela e bem parcecido com um acelerador de partículas.. e por que não pode ser novas eras de conhecimento ?

      Excluir
  3. Muito obrigado por ver respostas tao claras pois o problema q enfrento tem haver c uma maldicao de kali e precisava dos mantras p evoca la p queima de seis vidas passadas. Farei num ritual a kalima

    ResponderExcluir
  4. muito enriquecedor,adorei obrigada, farei mas mantras dessa deusa.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. O dele eu não sei, mas o seu tem! Doe Sangue!

      Excluir
    2. ahushaushaush, doe ou os mosquito vão roubar tudo kkkk

      Excluir
    3. Não jogueis suas pérolas aos porcos para que não voltem e vos despedacem...

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.