Cabeçalho 2

sábado, 6 de outubro de 2012

Matrix: Reloaded

Essa é continuação do estudo da Trilogia Matrix, agora sobre o segundo filme, se você ainda não leu pode ler sobre o primeiro filme aqui.

Já no início do filme vemos uma coisa bem interessante, um fractal. Eu sei que a imagem está meio ruim mas é que vocês não fazem ideia de como é complicado pegar uma imagem em movimento de filme.
Basicamente um Fractal é um objeto da qual uma parte dividida dele ainda continua semelhante, se você não entendeu bem, procure uma imagem de uma folha de samambaia que você pode entender melhor.

Fractal


Nesse segundo filme da série algumas coisas mudaram e principalmente com Neo e Smith.

Dessa vez Neo muda de roupa, é mais confiante em relação dos seus poderes e parece um pouco distante de todos, menos de Trinity, podemos ver que nem mesmo com Morpheus ele dialoga muito, apenas um pouco no final do filme. Um outro detalhe interessante é que durante todo o filme Neo não usa mais armas de fogo.

Niobe: Niobe é o nome de uma personagem da mitologia grega que teve seus 14 filhos mortos pelos deuses após dizer que era melhor que a deusa Latona, depois foi transformada em rocha por Zeus.
Ela é capitã da nave Logos, que em Grego quer dizer Palavra, um termo que na bíblia representa o poder de Deus, o termo também é chamado de "O Verbo".

Ainda no começo se fala da nave "Osíris", esse é o nome do deus egípcio marido de Ísis e pai de Hórus que foi morto quando foi enganado pelo próprio irmão.
Os tripulantes da nave Osíris se sacrificaram para avisar sobre o ataque das máquinas contra Zion, esses detalhes são contados no filme Animatrix.

Quando Neo chega em Zion é recebido por um rapaz, a história dele também é contada em Animatrix, mas resumindo ele é retirado da Matrix e é ajudado por Neo, de certa forma Neo também se torna um iniciador como Morpheus.

Neo diz para ele "Você me achou, eu não achei você." e depois "Você se salvou".

Depois várias pessoas chegam com presentes para Neo, um homem fica balançando um defumador, um utensilio muito utilizados em diversos rituais em muitas religiões, inclusive no cristianismo.
Uma senhora diz para Neo que seu filho esta a bordo da Gnosis e pede para cuidar dele, Gnosis é uma palavra grega para Conhecimento, também é o nome de uma linha de pensamento. Uma boa parte das pessoas do grupo aparecem com roupas indianas, um pouco diferente dos outros habitantes de Zion.

Quando Neo entra para a Matrix para ir visitar o Oráculo, ele passa por um feira, lá nos vemos imagens de Jesus, Buda e Shiva.

Ao entrar em uma sala ele conhece Seraph, ele é um programa de segurança do Oráculo e como um anjo da guarda, Seraph em inglês quer dizer Serafim, um anjo, Serafim em hebraico quer dizer queimar/incendiar, pode ser por isso que quando Neo o vê em forma de código parece que ele está queimando ou pode ser a "aura" dele enquanto medita.

Seraph

Quando Neo prova para Seraph que é ele mesmo, e entra para falar com o Oráculo, ela está sentada em um banco alimentando pássaros, mas ao invés de ser pombos como normalmente ela está alimentando corvos, popularmente corvos são sinais de maus agouros.

Quando ela diz que a senda do escolhido é retornar a fonte, em uma simples frase ela fala de um assunto muito complicado, no nosso caso a fonte seria o que para alguns é Deus ou energia criadora da qual nos viemos e vamos retornar.
Um pouco antes da conversa acabar podemos ver escrito na parece escrito "One" (Essa palavra foi comentada no 1º artigo).
Depois ela diz: "Parece que toda vez que nos encontramos eu dou notícias más, sinto muito.", essa frase reforça a questão dos corvos e dos maus agouros ainda mais com a chegada do Smith.

Smith esta mudado, nesse filme ele aparece mais como um oposto de Neo com habilidades diferentes, e como o próprio Smith diz eles tem uma conexão.
Se formos ver coisas semelhantes aconteceram com eles, um matou o outro e ambos "voltaram".

Smith

Durante a luta podemos ver em um dos muros escrito "oneone".

Merovingian é um outro programa e tem o nome de uma dinastia francesa, pode ser que ele tenha alguma relação com essa dinastia já que é um programa antigo.
Sua esposa Perséfone tem o nome da deusa grega filha de Zeus e Ceres que foi sequestrada por Ades para ficar com ele em seu reino, sua história tem relação com o ciclo das colheitas.

O Chaveiro: Keymaker no original pode abrir atalhos pela Matrix, a chave é um simbolo e representa o "acesso" não só de locais como também de informação, a mesmo interpretação pode ser feita pelas portas.

O Arquiteto: O criador de Matrix é lógico e perfeccionista assim como as máquinas, também tem um pouco do principio masculino, não segue a intuição mas apenas lógica, por causa disso as duas primeiras Matrix foram um fracasso, só depois com a chegada e atuação do Oráculo que a criação da Matrix teve sucesso, pois ela interpretava as coisas de uma forma que ele não conseguia, com emoção.


Em breve vou colocar aqui um estudo do terceiro e último filme.

6 comentários :

  1. Suas análises críticas sobre tais filmes são muito boas!

    ResponderExcluir
  2. Demais! Matrix é o caminho para a iluminação!

    ResponderExcluir
  3. excelente =)

    no aguardo da análise do terceiro texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Logo vou ver o filme de novo e ver e consigo montar! O 3 é bem complexo.

      Abs

      Excluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.