Cabeçalho 2

sexta-feira, 13 de julho de 2012

The Matrix

O ano de 1999 foi um ano de passagem para o que o pessoal chama de "Nova Era" ou novo milênio, vieram alguns filmes que falam nas entrelinhas de espiritualidade, o filme O Quinto Elemento por exemplo é um filme da mesma época.
Mas The Matrix estrelado por Keanu Reeves foi um dos que mais marcou e se imortalizou, aliás é incrível como Keanu fez filmes relevantes: Advogado do Diabo, Trilogia Matrix, Constantine e outros.
O filme The Matrix foi dirigido e escrito pelos irmãos Irmãos Wachowski, existem muitas pistas que apontam que o filme pode ter sido uma cópia de várias ideias.

Sei que a internet esta abundante de textos sobre a simbologia do filme Matrix e por causa disso eu evitei falar do filme, mas como Matrix faz análises psicológicas e sociológicas durante o filme e que podem ser aplicadas tanto na visão espiritual como na visão social do mundo, isso faz que seja possível o filme ser interpretado de maneiras diferentes, logo um cristão pode entender a história de modo diferente da forma que um ateu vai entender, o mesmo para budistas, espíritas e etc.


The Matrix

A Matrix representa o que no nosso mundo nada mais seria que o Véu de Maya, a Ilusão, local onde pessoas vivem sem saber como as coisas são na realidade, destinados a seguir a rotina de nascer, crescer, trabalhar ter filhos, envelhecer e morrer.

Hoje vou mostrar algumas coisas relevantes do filme que é tanto falado.

Vamos aos nomes:

Um detalhe interessante é que os nomes que os personagens não são seus nomes reais, assim como Ocultistas tem "codinomes", no caso cada um tem seu nome que usava como Hacker.

Neo: um jogo de palavras com a palavra One, o número 1 em inglês, no filme ele tem o papel de "O escolhido", no filme legendado ou dublado ele é chamado de "O escolhido" ou algo parecido, mas no inglês ele é chamado de "The One", vocês vão ver que ele vai ser comparado com Jesus, mas não da forma de um Anticristo, mas sim da forma de um novo libertador e messias. Em grego Neo quer dizer novo.

Morpheus: Esse é o nome do deus grego do sonho, nesse caso ele atua no "despertar" do Neo.
Sentir que o mundo não é só que parece ser, que existe algo atrás de tudo e que existe muita coisa ainda a ser aprendida e compreendida, que o mundo ainda tem muitas coisas ocultas é um sentimento muito comum nas pessoas antes de procurar a espiritualidade e Morpheus é o evento que causa o despertar.

Morpheus

Trinity: A palavra Trinity no inglês significa trindade, a trindade geralmente remete ao cristianismo, porém também existem outras trindades, como a da deusa Hécate, a deusa tríplice.

Cypher: Cypher pode lembrar várias personagens bíblicos, o modo de falar Lúcifer em inglês lembra um pouco seu nome, ele também lembra Judas, ao trair "O escolhido", representa a pessoa que foi iniciada ou teve acesso a segredos, porém ainda não tinha capacidade de suportá-los.
Cypher sentia falta de coisas materiais e até de comida e estava arrependido de ter conhecido a Matrix, materialismo é uma das indicações de baixa espiritualidade.


Cypher

Agora vamos analisar algumas cenas:

Quando Neo esta em sua casa procurando pistas sobre Morpheus vários sites vão passando rapidamente, um deles mostra uma página escrito An-Nahar, esse é o nome de um jornal árabe que existe de verdade, a tradução do nome seria algo como "o Dia".

Depois disso, Neo vai atender seu "cliente", depois que ele dá o CD com os dados hackeados, o rapaz diz algo como "Hallejuah, o homem. Você é meu salvador, cara. Meu próprio Jesus Cristo."
Muitas vezes Neo vai ser comparado a Jesus e assim como Jesus, Neo morreu e ressuscita.

O valor que Choi paga para Neo é 2000, referência ao novo milênio.

O nome do rapaz é Choi e o da linda moça com a tatuagem do coelho branco é Dujour, juntando o nome dos dois lembra a palavra em francês choix du jour, algo como "Escolha do Dia".

Siga o Coelho: A dica de "Seguir o coelho" é devido ao livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, Alice entra naquele mundo após seguir o coelho.

Siga o Coelho Branco


Choi também fala da Mescalina, é um alucinógeno natural tirado do Peiote, um Cacto.
Em 1898 é lançado um livro chamado Mescal: A New Artificial Paradise, a mescalina também ficou conhecida devido aos livros de Carlos CastanedaAldous Huxley também falou da mescalina em seu livro As Portas da Percepção.

As cores das pílulas, vermelho e azul são cores usadas em óculos 3D, depois Morpheus diz:
"Imagino que agora você está se sentindo um pouco como a Alice. Caindo no buraco do coelho!"


Alice e a Matrix

Esta é outra referência ao conto Alice no País das Maravilhas, Alice em determinado momento escolhe se toma um líquido Vermelho ou um Azul.


As Pílulas

Quando Neo está tocando o espelho, possivelmente tem relação com a sequência de "Alice no País das Maravilhas", o livro  "Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá".

Quando Neo toca no espelho líquido ele pergunta o que aquilo significa e Cypher diz:
"Significa: Aperte o cinto Dorothy, porque Kansas vai sumir do mapa.", uma referência óbvia ao clássico "O Mágico de Oz", que é um tanto semelhante ao "Alice no País das Maravilhas", a história da menina comum, que vai em uma jornada para um lugar fantástico, encontra criaturas mágicas e depois acorda.

Quando Neo esta no programa de treino e luta contra Morpheus podemos ver que o kimono de Neo é branco com uma pequena parte preta e o de Morpheus é preto com uma parte branca, quem sabe representando o Yin-Yang.
Yin-Yang

Zion a última cidade que existe no mundo real em inglês quer dizer Sião, era uma fortaleza judaica que foi tomada pelo rei Davi, Sião seria a única cidade que se poderia viver após o Armagedom.

Oráculo: Nas histórias, o Oráculo tem uma função quase sempre decisiva no caminho dos heróis ele diz o que ele deve fazer para resolver alguma coisa, em Matrix não é muito diferente.
Uma parte interessante é quando o Oraculo diz "você não é o escolhido", na realidade Neo era sim o escolhido, mas queria dizer que não era o escolhido até agora ou seja ainda não estava preparado.

No final quando Neo descobre e aceita que ele é realmente o escolhido, ele vê tudo como forma de códigos, ou seja como tudo realmente é, a partir desse ponto ele já está liberto das ilusões da Matrix, ele viu como ela realmente é, o véu de maya foi retirado e a partir desse ponto ele se torna um ser quase que ilimitado.

Enxergando a Matrix


Espero que tenham apreciado, aos poucos vou acrescentando mais coisas para a página!
Para quem se interessou também indico que assista o filme Animatrix e leia o Livro Matrix: Bem-Vindo ao Deserto Real.

Para ver a continuação clique aqui.

3 comentários :

  1. Demorou muito tempo para eu descobrir.... mas esses códigos verdes de Matrix são letras japonesas! kkkkk Depois de mais de 5 anos que eu assisti o filme que eu fui prestar atenção!
    Parabéns pelo post extremamente informativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmmm
      Eu tava tentando descobrir de que língua eram os caracteres.
      Obrigado!

      Excluir
  2. OS PRODUTORES TRANSMITEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO REAL DE IMAGENS E SIMBOLOS E CODIGOS.PRA QUEM NÃO O CONHECIMENTO NÃO PASSA DE UM FILME QUALQUER E QUE NÃO TEM NENHUM SIGNIFICADO ISTO É MUITO COMPLICADO.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.