Cabeçalho 2

sábado, 22 de setembro de 2012

Kami

Amaterasu
Os Kami 神 (em japonês) algumas vezes traduzido como espírito são seres divinos e objetos centrais do Xintoísmo, a palavra Kami abrange um enorme grupo de criaturas e divindades sagradas que de algum aspecto tem algum poder ou são diferentes dos humanos.

Existe muita discussão sobre quais entidades podem ser denominadas Kami, estão dentro desse conjunto entidades/seres que habitam objetos geralmente sagrados e locais, também incluem forças da natureza e fenômenos naturais como chuva por exemplo, pessoas desencarnadas de grande importância como heróis, antepassados de família quando muito cultuados também podem ser considerados Kami.
Temos Kami das montanhas, da colheita, árvores, rios, sol, lua, mar, nascimento, doenças, pragas, trovão e etc, e alguns importantes tem até sua própria história como Amaterasu, Kami do Sol.

Boa parte deles possuem nomes próprios e outros são grupos que recebem nomes, alguns são personificados e outros não.

Os Kami possuem santuários e atendem orações podendo ajudar os humanos podendo causar mudanças físicas, geralmente as pessoas tem em suas casas pequenos altares onde colocam oferendas como saquê, arroz e sal, certam aldeias também tem seu próprio Kami e santuário. Além disso existem alguns rituais que são ofertados para eles.

Existe uma divisão entre os Kami da Natureza e da Cultura.

Os da natureza são os relacionados locais naturais, animais e fenômenos da natureza.
Os da cultura são de certos locais como cidades, aldeias, famílias. Também os voltados a funções humanas como fertilidade, doença, morte e etc.

Vários animes exploram o xintoísmo e os Kami mesmo que não seja de uma forma explícita para nós ocidentais, como por exemplo Naruto e Dragon Ball.

A título de curiosidade existe um jogo chamado Ōkami onde se joga com um lobo branco que seria Amaterasu.


Conheça também o Dicionário de Mitologia.

Um comentário :

  1. O conceito dos Kami é muito profundo, bonito e interessante.
    E só o fato de ter toda essa reverência com a natureza e suas diversas manifestações , faz do Xintoísmo uma bela Religião Ancestral.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.