Cabeçalho 2

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fênix

Fawkes, Fênix de DumbledoreA Fênix é um ser mitológico que chama a atenção por ser conhecida em várias culturas entre eles os árabes, persas, gregos, romanos, egípcios, indianos, fenícios e chineses.
Obviamente nem sempre com o mesmo nome, porém como a a mesma descrição.

A Fênix é descrita como uma ave semelhante a uma águia ou garça, tem patas douradas e plumas vermelhas, é rara e muito raramente foi descrita como mais de uma.

Uma das coisas que mais chama atenção nas suas lendas é a idade dela que ela poderia chegar, alguns dizem de 500 a 1000 anos quando outros dizem cerca de 97.200 anos.

A Fênix vem a simbolizar muitas coisas, a ressurreição cristã, renascimento, ciclos da vida e da morte na natureza, imortalidade, renovação da morte do velho para nascer o novo e a imortalidade.

Tatuagem de FênixTambém no campo místico representa o processo alquímico de Calcinação ou Calcionatio da qual a matéria chega a um ponto de putrefação/podridão que não parece mais ser útil, então essa matéria é queimada produzindo uma nova matéria e em algumas imagens a Fênix simboliza a Pedra Filosofal.

Quando chegava ao final de sua vida, a Fênix fazia um ninho da qual juntava plantas e madeiras aromáticas, o ninho se incendiava e ela era consumida junto com o fogo, das suas cinzas nasciam uma nova ave, segundo lendas egípcias a nova ave fazia um ovo de mirra e colocava dentro os restos da antiga Fênix, quando crescia levava esse ovo para a cidade de Heliópolis, uma extinta cidade que adorava o deus sol Rá, lá ela jogava o ovo de mirra em uma pira que existia em homenagem ao deus.

A Fênix diferente de outras aves, apenas se alimentária de plantas e raízes odoríferas e incenso, lembrando que o incenso não é apenas as varetinhas fedidas, mas também por exemplo seiva de árvores que quando queimadas liberam odores, incenso no latim é Incendere.

Com a chegada do cristianismo, a fênix foi incorporada na religião, mas apenas como símbolo, representando Jesus que morreu mas depois retornou, ainda hoje a imagem da Fênix é encontrada em algumas catedrais.

A Fênix também tem relação com o renascimento psicológico do novo Eu, ou morte psicológica, onde o velho Eu morre para dar lugar a um novo eu mais forte e sábio.

Ikki de Fênix
Ah é claro, você deve ter lembrado do "foderoso" Ikki de Fênix. Existe uma constelação da fênix chamada de Phoenix
Só por curiosidade a armadura de fênix é a única que pode se regenerar do pó e toda vez que Ikki morre ele voltava mais forte.








Conheça também o Dicionário de Mitologia.

3 comentários :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.