Cabeçalho 2

terça-feira, 10 de abril de 2012

Fullmetal Alchemist: Brotherhood

"Alquimia é a ciência do conhecimento, decomposição e recomposição da matéria...
Entretanto, de forma alguma significa onipotência.
Não é possível produzir algo partindo do nada.
A natureza da alquimia é tal que, se alguém quiser obter algo ele precisa pagar um preço equivalente.
Este é o fundamento da alquimia, chamado de Troca Equivalente."


Fullmetal Alchemist no japonês (鋼の錬金術師 Hagane no Renkinjutsushi) é um anime baseado em um mangá, tanto o mangá quanto o anime fizeram muito sucesso pelo mundo, a história tem como tema central a alquimia, porém em um universo onde ela ocorre como uma ciência muito avançada.

A história gira em torno dos irmãos e alquimistas Alphonse e Edward Elric que tentam trazer sua falecida mãe de volta por meio da alquimia, porém algo da errado e Edward perde uma parte de sua perna e Alphonse seu corpo inteiro.
Para trazer seu irmão de volta Edward sacrifica seu braço, mas apenas consegue prender a alma de seu irmão em uma armadura usando um selo feito com seu sangue.
Após isso eles decidem buscar meios de desfazer o ocorrido e conseguir terem seus corpos de volta.

Devido a ver muita gente perguntando o que tem sobre ocultismo em Fullmetal Alchemist eu pensei várias vezes em escrever sobre o anime, mas existia muita pouca coisa para se falar, porém quando vi a série Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que parece seguir mais o mangá encontrei muita coisa interessante e achei produtivo fazer um texto aqui.


Árvore da Vida Cabalística: Quando a tentativa de ressuscitar a mãe dos irmãos Elric da errado, Ed é transportado para uma dimensão, lá existe uma portão enorme com algumas inscrições, o portão é conhecido como A Porta, Portão da Alquimia ou Portão da Verdade.
Essa inscrição é o desenho da Árvore da Vida, mais especificamente o desenho do ocultista Robert Fludd.
A árvore da vida também aparece na abertura do anime mas parece que em madeira.
Essa imagem ou símbolo é um dos principais assuntos estudados no ocultismo e um dos mais misteriosos.
Cada círculo é conhecido como Sephiroth, porém esse é um assunto complexo e vou falar com mais detalhes dessa imagem em outro texto.

Árvore da Vida de Robert Fludd do Portão

Muitos capítulos a frente vemos que o desenho da Porta muda de acordo com o alquimista que o atravessa, a de Alphonse é um desenho de George Ripley chamado "The Marrow of Alchemy".

The Marrow of Alchemy

O portão do Roy Mustang tem a imagem da qual também é tatuada nas costas de Riza, que é explicada mais abaixo.
Fórmula da Pedra Filosofal


Verdade: Esse é o nome dado a criatura branca que guarda o portão, ele se apresenta como a silhueta do alquimista que fez a transmutação humana.
Segundo a criadora a "Verdade" seria uma parte do alquimista, mas no anime a "Verdade" seria o Tudo, no final a verdade se apresenta para o Homúnculo.
"Eu sou o que você chama de Mundo, ou então Deus, ou então Tudo, ou então o Único, Eu também, e sou Você".

Verdade



O mapa da cidade de Amestris lembra Malkuth a Sephiroth mais baixa da árvore.


Mapa do Universo de Fullmetal

Os Círculos de Transmutação: No ocultismo os círculos geralmente são usados em rituais com o objetivo de proteção onde o magista fica dentro.
Em conjunto do círculo são usados símbolos e palavras para aumentar a capacidade dele, obviamente isso muda de sistema para sistema e nem sempre é usado para proteção.
Nesse anime os círculos são usados para fazer as transmutações, palavra que quer dizer transformar um elemento em outro.
Cada alquimista parece usar um círculo de transmutação diferente e aparentemente cada um tem desenhos relacionados como se fosse uma "programação".

Círculo de Transmutação de Roy Mustang: Abaixo o círculo de Roy Mustang, o Alquimista das Chamas.
Em cima temos o desenho de uma chama, no meio um triângulo com a ponta para cima que nada mais é que o símbolo alquímico do fogo e embaixo um bichinho que é um lagarto conhecido como Salamandra.
Também temos 2 triângulos virados para cima cortados que representam o Ar, comburente.
E 2 triângulos virados para baixo que representam a Terra, combustível
Quando os antigos usavam madeira e colocavam fogo, os pequenos lagartos que viviam dentro dela saiam por causa do calor e dava a impressão que elas estavam saindo do fogo, a partir disso se pensou que eles nasciam do fogo.
Esse também é o nome dado para os elementais do fogo.


Círculos de Transmutação de Roy Mustang

Tatuagem da Riza Hawkeye: A tatuagem nada mais é que o estudo do seu pai que era alquimista e treinou Roy Mustang, o desenho nas costas de Risa é uma mistura com um desenho iniciático antigo da criação da pedra filosofal em junção com o círculo de Roy Mustang.
Também representa a árvore da vida, a coroa nada mais é que o símbolo de Kether, embaixo Malkut, as duas serpentes são a Kundalini.


Tatoo da Riza Hawkeye e a Pedra Filosofal

Círculos de Transmutação de Kimbley:


Outro círculo de transmutação interessante é o de Kimbley, na mão direita um circumponto que simboliza o sol e na esquerda a lua.
Além de Sol representa o Ouro e a Lua representa Prata.

Então Temos:
Mão Direita ᐁ: Sol, Ouro e Triângulo para baixo que representa Água.
Mão Esquerda ☽ ᐃ: Lua, Prata e Triângulo para cima que representa Fogo.

Kimbley tem o poder de causar explosões, o que gera isso é contato das mãos que tem símbolos opostos em cada uma delas, isso faz ele poder causar instabilidade na energia e explosões no que quiser.

Círculo de Transmutação de Alphonse: O círculo de transmutação de Alphonse é composto por 2 círculos e 4 triângulos.
Os triângulos cortados e virados para baixo representam a terra, isso porque as transmutações de Al são feitas em elementos sólidos.
O corte feito pelo círculo interno não é levado em conta simplesmente por ser cortado pelo círculo mesmo.


Círculo de Transmutação de Alphonse

Círculo de Alex Armstrong: Os círculos de Alex Armstrong são desenhados em duas manoplas de metal, dando socos ele já transmuta as coisas e dá outras formas a elas.



O círculo dele é a fusão de duas imagens, o que está escrito no centro é de uma imagem de Pedro de Abano (1250-1315) , que foi médico, astrólogo e filósofo.
Infelizmente eu não entendo hebraico e para piorar foi feito a mão, muita gente lia de ponta cabeça o que dava impressão de ter algo escrito com letras latinas, mas está errado, o símbolo muda um pouco no decorrer dos episódios.

O círculo é encontrado no Grimorium Secreto de Turiel, um livro de magia planetária, é o símbolo de Mercúrio, usado para evocar espíritos desse dia.

Ainda existem 3 símbolos no círculo de Armstrong, o de baixo é o símbolo de Mercúrio, o da direita Vênus e do da esquerda não identifiquei ainda, possivelmente alguma variação de algum símbolo planetário.

As Receitas de Tim Marcoh: Tim Marcoh conhecido como Alquimista de Cristal era um dos principais pesquisadores da Pedra Filosofal, quando os irmão Elric vão ver suas pesquisas encontram várias anotações como Receitas Culinárias.


Mas na realidade eram livros de alquimia mas estavam codificados, Edward explica o motivo dizendo:

"Alquimia é algo perigoso que pode ser usado para fazer mal. Para impedir que isso aconteça, os documentos são codificados.

Não importa como uma pessoa normal tente, só vai entender esse livro como um livro de culinária.
Este é o código da alquimia."Muitos livros desse tipo de tema são escritos de forma que pessoas que não conheçam sobre o assunto não entendam nada e pensem que apenas coisas sem nexo estão escritas, não só para que pessoas que não entendem não façam coisas erradas como também uma prática comum em épocas como da inquisição.
Infelizmente devido a isso muitos livros foram desprezados e simplesmente se perderam com o tempo.


Homúnculos: Homúnculo, no Latim homunculus, que quer dizer "homenzinho".
Na alquimia antiga assim como FMA, o homúnculo seria um ser humano artificial porém bem pequeno e criado pelas mais estranhas receitas como aquecer sêmen humano no esterco de cavalo por 40 dias.
Mas tais receitas são apenas alegorias ou simbolismos alquímicos, já que grandes nomes como Paracelso estavam envolvidos e não levariam a sério uma fantasia desse tipo.
Na série os Homúnculos aparecem várias vezes, ao todo 7 cada um representando um pecado capital: Luxúria, Gula, Inveja, Ira, Ganância, Preguiça e Orgulho.
Então entre aspas os alquimistas tem que "lutar" contra eles, sacou?

Posteriormente na série conhecemos o primeiro homúnculo que estava dentro de uma garrafa/frasco como aparecem os homúnculos nas imagens da idade média.


Homúnculo na Garrafa


Símbolo dos Homúnculos: O símbolo dos homúnculos é chamado de: ouroboros, ouroboro ou oroboro.

Símbolo dos Homúnculos Ouroboros

É uma serpente ou dragão mordendo a própria calda, representa ciclos, a eternidade o universo e por ai vai.
Aparece marcado ou tatuado em cada um dos homúnculos, possivelmente por causa que eles são imortais e isso tem um pouco de relação com o símbolo. 

Serpente Alquímica: O símbolo que é usado atrás da capa de Ed , no ombro da armadura de Al e também é visto tatuado na sua sensei é uma versão do símbolo conhecido como Serpente Alquímica ou Cobra Alquímica de Nicolas Flamel, segundo a lenda esse desenho não foi criado por Flamel, e sim foi visto em um desenho de um livro que ele adquiriu chamado "Abraão, o Judeu".

É uma imagem que remete a um caminho na árvore da vida cabalística, o que confirma isso é o livro ser de "Abraão, o Judeu",  a Kabbalah é de origem judaica.
Serpente AlquimicaSerpente Alquimica

Flamel foi um grande estudioso da alquimia e existem diversas lendas em cima dele com simbologias alquímicas.
Segundo a história, ele supostamente descobriu a pedra filosofal e dizia que ela tinha a cor vermelha, segundo muitos a alquimia no sentido de transformar metais em ouro seria uma alegoria em relação a evolução espiritual do homem, cada estagio da evolução seria representado por um metal, do chumbo até o ouro.
A figura acima é a cobra alquímica do livro "Abraão o Judeu".

Capa do Edward Elric: Por toda série Edward usa uma capa, essa roupa se assemelha muito a roupa ritualística usada em operações mágicas, se prestarmos atenção podemos ver que também tem um capuz que é muito comum nas vestes ritualísticas e é uma roupa muito utilizada por magistas.
A cor vermelha na alquimia se refere ao Rubedo, operação final da alquimia onde se produz a famosa Pedra Filosofal.
Capa do Edward Elric

Quimeras: As quimeras também não são particulares de FMA, é o nome dado a criaturas mitológicas gregas que seriam híbridos de diferentes criaturas, vistos como monstros.
Também temos que levar sempre em conta que na alquimia cada símbolo ou desenho tem um significado oculto, muitos animais significam algo na alquimia as quimeras são junções desses significados.

Quimera


Waidanshu no chinês 外丹術 é o nome da alquimia chinesa, o conceito é apresentando por Lin Yao que veio da cidade de Ching que seria o lado oriental para buscar de uma forma de se tornar imortal, a imortalidade também é uma lenda existente na alquimia chinesa.
Como dito na série a alquimia chinesa era mais voltada para curas.


Waidanshu

Lan Fan e Fu: Os dois são os guardas-costas de Lin Yao, o que mais chama a atenção dos dois são as máscaras que usam, a de Lan Fan com a parte escura Yin e seu avô Fu com a parte branca, juntas formam o Yin-yang ☯.
Lan Fan tem lado Yin, o feminino e Fu o lado Yang, masculino.


FuLan Fan
Nomes:

Alphonse:
Este é nome do mais novo dos irmãos Elric, também é o nome do famoso ocultista Alphonse Louis Constant que usava o pseudônimo de Eliphas Lévi.
Seu apelido é "Al", primeiras letras da palavra Alquimia.

Edward:
O nome do irmão mais velho, Edward é o nome real de Edward Alexander Crowley, mais conhecido como Aleister Crowley.
Aleister Crowley dizia ser a encarnação de Eliphas Lévi que morreu em 1875, ano que Aleister Crowley nasceu.

Van Hohenheim: É o pai dos irmãos Elric e foi embora quando os dois eram crianças.
Ele é um poderoso alquimista com centenas de anos e é uma das peças centrais da história da série.
Seu nome é parte do nome real de Paracelso, famoso alquimista, médico, astrólogo e físico.

O nome de completo de Paracelso era: Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, no passado ele era um escravo chamado de "Número 23", porém o primeiro homúnculo sugere que ele tenha um nome e fala Theophrastus Bombastus, porém decide chama-lo de Van Hohenheim por ser um nome mais curto.

Por hora isso é tudo pessoal, essa postagem deu muito mais trabalho do que eu pensei e existem muitos detalhes ainda, voltem mais vezes aqui que vou atualizar o texto, eu preferia colocar aqui tudo pronto mas o blog ia ficar abandonado então por hora é isso ai!

118 comentários :

  1. Comecei a assistir FMA a pouco tempo , valeu por postar essas informaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vim aqui por causa do Bruno Borges, o Full Acre Alchemist.

      Excluir
    2. http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2017/04/caso-bruno-borges-alquimista-acre.html

      Excluir
    3. Bom dia amigos? O caso do estudante Bruno borges é meio estranho,..., por isso tentei achar a origem daquele símbolo de transmutação e não encontrei. Por favor se alguém conhecer a verdadeira origem sdeste símbolo que aparece debaixo da estatua de Giodano Bruno, poderia comentar...agradeço desde já...congratulações...

      Excluir
    4. A origem é do anime mesmo, muita gente diz que é de grimório e tal, mas quando são desafiadas a mostrar o fotos do tal grimório, ninguém dá respostas.

      Excluir
    5. Obrigado amigo Yure...eu estava intrigado com esse simbolo, valeu mesmo e a propósito queria dizer que adoro esse site e vez ou outra eu estou sempre visitando-lhe. Continue assim amigo e valeu...congratulações...

      Excluir
  2. uma duvida eu presisso saber! o circulo e as equaçoes, podem ser usadas apelas colocando a mao sobre ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, aquilo é apenas um desenho, nem de longe dá pra fazer algo parecido.
      A proposta é apenas mostrar que alguns símbolos dos círculos de transmutação tem significados antigos, apenas isso.

      Excluir
    2. Claramente não, mas vi algo que a explicação no anime é que os circulos são ativados pela energia estática. parece interessante.

      Excluir
    3. A fonte de energia da alquimia ocidental é a diastrófica de movimentos tectônicos, diferente da alquimia ocidental, que tira a energia da própria terra

      Excluir
    4. Tá sabendo legal (Y), Corrigindo....
      Acho que vocês não prestaram muita atenção assistindo ao desenho, pois a a alquimia de Amestris(ocidental) utiliza a energia das pessoas que morrem do outro lado " Da Porta" (Alemanha antiga), e a ORIENTAL é proveniente do fluxo de lava sob a crosta terrestre.....
      NADA A VÊ COM O MOVIMENTO DA PQTP........

      Excluir
    5. só tenho a dizer que é você que esta assistindo a temporada errada, a historia original é apresentada na temporada brotherhood e não na primeira que foi lançada

      Excluir
    6. PESSOAS QUE ASSISTEM A TV VERSION Q ACABA COM ED NO TREM IASDOIASIASDJIOASJASODKASOPKDOPASKDOAKSDOKASODPAKSOFJASOJDOAJF

      Excluir
  3. ei caras alquimia vem do termo Al-Khimia que significa quimica de deus entao isso é possivel pois atomos tao pequenos formam uma grande massa e energia de explosao entao isso pode ser feito com matéria bruta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cobra e a yormugandr da mitologia nordiaca ela come sua propria cauda e cresce isso representa o ciclo da alquimia

      Excluir
  4. gostaria de saber oq significa a serpente alquimica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não consegui descobrir exatamente o significado do símbolo, mas assim que conseguir atualizo aqui.
      Obrigado pelo seu comentário!

      Excluir
    2. é pra já,eu estudo alquimia desdo inicio do ano,é uma coisa muito interessante que ajuda a ter uma enorme evolução mental e espiritual,os significados da serpente alquimica ou a cruz de flamel são
      A serpente representa um metal ou um mineral frio e venenoso
      a cruz-a morte,putrefação dos compostos
      asas:força de transcendencia,pode simbolizar a alma ou o elemento ar
      a coroa_conclusão prospera de uma operação alquimica,ou as qualidades mais nobres e superiores do ser humano.
      Espero ter ajudado

      Excluir
    3. A cruz simboliza o corpo físico, a serpente é a alma. A serpente sobe pela cruz, mostrando que a evolução se dá na matéria, o conjunto da obra é necessário.

      Excluir
    4. Da onde eu entendo, a serpente muitas vezes é uma representação do ego (a totalidade dos 7 pecados capitais, ou defeitos psicológicos, criados pelo próprio criador para haver a possibilidade de enxergar quem ele é através da descoberta do que ele não é, é a ideia do Yin e Yang também, você não sabe o que é preto a não ser em contraste com o branco e vice versa, tambem é uma das ideias da psicologia gestalt). De qualquer jeito, a serpente crucificada (ou seja, sacrificada) demonstra a transcendencia do ego, é ir alem da sua imagem de "eu pessoal", pois como O Verdade diz, "eu sou o mundo, e eu sou você", ou seja, nós também somos eles, portanto, somos deus fingindo ser apenas um humano. Transcender o ego é perceber isso. E essa ideia se torna mais concreta com o uso do simbolo da Coroa e das Asas, onde a coroa representa a sephiroth "Kether" (O Criador, A Fonte) e as Asas representam a liberdade. Liberdade, que ironicamente era o que o "Pai" (o homenzinho do frasco) buscava, mas da maneira errada, ele não entendeu a verdadeira liberdade é estar completo em si mesmo. Essa é a transmutação do ser, a verdadeira alquimia humana.
      Abraço!

      Excluir
  5. Esse símbolo da serpente tá me dando mt trabalho de axar o significado exato ou ao menos coerente. Vejo vários tópicos cometando apenas a parte química da coisa, ou parte dos significados. Ao meu ver, se você conseguir definir da mesma forma como fez com o dos homunculos, isso será um grande feito.
    Espero que você me dê essa luz... Um significado coerente para nós leigos, tp: asas = isso, cruz = aquilo etc.
    Mt bom o blog e o artigo em sim, parabéns e continue assim :)

    ResponderExcluir
  6. Decobri que seria o equilíbrio... veja se estou certo :)

    "o simbolo:

    a cruz e a cobra = equilibrio entre bem e o mal.
    as assas e a coroa = divindade e riqueza.

    são coisas distintas que representam o equilibrio, como vida e morte, é averso ao simbolo de ouroboros que os homunculos carregam, que representa a continuidade infinita da vida, ou imortalidade.

    espero que eu tenha ajudado.. "

    Peguei num site da net...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu já tinha visto essa explicação o problema é que eu não sei bem se ela é verdadeira.
      Mas possivelmente deve ser isso sim, eu preciso ainda procurar algum livro que fale sobre os símbolos alquímicos de Flamel para ter certeza ainda.
      Alguns símbolos podem ter vários significados, esse símbolo pode ser cabalístico já que a coroa pode ser Kether e a serpente um caminho entre as Sephirah.

      Muito obrigado pela sua contribuição, ainda vou atualizar esse tópicos algumas vezes, assim que descobrir mais sobre o símbolo atualizo.

      Abraços!

      Excluir
    2. a cobra representa a emanação da energia
      a cruz representa o estado de decomposição/putrefação
      as asas representam o estado "celeste" do elemento
      a coroa representa o secesso em realizar a transmutação

      fonte:al-khimica von hohenhein

      Excluir
  7. De nada :) é que num entendo mt dessas coisas mais profundas como cabala nem nada, sou apenas cara de 17 anos fã da série e faz um tempo que pesquiso sobre isso. Aqui foi onde achei uma explicação mais convincente e simples pois sempre se fala de química e td mais. Certo q isso é alquimia, mais queria saber sobre o símbolo de uma forma mais comum, popular :) Estarei sempre acompanhando os avanços, boa sorte :D

    ResponderExcluir
  8. Este simbolo é o Caduceu de Hermes...está associado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascensão da energia kundalini. A serpente da direita é chamada Od, que representa a vida livremente dirigida; a da esquerda Ob, vida fatal e a cora acima Aur, que representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir. É frequentemente confundido com o símbolo da medicina, Hermes foi o primeiro a estudar alquimia, sendo no caso a simbolo base para varios alquimista, no caso FMA tem varias adaptaçoes de varios alquimistas conhecidos e renomados, desenho interessante que pode mostrar a varias pessoas onde esta realmente a sua pedra filosofal....Paz eterna!

    Cefas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. '-' acho que vc se confundiu com o simbolo da medicina "Anônimo"

      Excluir
    2. Não, o símbolo da medicina o Asclépio só tem uma serpente, muitas vezes as pessoas confundem e até mesmo existem lugares onde o caduceu é usado como símbolo da medicina mas é confusão.

      Excluir
    3. Na verdade a cruz representa realmente um sacrifício e a cobra, segundo as escrituras cabalísticas, é a representatividade da transmutação. Assim sendo podemos traduzir o significado do símbolo como "O sacrifício é o gesto máximo para a evolução humana e que nos aproxima do Criador"

      Excluir
    4. A serpente crucificada representa entre muitas coisas a fixação do volátil. A cruz representa o fixo; o enxofre e a serpente representa o volátil; o mercúrio, assim como a lava endurece , os alquimistas procuravam fixar o mercúrio . Consequentemente na visão espiritual representeariam o mercúrio filosofal e o enxofre filosofal.

      Excluir
  9. Vc fará ou ja fez um poste sobre a arvore da vida?
    fiquei bastante interessado sobre.
    A e foi um ótimo texto, muito explicativo, interessante, e falou de de varias coisas da série e da alquimia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vou fazer, como é um pouco complexo eu ainda vou levar tempo para conseguir explicar sobre isso de forma didática.
      Enquanto isso eu vou falando deuses de vários panteões, assim quando eu falar da árvore da vida eu já posso ligar cada deus com sua respectiva sephira.

      Excluir
    2. Oi, acabei de assistir o anime inteiro e ja havia assistido o 1. Me intrigou muito o fato de se parecer com a nossa realidade.. alias envolve guerras, lutas de povo por territorio, cientistas e outras coisas.. O que eu queria saber mesmo é como o criador do anime se informou tanto e teve tanta inspiração pra fazer esse anime. Uma simples pesquisa basica nao seria o suficiente... Alias envolve muitas coisas juntas e por mais que seja fictício deixa a desejar se foi verdade ou nao, ou que parte da historia realmente aconteceu ._. estou pesquisando fundo sobre esse anime pois me impressionei com a historia. E achei esse site *-* Mas isso não existe né ? :/

      Excluir
    3. Gostaria de saber sobre o circulo de transmutaçao humana que o ed e o al fez

      Excluir
    4. Realmente não existe, a história é boa e tem ótimos fundamentos por vários motivos, antes de mais nada a criadora Hiromu Arakawa estudou bastante os conceitos antigos de alquimia do ocidente e depois do oriente, aliás ela estudou muito da cultura ocidental, o exército no anime é baseado no exército Alemão.

      Outra coisa que ajudou ela a construir o universo de FMA foi pensar em um mundo como o nosso mas com a possibilidade de transformar a matéria por meio da alquimia, então existiriam semelhanças.

      Excluir
    5. Sobre o círculo eu ainda vou fazer é que preciso identificar alguns símbolos, se eles forem reais é claro.

      Excluir
    6. E sobre aquale kara que fala que ele é o universo ele é hum e pedois diz eu sou você, na verdade quem é ele??

      Excluir
    7. Essa foi a coisa mais complicada que encontrei na série, não dá pra dizer exatamente o que é o homem branco, apenas que ele tem algo a ver com o alquimista da qual ele conversa.

      Excluir
    8. Realmente o "homem" branco é uns dos (se não for o maior) mistérios sobre o anime, mas em fim ao meu ver no epi - Um é todos e Todos é um - ele fala que tudo esta ligado. Então na minha visão o "homem" branco seria a vida, o universo, a sua consciência etc..

      Excluir
    9. então pode se dizer que o homem branco é o nada que representa, o tudo, o que não pode ser tocado o abstrato que não pode ser explicado, o mistério da vida que não pode ser descoberto, tipo como tudo começou "Não tem ciência nem religião que explique como a vida existe, como começou, porque e se realmente existiu um inicio" isso é um mistério que eu não queria ter questionado nunca na minha vida e espero que o mínimo de pessoas possível entendam o porque eu disse essa ultima parte.

      Excluir
  10. eu quero saber tudo da alquimia por isso estou pesquisado muito, e ja sou um iniciado= aquele que tem luz propria. entao pode ser que o homem branco seja a luz, ou seja ele poder o universo, deus a energia pura ou o criador...mas sera que é??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ser pelo simples fato que ele força os alquimistas a perderem partes do corpo quando realizam uma transmutação humana.
      Eu pesquisei e a escritora disse em uma entrevista que esse ser chamado de "Verdade" é um lado negativo dos alquimistas, ao mesmo tempo que é uma parte deles.

      Excluir
    2. Iniciado não é aquele que possui luz própria, mas algum que passou por uma iniciação e é reconhecido como tal.

      Excluir
  11. como assim ele pode ser a luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando nosso colega diz "Luz" ele quer dizer algo como a essência da pessoa.

      Excluir
  12. eu acho q o simbolo da cruz alquímica quer dizer uma transmutação por exemplo a cobra representa um metal a cruz a putrefação ou seja a morte a coroa simboliza a operação alquímica ou a transmutação e as asas renascimento então mostra uma transmutação um metal sendo decomposto e transformado em outro eu interpreei assim nao se c ta certo

    ResponderExcluir
  13. Lembro numa discussão na comunidade do orkut (sim na época do anime o orkut estava em alta e era decente kkk), as partes do corpo perdidas do alquimistas carregavam um significado, não era simplesmente algo aleatório. No caso Izumi [tentou reviver o filho] perdeu alguns órgãos do baixo ventre, dentre eles o útero, para que não pudesse ter mais filhos; Al [tentou reviver a mãe] perdeu o corpo todo para que não sentisse mais o afeto físico; Ed [tentou reviver a mãe] era dito seguro, perdeu a perna para perder sua sustentação. [Trouxe a alma do irmão de volta] perdeu o braço na tentativa de resgatar o irmão; Roy Mustang [forçado a abrir o portão] era um visionário, então perdeu a visão. Essa última é até comentada pelo Pai dos Homúnculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que ele comenta tudo isso, mas não consegui achar o episódio, mais tarde eu vou procurar de novo.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Na verdade, esse fato colocado no anime tem muito a ver com uma lenda iniciática sobre e criação e queda do homem. Sugiro a leitura do livro "Tratado da Reintegração dos Seres em Suas Primeiras Propriedades, Virtudes e Potências Espirituais e Divinas". Aviso que é uma obra extensa e difícil, mas seria um passo muito além do esperado para qualquer pessoa.

      Excluir
  14. a serpente de flamel uma coroa uma cruz e uma serpente, pelo lado cientifico voces estao certo, mais se entender pelo lado religioso, talvez pode ser entendida assim...
    A Coroa = reino
    Asas = ceu
    A cuz = a terra , lugar
    A serpete = santanas
    entao essa e a mensagem ou significado qe ele qer passar ou seja a serpente quer ou esta dominho de deus ou da luz
    espero ter ajudado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada de satanás, é um símbolo relacionado a cabala.
      Nem faria sentido botar algo relacionado a satanás em um desenho japonês...

      Excluir
  15. ta santanas nao, que tal as "trevas ou a escuridao" ou ate alguem que deseja o poder...pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa interpretação, mas não é isso.
      Isso tem a ver com a Árvore da Vida da Kabbalah, a serpente é o caminho feito pelas Sephiras, a coroa simboliza Kether.

      Mais que isso eu não consigo explicar por enquanto, pois Kabbalah é algo complicado e eu ainda não tenho capacidade, ainda mais interpretando o desenho de outra pessoa.

      Excluir
  16. so coloquei satanas para mim refirir a um ser ruim ou maligino ou alguem quer qer abter o poder, foi mal minha espressão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema amigo,desculpa se pareci grosso, não foi a intenção.

      Excluir
  17. hum sei... mais a serpente de flamel ja existei antes dele descubri não é, então eu pensei por que a serpente sera que tem haver com adao e erva pois ela tinha manipulados os dois, e alguem deve ter criador o simbolo para passar algum tipo de msg... aaaaa não sei dificil de entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que existia era a Kabbalah, de origem judaica, nem eu sei bem o que exatamente quer dizer, mas o que confirma a teoria é o simbolismo existente, a coroa, o hexagrama, os símbolos alquímicos, etc.

      Eu vou procurar as páginas dos manuscritos dele e voou ver tentar do que fala, se conseguir faço um post.

      Excluir
    2. Se você quiser, passa o e-mail, eu te mando as imagens escaneadas de um dos livros que ele escreveu.

      Excluir
    3. Sabia que fiquei curiosa nessa parte...

      Excluir
  18. A cruz talvez simbolize o espírito sobre a matéria, a ligação do céu (vertical) e a terra (horizontal).

    ResponderExcluir
  19. Muito bom mesmo me tirou uma dúvida sobre o significado de um simbolo ai bjs

    ResponderExcluir
  20. Fullmetal Alchemist é o melhor anime que já assisti!

    ResponderExcluir
  21. a serpente de flamel uma coroa uma cruz e uma serpente, pelo lado cientifico voces estao certo, mais se entender pelo lado religioso, talvez pode ser entendida assim...
    A Coroa = reino
    Asas = ceu
    A cuz = a terra , lugar
    A serpete = acusador ou encarnação do Mal
    entao essa e a mensagem ou significado qe ele qer passar ou seja a serpente quer ou esta dominho de deus ou da luz

    essa é a melhor explicação

    ResponderExcluir
  22. Garela no anime tem a Árvore da Vida Cabalística
    nesse EP. mostra que tem outra porta eu queria saber qual é... http://www.youtube.com/watch?v=szJF_Lobvlk

    ResponderExcluir
  23. esses desenhos podem ser ser desenhados?? assim, sem q haja uma interpretaçao subliminar??

    ResponderExcluir
  24. a árvore cabalistica tambem é representada como árvore da vida
    o mais enteresante é q ela esta de cabeça para baixo, como diz o texto ela é muito complexa, e a muito do q fala sobre ela, se fosse para falar ou escrever levarias dias para explicar sao muitos detales, + o primeiro topico seira o nome de uns dos sephiras "adonai" e do ehien pater.

    ResponderExcluir
  25. o circulo de transmutação de Roy Mustang é parecido com o simbolo da capa do livro "A Golden Dawn" de Israel Regardie

    ResponderExcluir
  26. "Árvore da Vida Cabalística" é Parecida com a "Kabbalah" do Mangá 666 satan ^^ legal quando você acha algo parecido com algo que você ja tenha visto x3

    ResponderExcluir
  27. Parabéns ao autor pela pesquisa e obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  28. Queria perguntar uma coisa não sei se tem a ver com o texto mas um dia eu vi uma foto do braço do Scar estava escrito TERRA A NDAA e outra palavra que não pude ver queria saber sobre isso .Se não puder me responder todo bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tem a ver sim, o problema da tatuagem é que não consegui decifrar elas por inteiro, o segundo termo que você cita por exemplo.

      Mas vou ver ainda, se eu conseguir eu vou postar!

      Abraços!

      Excluir
    2. Eu tb queria saber muito o que significa a frase, a simbologia encontrei muita coisa sobre, já a frase não consigo traduzir, acho que é latim, tb não consigo plausível nos sites. O ques está escrito é isso>>>>>

      http://img.photobucket.com/albums/v499/AoiSora/hagaren_misc/scar-array-close.jpg

      Excluir
    3. Logo vou tirar um dia só pra ver isso, se descobrir eu coloco aqui no texto.

      Abs

      Excluir
  29. Adorei o artigo, para quem assistiu o anime faz muito sentido e ajuda a entender várias coisas que a Arakawa-sensei colocou na história! Tbm dá para perceber que ela estudou bastante sobre Alquimia e Cabala para escrever uma história tão complexa e completa com FMA. Gostei mto também dos significados dos nomes dos personagens!
    Abs, Lizzy Angelis.

    ResponderExcluir
  30. Cara.. Muito interessante seu post. Gostei mesmo!
    Não imaginava que o anime levasse a coisas tão profundas.
    A Alquimia é algo fantástico!
    Parabéns pelo texto, deve ter dado o maior trabalho.
    Fique sabendo que valeu a pena!

    ResponderExcluir
  31. Valeu!! Conteúdo bem esclarecedor. Apesar de não ser entendedor do assunto, curto bastante essas simbologias.
    Fica aí como curiosidade...no circulo de transmutação humana(acompanha as linhas do circulo em letras bem pequenas) e alguns outros lugares, aparecem escrituras de alquimia antiga de um livro de George Ripley, "Twelve Gates":

    "The peacock's feathers in bright colors, the rainbow in the sky above,
    The spotted panther, the green lion, the crow and beak, blue as lead,
    These shall appear before you in perfect white,
    Pale white and black with false citrine, imperfect white and red,
    After the perfect white follows the grey,
    And after these shall appear the substance"

    O texto se encaixa um pouco na questão das Receitas de Tim Marcoh. Apesar de parecer meio sem nexo, o texto seria uma espécie de passo-a-passo de processos alquímicos.

    --------------

    Em relação ao simbolo da Serpente Alquímica, é bem semelhante ao simbolo do Asclepio, que reza a lenda que a medicina dele era tão avançada que ele podia ressuscitar os mortos e por isso foi punido por Zeus... e no anime está presente nos personagens que tentaram ressuscitar alguém(Ed, Al e a sensei) e também foram punidos. Não sei se tem alguma relação, foi só uma analogia mesmo.

    -----------

    Só faltou mesmo sobre as tatuagens do Scar...Queria muito saber o significado! Já tentei traduzir mas nunca da pra ver claramente oque ta escrito, e quando da pra ver +/-, não faz muito sentido...

    Já vi imagens com algo como "terra a ndam" ("imply no such land") /
    terra a nda a ("from deep in the earth").
    E no outro braço "ignis e celem" ("conceal from fire")

    [tudo traduzido do google (latim->ingles)]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como você conseguiu uma imagem de qualidade para ver isso? Pode me passar?

      Excluir
  32. Excelente texto!!

    Essa série FMA é diferenciada!

    ResponderExcluir
  33. coloquei no anonimo por não ter conta no google, por não me lembrar..
    meu nome é Willian

    Yuri, eu tenho uma duvida, na vida real para que servem estes circulos de verdade ? são só desenhos que representam algo ? só isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só símbolos, para representar processos químicos ou energias.

      Excluir
  34. Pergunta de Willian:

    E outra pergunta, já existiu algum homunculu ?
    Isso foi possivel ? algum desses alquimistas antigos conseguiram ?

    ResponderExcluir
  35. Pergunta minha me chamo Lucas Damião...

    ~
    Primeiro ótimo trabalho,queria saber se vc percebeu que parece meio que as grandes guerras que aconteceram no passado,estão interligadas neste anime,persebi que o king bradley ele parece o Adolf hitller e o olho dele tem a estrela de Davi e é chamado de olho supremo,percebi que as batlhas que ouveram na 2 guerra mundial eram representadas no anime como se foce revoltas,sobre a repreção de doutrinas como as de ishibar,os amestrianos eram loiros como os alemães dentre outras como os campos de consetrações que eram uzados como forma de pesquisas...e no anime eles fazem igual eles pegavam o ishivalianos e faziam esperiencias de pedras filosofais.

    queria saber se teria como vc pesquisar sobre isso e tentar me informa pq parece que o criador fez uma satira ou como colocou coisas com duplo sentidos e queria saber o que significa a cobra alquimica na alquimia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas!

      Sim, essas referências são a guerras reais, não existe nenhuma ironia, sátira ou coisa do tipo, ela só se baseou nesses acontecimentos.

      A serpente no caso da capa, representaria a fixação de elementos voláteis.

      Excluir
  36. Bom trabalho cara, parabéns me explicou muitas coisas >.< só o simbolo do casaco do edward que não sei direito, dizem q tem vários significados.

    ResponderExcluir
  37. Cara mt bom o texto, tirou mts duvidas minhas ja que recentemente comecei a pesquisar sobre isso.
    Separei uma serie de livros q vi sendo mencionados tanto aqui nos posts quanto em outro sites para quem se interresar ta ai: Árvore da Vida Cabalística
    Tratado da Reintegração dos Seres em Suas Primeiras Propriedades, Virtudes e Potências Espirituais e Divinas
    O livro das figuras hieroglificas
    O sumario filosofico
    Salterio quimico
    Grimorium secreto de turiel
    Abraao, o judeu
    Twelve Gates

    ResponderExcluir
  38. Ah e tem tb esse arquivo em pdf:http://www.museumaconicoparanaense.com/mmpraiz/Biblioteca/1759_Alquimia_Anonimo_Port.pdf
    Ainda n terminei de ler pq eh mt extenso e ando meio sem tempo mas ele tb tem tirado mts duvidas minhas

    ResponderExcluir
  39. Olá Yuri, simplesmente fantástica sua postagem! Meu fascínio por FMA só aumentou depois de lê-la. Mas eu tenho uma dúvida, na ouroboros dos homúnculos há um símbolo no centro, sempre quis saber seu significado, vc poderia falar sobre isso? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen, infelizmente eu nunca descobri o significado desse símbolo no centro. Mas caso descobrir, atualizo aqui.

      Abraços

      Excluir
  40. FMA é meu anime favorito e depois que vi pela primeira vez eu fiquei muito curiosa com tudo aquilo sobre Alquimia, mas era criança demais entao nao pesquisei e essa semana vi os eps de novo e entendi melhor. Fiquei curiosa em saber sobre o Scar e pesquisei até chegar aki só não achei minha resposta ainda :/ mas gostei muito do seu post. Alguns fãs de Supernatural vao achar semelhanca no nome do Crowley com o do Edward :D mas enfim, vamos a minha questao, pelo Scar parecer nao ser um Alquimista e poder fazer trasmutacoes a partir das tatuagens que tem no braço seria possivel o Ed tbm fazer as tatuagens e voltar a realizar alquimia!? Apesar do Al ter ido buscar resposta sobre a Alquimia de Xing nao vi relacao em querer que os poderes alquimicos do Ed sejam recuperados. Po seria uma ótima continuação, isso pq eu queria ver els adultos, chorei todas as duas vezes que vi :D obrigada pela atencao :3 se foram dois coments é pq to pelo cell

    ResponderExcluir
  41. Ola ... cara eu fiquei muito curioso a respeito do estudo da alquimia e queria te perdir uma ajuda, uma indicação, um livro um site bom para que eu possa começar a estudar sobrw o assunto ... sabe tentarr aprender da raiz até o final kk(sei q vai ser meio difícil) mas eu gostaria de estudar a alquimia ... pode me i dicar algo? Por favo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei muito do assunto. Mas pode te ajudar antes, definir o que você entende por Alquimia, pois se você espera fazer o que aparece no anime, não vai encontrar em lugar nenhum.

      Excluir
  42. Pesquisei em vários locais e cheguei a seguinte conclusão:

    Quanto ao Caduceu de Asclépio: único deus que era mortal e que conseguia ressuscitar os mortos pela medicina. Zeus temendo humanos como imortais o matou. teve 3 filhas, Meditrine, Hygeia e Panaceia. Medicina, Higiene e Cura Bastão da Medicina, a cobra significa o ser humano e o bastão a sua ascensão ou sua longevidade quanto á vida, Os antigo médicos também realizavam procedimentos médicos fazendo um corte na parte de cima da pele de um doente, retirando vermes na pele de humanos enrolando-os em um palito de metal.

    Quanto ao Caduceu de Hermes: Cetro do deus hermes. Representa as duas forças do universo bem e mal se entrelaçando, a asa significa liberdade ou seja temos liberdade sobre nossos atos mas o bem nunca prevalecerá contra o mal e vice e versa e assim será nossa influência até a morte (cruz significa a morte), simbolo de pessoas que detêm grandes riquezas pois eles controlam o caos no mundo.

    Quanto ao Caduceu de Nicolas Flamel: A cruz significa a morte e a cobra é a essência do nosso ego.O nosso ego tem sete pecados e quando eles morrem alcançamos a divindade ou Deus.Coroa de Kether, significa o Sephirot, aquele que está acima de nós. Asas significam liberdade.Deus nos deu a liberdade, somos imagem e semelhança dele e quando morremos em nosso puro ego ascendemos a Deus.

    ResponderExcluir
  43. FMA e Evangelion são os animes que mais têm significados ocultos, intrigante né.

    ResponderExcluir
  44. Você é louco? Além de não entender a mensagem do desenho, você ainda da uma porrada de Spoilers! Tente ver além, o anime fala muito sobre o hermetismo, essa parada de um é tudo e tudo é um, você precisa conhecer mais, você precisa conhecer a verdade... Infelizmente ela não pode ser dita, por quê o homem é um ser ignorante, mas você pode ver porquê está tudo dentro de você.

    ResponderExcluir
  45. Qual é o significado da tatuagem do scar?

    ResponderExcluir
  46. O terceiro símbolo no círculo do Armstrong é o símbolo alquímico do Urânio

    ResponderExcluir
  47. muito interesante!foi uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  48. Adonai Significa o Senhor (Meu Nome é Adonai CLARO que eu ia saber né ) He he / Mas eu não sei muito -_-

    ResponderExcluir
  49. eu vi a bibliotecária com uma camisa do circulo de transmutação humana do fullmetal agr eu pensei daonde a criadora tirou aquele circulo ?

    ResponderExcluir
  50. eu nao me canso de reler tudo isso de novo sempre que tenho tempo ehuehue

    ResponderExcluir
  51. Bruno Borges esteve aqui!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2017/04/caso-bruno-borges-alquimista-acre.html

      Excluir
  52. cuidado com o simbolo de mercurio que vc postou, este simbolo foi feito para amaldiçoar um inimigo, o pantaculo correto é outro, para lhe trazer os beneficios dos espiritos familiares de mercurio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você viu isso?
      Tá escrito Adonay, Saday e Tetragrammaton, o que isso tem a ver com amaldiçoar inimigos? O símbolo tá no Grimório Secreto de Turiel.

      Excluir
  53. Alguém sabe o que está escrito nós círculos de transmutação do kimbley?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.