Cabeçalho 2

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Rosa

Rosa
A Rosa é uma flor magnífica e misteriosa e está entre as mais conhecidas do mundo, isso se não for a primeira.

Seu nome vem de vermelho e a nomeação dela pela sua cor ocorre em outras línguas também.

Existem milhares de espécies dessa planta, muitas delas cruzamentos de espécies diferentes.
Ela representa a beleza, amor, paixão e pureza.

Está presente em diversos simbolismos pelo mundo e é parte dos emblemas de diversas ordens e fraternidades entre a mais conhecida a Ordem Rosacruz.
Rosacruz

O símbolo dessa fraternidade geralmente é uma Cruz com uma Rosa no centro, a Cruz representa a matéria e a Rosa espiritualidade.
Também temos explicações como de que a cruz representa o corpo e a rosa coração.
Louco, Mago e Rainha e Ouros


No Tarot de Waite, um tipo de tarot muito famoso as  roseiras aparecem em cartas como o Louco (na mão dele), Mago e Rainha de Ouros.

A rosa também representa várias coisas juntas, por exemplo na alquimia o sal, enxofre e mercúrio e vida, perfeição e morte.

A rosa tem tamanha importância no ocidente quanto a Flor de Lótus no oriente.

Afrodite/Vênus, Ísis e Maria mãe de Jesus ou Maria Madalena tem a rosa como símbolo.

Não acaba por ai, a rosa também representava o segredo, em reunião onde assuntos não deviam ser espalhadas era colocado um ramo de rosas na mesa.
Também aparecia na tábua com o nome de algumas estalagens, acredita-se que para  provar que o que os hospedes fizessem lá seria mantido em sigilo, possivelmente hospedes que conheciam esse simbolismo, como membros de ordens ou fraternidades secretas.
Na antiguidade as prostitutas colocavam uma rosa na cabeceira da cama, simbolizando que o que aconteceria com elas e seus clientes seria mantido em sigilo.

Na bíblia temos a Rosa de Saron, Saron era um local da palestina que Deus abençoou e lá se cultivavam as rosas mais belas do mundo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.