Cabeçalho 2

sábado, 12 de janeiro de 2013

Flor-de-Lótus

O Lótus com nome cientifico de Nelumbo nucifera do gênero Nelumbo, é uma planta aquática abundante na Ásia, encontrada em lagos ou lugares onde o curso da água é lento ou parado.
A planta cria uma raiz no fundo dos lagos ou rios e deles nascem folhas que ficam na superfície da água, depois produz flores que podem ser brancas ou rosadas.

Flor de Lótus Rosa



















 Toda a planta é comestível, a raiz, folhas e sementes, ela também é cultivada como planta ornamental em tanques ou lagos artificiais e sua semente pode esperar séculos para germinar.

A Flor-de-Lótus simboliza a pureza, renascimento e o sagrado, isso porque ela nasce no lodo e na lama mas continua pura e limpa, misteriosamente a Flor-de-Lótus consegue afastar partículas pequenas e microrganismos então ela se mantém sempre limpa.
Muitas estátuas ou pinturas de Buda o mostram em cima da Flor de Lótus, isso mostra que ele está acima de coisas inferiores que são simbolizadas pela lama, reza a lenda que quando ele pisava no chão nasciam essas flores.

Em gravuras indianas também encontramos deus ou sentados ou de pé na flor, para eles ela significa a criação do universo.

A Flor-de-Lótus também lembra os Chakras, alguns textos até contam o número de "pétalas" que cada um tem e o Chakra Sahasrara, conhecido como Coroa pois fica no topo da cabeça da pessoa é chamado de Chakra das 1000 pétalas.

Buda e a Flor-de-Lótus


A posição do corpo em que a pessoa fica com as pernas cruzadas com os pés voltados para cima também leva o nome da planta e é usado para meditar.

Também é possível cultivar a Flor-de-Lótus aqui no Brasil basta que o local de cultivo seja favorável, o período de floração é de Dezembro e Janeiro.

2 comentários :

  1. Ela é magnifica eu eu tenho uma e uso como totem para meus estudos , quando eu vou estudar eu ponho ela na mesa do meu computador e ela serve como totem para minha concentração.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.