Cabeçalho 2

sábado, 26 de janeiro de 2013

Anúbis

Inpu, Anup, Anpu ou Ienpw é um dos deuses da mitologia egípcia que trabalhava no pós-morte, também protetor dos mortos, de seus túmulos, deus da mumificação e padroeiro dos mumificadores.

Segundo algumas lendas e escritos, ele era filho de Néftis e Seth, em outras Néftis com Osíris, ele é marido de Anput e pai de Kebechet.
Inpu ficou mais conhecido como Anúbis graças aos gregos, nome que em grego poderia ser traduzido como "deus da cabeça de chacal".

Os egípcios acreditavam que durante o julgamento dos mortos Anúbis levava os mortos até um tribunal, lá pesava o coração dos mortos em sua balança como forma de medir a dignidade dos mortos e a bondade de seus atos, se o coração fosse mais leve que o a pena de Maat a deusa da justiça e equilíbrio, ele poderia ir para Duat, o submundo, caso o coração fosse mais pesado que a pena ele seria comido por Ammit, uma criatura que personifica a punição e a destruição da alma, semelhante a um cão monstruoso.

O lugar do julgamento dos mortos era chamado de Amenti, uma espécie de tribunal onde Maat, Toth, Osíris e outros 42 presidiam.
Ele também foi o primeiro embalsamador que ajudou a embalsamar o corpo de Osíris e o trouxe de volta a vida.


Anúbis

Inpu era representado como um homem com cabeça de chacal preto, geralmente segurando um Ankh em uma das mãos ou no topo de um cajado, outras vezes apenas o Ankh na mão e um cajado ou cetro na outra. A relação com Anúbis e o chacal pode se dar pelo fato que os mesmos as vezes se alimentavam de cadáveres em cemitérios.

As cidades com maior número de cultuadores de Anúbis era Cinópolis, conhecida como cidade dos cães e que tinha um cemitério para eles e a cidade de Lycopolis.

O contato com os gregos não resultou apenas em um outro nome para Inpu (Anúbis), também ocorreu uma fusão de Anúbis com Hermes que deu origem a um deus pouco conhecido chamado Hermanubis, esse sincretismo ocorreu pois Hermes também conduzia os mortos pelo submundo.

Hermanubis

Hermanubis possuía corpo humano e cabeça de chacal, usava uma túnica e segurava o Caduceu de Hermes, suas estátuas eram encontradas em templos na Alexandria, Hermanubis era um pesquisador da Verdade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.