Baseado em duas ou três experiências minhas, somado ao que eu lia pela internet, relatos de amigos e terceiros e etc, escrevi uma lista sobre alguns meios de identificar pessoas que dizem que são algo e não são ou fingem prestar algum serviço quando na verdade não o fazem.
Quase sempre vão se manter as custas do dinheiro dos que são afiliados delas, como são poucos a mensalidade tende a ser alta, nem sempre é mensalidade, a criatividade não tem limites, pode ser cursos, livros, materiais, taxas para iniciação, etc.
Geralmente o objetivo central é o dono da tal ordem viver do dinheiro dela, assim como algumas igrejas, mas poucos conseguem.
Preços
Preços altos são um grande indício, por quê?
Porque se ele conseguir tirar 500 reais ou mais de você, não tem problema você sumir depois, afinal você já pagou quase um salário mínimo então se pagar mais para o farsante já é lucro para ele.
E por mais engraçado que pareça se a coisa for cara as pessoas automaticamente botam mais fé que pode dar certo.
Pactos e outras coisas sem Sentido
Como a pessoa vende um pacto para te deixar rico ou ter prosperidade se ela mesma que vende o pacto não consegue isso e precisa vender pactos para ganhar dinheiro?
Se fosse real, a própria pessoa estaria morando em uma ilha particular.
Algo que você deve saber é que 90% das pessoas que mexem com isso não tem muito dinheiro, por isso vão procurar o modo mais fácil de fazer propaganda dos seus serviços, as redes sociais na maior parte das vezes é o lugar ideal.
Você pode até ver ordens como a Maçonaria, Rosacruz e CECP com páginas no Facebook, mas não vai ver convites para se afiliar, no máximo convites para reuniões públicas ou palestras.
Discursos
Os discursos sempre possuem um padrão, pode ser algo dizendo que a pessoa tem muita experiência e atuam no ramo faz 30 anos, ou um discurso de ataque a outras instituições, para mostrar como a dela é melhor.
Repetidas vezes eles sempre procuram dizer que o trabalho deles é honesto sempre batendo na mesma tecla como forma de persuadir as pessoas que são honestos.
Algumas pessoas sabem escrever muito bem e dessa forma conseguem convencer as pessoas com mais facilidade.
Medo
O medo é uma condição normal dos humanos, obviamente os picaretas também tem medo, por isso eles vão usar de vários artifícios, desde usar leis de direito ao culto de forma errada até ameaçar de forma direta ou indireta.
Essa é a parte perigosa e onde a coisa fica séria, em alguns casos ocorrem até extorsões e são usadas diversas formas para que a pessoa arrependida seja intimidada e não faça nenhuma denúncia.
Caso você já passou por todas essas etapas e acabou por ser vítima de alguma dessas pessoas a melhor coisa que pode ser feita é denunciar para a Polícia Federal, você se mantém anônimo e mesmo que por hora não exista muitas provas para incriminar o pilantra, o nome do denunciado fica armazenado no banco de dados deles para sempre.
Haha, é assim mesmo que acontece. Muito bom o post :)
ResponderExcluirObrigado Wanju!
ExcluirCompanheiro, que prazer foi achar teu blog, muito bom, muito explicativo, muito rico em conteúdo! Um verdadeiro "achado" na internet. Encontrei ele quando estava pesquisando sobre magia. Voce tem conta no facebook ? Se tem , me adiciona lá. Me adiciona no skype também, gosto muito do tema ocultismo e magia, poderemos conversar sobre isso se voce quisér. Meu skype é astrospace23. O link do meu perfil no face é http://www.facebook.com/brunao.bruno.98
ResponderExcluirUm grande abraço, e parabéns pelo excelente blog. Bruno.
Tenho muita vontade de me iniciar, leiio o blog a muitto tempo e seus posts sao otimos a cada post meu apetite triplica, mas esse e um dos meus maiores medos farsantes... Vou tentar pesquisar e continuar com calma obrigado pelas dicas, otimo post
ResponderExcluirComeça estudando sozinho, não precisa de ninguém para aprender um pouco, com o tempo novas oportunidades de aprender aparecem de diversas formas.
ExcluirBoa Sorte
Agradeco por ter pessoas assim que acreditam em magias e ocultismo isso lhes da o credito de em algo e em que confiar!!!...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem dito.
ExcluirCertissimo.
ExcluirA verdadeira Iniciação
ResponderExcluir"Quem descobre a verdade sobre si mesmo, liberta-se de todas as inverdades e ilusões. Liberta-se, do egoísmo, da ganância, da luxúria, da vontade de explorar, de defraudar os outros. Liberta-se de toda a injustiça, de toda a desonestidade, de todos os ódios e maledicências de todo o mundo caótico do velho ego."
Huberto Rohden