Cabeçalho 2

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Triquetra

Triquetra

Triquetra é um símbolo que aparece em muitos locais, e na maior parte das vezes é ligado à cultura Celta.
Com o passar do tempo acabou até por se tornar um "símbolo pop" como o Ankh da qual muitas pessoas usavam como adorno, mesmo sem saber qual o significado.

Esse símbolo ganhou uma infinidade de significados: O infinito, eternidade, fertilidade, proteção, universo, a santíssima trindade, a deusa tríplice, 3 estações do ano como era dividido na antiguidade, perfeição, as 3 fases da mulher e por ai vai, o que faz se tornar difícil de saber qual seu significado principal ,embora aparentemente pareça se referir aos planos: Material, Astral e Mental.

Vesica Piscis
Vesica piscis no meio
No passado Triquetra ou triquætra no latim era o nome usado para nomear qualquer forma com 3 pontas, mas atualmente se refere apenas à 3 vesica piscis fundidas que é uma forma que é a intersecção de dois círculos, vesica piscis quer dizer bexiga de peixe em latim, que na imagem ao lado esta entre os dois círculos.

Na grande maioria das vezes aparece cortado por um círculo e era encontrada entalhada em diversas pedras na Europa.

Triquetra  de Peixes

O símbolo passou para o cristianismo, dessa vez como representando a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Também foi comparado com o Ichthys, que em grego quer dizer peixe, um antigo símbolo cristão que foi adaptado na triquetra e aparece na igreja cristão celta ,o símbolo do peixe era um símbolo secreto dos cristãos na época que eles eram perseguidos.


Amuleto no Filme Constantine
Amuleto Triquetra do Filme Constantine
A Triquetra apareceu várias vezes na televisão, por exemplo no filmes: Thor em Asgard, Constantine como amuleto que Angela usa e na série Charmed, aparições que aumentaram a popularidade do símbolo o que levou algumas pessoas a achar o símbolo perfeito para ter como tatuagem.
Também é um símbolo muito popular quando se fala em Wicca.

29 comentários :

  1. ola! eu gostaria de comprar uma Triquetra!
    mas nao consigo achar em lugar algum.
    Terias alguma ideia de onde eu poderia achar!??

    se possivel espero resposta!
    att,

    Ivan Lucas Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivan
      Pelo que vi você pode achar facilmente no mercado livre.
      Eu até poderia colocar o link, mas ai um monte de dono de lojinha esoterica ia fazer spam aqui rsrsrsrs.

      Basta você colocar no google "mercado livre triquetra" e vai aparecer várias opções!

      Boa Sorte

      Excluir
  2. Gostei muito do seu blog , você escreve bem, as materias sao bem atrativas, continue sempre assim

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber se aquele símbolo Triskelion tem alguma coisa a ver com magos. Inicialmente eu estava a assistir uma série chamada Merlin transmitida pela HBO, e nele havia um garoto(Mordred)com uma tatuagem no peito com esse símbolo. Teria alguma coisa esse símbolo a ver com druidas?
    O garoto era um druida, e vário na comunidade ou tinham a tatuagem ou usavam um colar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a ver com os celtas, e os druidas são celtas, eles eram pessoas importantes dentro das aldeias celtas, eram como líderes em diversos aspectos.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não, tanto que vem de uma cultura que nem acredita em Satan.

      Excluir
  5. Qual seria um símbolo interessante para uma tatuagem que visasse proteção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson!

      O melhor símbolo de proteção sempre vai ser o que tem um significado para você, mas a maior parte do poder do símbolo vem da mente, por isso não é recomendado usar um símbolo sem o conhecer profundamente.

      Você mesmo pode criar um símbolo para esse fim, com você o construindo ele sempre vai ter maior efetividade, você pode seguir a técnica usada para sigilos para construir seu símbolo de proteção:

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2011/12/sigilos-sigilacao-magia-do-caos-kaos.html

      Ainda assim o pentagrama com a ponta para cima é muito usado para proteção, mas simplesmente tatua-ló não vai resolver muita coisa.


      Abraços


      Excluir
  6. Ganhei uma triqueta de alguem muito especial. Com o proposito de esconder meu brillho das pessoas q nao precisavam enxergar(palavras dele) minha pergunta é porque esses dias.. ela tem estado em tanta evidência? Todos a sentem.. a veem.. todo mundo pergunta..
    obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu aposto mais em efeitos físicos, as vezes uma blusa que você usa já deixa o pingente mais em evidência por causa da cor do tecido, no mais eu não posso dizer nada.

      Excluir
  7. Como sempre, elucidando nossas dúvidas!

    ResponderExcluir
  8. eu gannhei um tenis com um simbolo de triquetra e ele nao tem nenhum numero ou nome de empresa e achei estranho . Queria saber se pode tter algo de oculto nisso.?!?

    ResponderExcluir
  9. Vamos lá...se for usado como adorno... um pingente... compre um em qualquer lugar... agora se for usar para outros fins preste atenção.... se vc acredita na proteção desse símbolo... ou na proteção de qualquer símbolo.... faça vc mesmo um..... antigamente as velas acessas por quem as oferecia eram feitas pelo proprio adepto.... os verdadeiros terços usados pr antigos padres eram produzidos por eles com semente e pedras.... bem como os utensílios usados em rituais como crucifixos e outros.... coloquem sua força... seu empenho... nesses amuletos e símbolos... comprar da internet ou de lojas não trará beneficio nenhum, a não ser pra quem vendem,,,,,, agora cuidado com esse símbolo.... ja tive experiencias estranhas ao atribuir uso indevido à triquetra... tanto que deixei de lado.... valew

    ResponderExcluir
  10. Yuri, como um dos significados do simbolo é a união e a santa trindade estou pensando em uma tatoo com as letras da minha esposa, e meus dois filhos. porém ficou a dúvida se esse símbolo não é feminino>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer sem problemas, eu pessoalmente não considero feminino não.

      Excluir
  11. Yuri, o gostaria de saber o que esta escrito na triqueta e o seu significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o último no texto, ele é do filme do Constantine, mas eu não consegui ampliar a ponto de saber o que está escrito.
      Abs

      Excluir
    2. Bom dia Yuri.
      No Amuleto Triquetra do Filme Constantine, o qual tem ate em sua publicação, existe uma escrita em uma outra língua, gostaria de saber o que esta escrito e o seu significado.

      Excluir
    3. Então, eu tentei descobrir, mas não consegui, lembro que em 2011 eu fiquei pegando cenas do filme com ele e tentei ampliar pra descobrir, mas não consegui.

      Excluir
    4. Ok.. Grato pela atenção, gostei da orientação que você traz sobre a triqueta.

      Excluir
  12. Comprei uma num site e comecei a usá-la. Na verdade pouco sabia sobre seu significado mas como comprei o necklace resolvi usar. Acabei instintivamente atribuindo-lhe uso à proteção e realmente dese que comecei a usar tenho sido livrado de males excepcionalmente grandes. Acho que a minha fé na proteção deste amuleto o fez infinitamente forte para me garantir o bem.

    ResponderExcluir
  13. Qual a origem do "homenzinho do frasco"? Não consegui entender muito bem sobre ele!! Principalmente no episódio em que ele fica de frente ao homem branco, queria entender melhor essa parte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No passado os alquimistas escreviam de forma codificada por meio de desenhos e símbolos, existiam muitos desenhos de homens dentro dos frascos representando misturas de elementos por exemplo o rei vermelho:

      https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/ElixirVermelhoMyldon12.gif

      Daí nasceram algumas lendas, devido a má compreensão.
      Sobre o episódio, desculpa, mas não vi a série, não posso explicar.

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.