Cabeçalho 2

quarta-feira, 7 de março de 2012

Quetzalcoatl

Quetzalcóatl  É engraçado como os deuses que "moram perto" são menos conhecidos do que os dos de longe.
Quetzalcóatl, algo próximo a Serpente Emplumada na nossa língua é um deus da mesoamerica, mais ou menos a região da América central.  É o principal deus do panteão maia e asteca.
O seu nome também pode ter relação Vênus, a estrela matutina e vespertina, da qual representa ele, isso mostra que eles entendiam de astronomia, pois muitos acreditavam que eram estrelas diferentes.
Possivelmente ele realmente existiu como um rei para os toltecas que se tornou mito e depois um deus.

Existem referências de adoração a essa entidade mais ou menos entre 1a.c. e 1 d.c. e com os contatos com outros povos o culto cresceu, começou com o povo tolteca, depois com chichimecas, astecas, pegando para si esse culto e o espalhando.
Eles entre aspas desceram o mapa, um dado arqueológico interessante é que todas estátuas dele são viradas para o norte, o local de origem da cultura onde ele nasceu.

Entre os diversos povos ele ganhou outros nomes como: Ce Acatl, Topiltzin, Nacxitl entre outros.
O povo dessas regiões eram muito ligados a religião, no sentido de que ela era parte de suas vidas, por isso existem muitas representações dos deuses, na realidade dizem que tudo em volta da arte era ligado a religião.

Quetzalcóatl era uma divindade abundantemente cultuada por isso representava coisas um tanto diferentes como o vento, a vida, a manhã, o planeta Vênus, os gêmeos (por causa da estrela vespertina/matutina), os monstros, das artes e da sabedoria, criador e pai dos homens.

Com a chegada dos espanhois muita loucura ocorreu além das matanças aconteceram fatos interessantes como entre algumas a tentativa transformar Quetzalcóatl em uma figura meio que cristã, e alguns tentaram criar uma história de que esse teria sido um apóstolo de cristo, ou de São Tomé assim a conversão seria mais fácil.

O explorador Hernán Cortés foi confundido como a serpente emplumada, pois chegou coincidentemente na  mesma data do calendário asteca onde dizia que o o deus voltaria.
Se eu não me engano e apenas por curiosidade, as moedas amaldiçoadas do filme Piratas do Caribe, eram de Cortés.

Templo de Quetzalcóatl  Em Teotihuacan um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo , em 1920 foi encontrado o tempo de Quetzalcóatl.
A cidade é repleta de mistérios, entre eles suas diversas pirâmides.
Recentemente (2010) foram encontrados túneis embaixo do templo, os arqueólogos estão escavando, não sei se conseguiram descobrir o que escondiam lá, ou o porque de terem fechado.


Gostaria de poder escrever mais, porém tem muita coisa que vai ser descoberta apenas daqui alguns anos, a ideia mesmo é falar um pouco desses povos e culturas tão ricas e inteligentes que tem muito o que ensinar mas, que não ganham o devido valor.




Conheça também o Dicionário de Mitologia.

3 comentários :

  1. Valeu ressaltar que Quetzalcoatl esta no final fantasy também,quando vi o título logo lembrei dele
    http://images.wikia.com/finalfantasy/images/3/3c/Quezacotl.jpg
    Por isso acredito que as egregoras nunca irão morrer por não ter mais seguidores,sempre haverá um pedacinho delas em algum lugar.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai!
    FF tem muitos seres mitologicos e deuses.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.