Cabeçalho 2

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estudo Sobre Hermetismo - Hermes Trismegisto

Devido ao grande número de artigos na internet eu acabei por evitar falar sobre o Hermetismo aqui, mas com o passar do tempo acho que se tornou necessário falar um pouco sobre um tema tão maravilhoso, já que tenho alguns leitores que são iniciantes.
Para ficar mais interessante vou dividir o estudo do Hermetismo em algumas partes.

Começando por Hermes Trismegisto!

Hermes Trismegisto ou Hermes Trismegistus que quer dizer Hermes o 3 vezes Grande, Hermes é um deus que é o mensageiro dos deuses, patrono de muitas coisas entre elas magia.
Como vocês devem saber muitos deuses são "equivalentes" a outros por exemplo Marte e Ares.
Hermes Trismegisto é meio que a junção de Hermes e Toth, o Hermes dos Gregos e Toth dos Egípcios, duas sociedades que eram muito desenvolvidas.
Aqui uma bela imagem de Toth.
Toth, o escriba dos Deuses
Tamanha a importância dele, que lhe foi  atribuído o conjunto de textos chamados Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda, ambas duas obras de grande de muita importância no universo ocultista, e alvo de estudos das pessoas até hoje.
Possivelmente esses escritos foram feitos por diversas pessoas, depois foram unidos e acumulados pelos locais que passaram e foram atribuídos a Hermes Trismegisto, que seria um mestre em filosofia, magia, alquimia, numerologia e muitas outras artes com muitos escritos, alguns que segundo a história se perderam com quando a biblioteca de Alexandria pegou fogo.


Mas segundo a história Hermes Trismegistro viveu 200 anos e passou toda sua sabedoria aos homens e depois de morrer foi cultuado como Toth no Egito e como Hermes na Grécia.

Mais se tem textos alquímicos porque não se fala de Pedra Filosofal, Elixir da vida eterna e Fullmetal Alchemist ?

Simples, porque a alquimia na verdade é a alquimia interna, onde o objetivo é apenas melhorar como ser humano.
Apesar disso os textos Herméticos tratavam de muitos outros assuntos.


Promethea
Acho interessante vocês verem também a representação de Hermes Trismegistro em Promethea, uma série de quadrinhos com muito ocultismo criada por Alan Moore.


Por hora é só isso, depois vou falar sobre a Tábua de Esmeralda e do Corpus Hermeticum.

3 comentários :

  1. Quais são os registros históricos que afirmam que Hermes Trismegisto viveu 200 anos e depois de morrer foi cultuado como Toth no Egito e como Hermes na Grécia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Segundo a história", é no sentido da história que contam sobre ele, não fatos históricos.

      Excluir
  2. MARAVILHOSO. ADORO ESSE HOMEM.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.