Cabeçalho 2

sábado, 24 de setembro de 2011

Estudo Sobre Hermetismo - Corpus Hermeticum

Já falamos de Hermes Trismegisto agora é a hora de falar sobre as obras que foram atribuídas a ele.

O Corpus Hermeticum não é um texto mais sim um conjunto de textos, lá Hermes Trismegisto fala em primeira pessoa e fala de diversos assuntos como a criação, o pensamento, a palavra e seu poder e outros assuntos, alguns compartilhados nas linhas abaixo.

Hermes TrismegistoLá ele conta seu encontro com com uma entidade que se apresenta como Poimandres, que alguns dizem ser seu SAG (Sagrado Anjo Guardião) ou o Deus interno que cada um tem dentro de si esperando para despertar, algumas vezes ele é denominado de "A Mente".

Ele conta segredos ocultos a Trimegisto que segundo ele estavam ocultos até então.

Desde o começo já vemos lições importantes, como escutar a si mesmo e o valor do conhecimento.

Podemos ver as ligações com a cultura grega aparentes como por exemplo uma parte da qual cita que no início as criaturas eram bissexuadas, eram unidas uma com as outras depois se "afrouxaram" pela vontade de Deus e assim se originaram os machos e fêmeas.
Na mitologia grega os homens e mulheres eram unidos, mas foram separados pelos raios de Zeus, pois estavam se achando superiores aos deuses.

Outro fato interessante é a escala de evolução do homem, em etapas contadas por planetas, astrologia aplicada, como podemos ver na imagem e na roupa de Hermes três vezes grande.

Depois de Hermes receber todas essas informações, saiu para pregar a todos homens que fossem dignos de aprender esses segredos ocultos.

Conselhos inestimáveis para ocultistas como: "Uma das principais regras que deve ser seguida no indivíduo que busca uma iluminação interna é a de não tentar impor os seus pontos de vista ou modelos prévios numa experiência que está em desenvolvimento."

A tradução atual que temos foi feita na renascença por Marsilio Ficino, um filosofo que traduziu outras importantes obras como as de Platão.

O Corpus Hermeticum segundo alguns se trata de um texto iniciático, ou seja não parece ser exatamente o que é e apenas quem dispõe de certo conhecimento vai extrair todo ou quase todo conteúdo do texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.