Cabeçalho 2

sábado, 13 de agosto de 2011

Hécate

 hécate lucifera mitologia deusa tríplice morteHoje é 13 de Agosto dia do festival para Hécate.

Ela é uma deusa muito relacionada a magia e rituais, algumas vezes com o lado noturno, negro e da morte, embora com o tempo sua representação e significados acabaram são muito amplos.
Também é fortemente conhecida como a deusa tríplice  a Virgem, a Mãe e a Senhora em simbologia com o tempo, alguma vezes em conjunto com Ártemis e Deméter ou com Perséfone.
Outras vezes também representada como Donzela e não Mãe, mas ainda alusão as fases mais importante da vida da mulher.


A origem do nome Hécate gera dúvida até hoje, para alguns pode até vir da língua egípcia como Hekat, que significa "Toda Vontade".

Podemos ainda ver várias outras deusas com a mesmos atributos, tanto para os Egípcios, Gregos, Celtas e Romanos.
Ela também é a deusa das encruzilhadas e deusa das bruxas, corresponde a tantas coisas devido as pessoas e o tempo que fizeram a percepção em relação a ela mudar, isso ocorre mais do que se pensa, por exemplo vários deuses pagãos foram transformados em demônios pelos cristãos na passado.
Ou seja a deusa acaba por representar e ser vista de diversas formas, então não estranhe se você ver versões diferentes das que você leu ou em outro lugar, deuses são como Deus, cada um vê do modo que quiser ou entender, ainda mais uma deusa com aspecto tão amplo acaba pro ser entendida de diversas formas e procurada para diversos objetivos, por exemplo, para alguns ela não representa a morte, uma visão teria sido criada pelos colonizadores, e hoje é vista como a morte no sentido de renovação.

Ela é também é conhecida como:

  • Aquela que fica a frente do portão
  • Deusa da Noite
  • Deusa Tlíplice.
  • Deusa das Encruzilhadas (de 3 caminhos)
  • Rainha das Bruxas
  • Rainha dos Mortos

Templo de Hécate
Um dos poucos templos encontrados
Uma das coisas que fazem ela ser uma deusa tão misteriosa ou mal compreendida é que não existem muitas informações dela em relação a Grécia, pois poucos templos foram encontrados e boa parte das suas representações são romanas, para quem não sabe quase todo deus grego tem uma representação romana.
Reza a lenda também que colocam estátuas com 3 faces dela  nas estradas de 3 caminhos, uma face para cada caminho.


Como foi dito acima seu festival ocorria no dia 13 de Agosto, mas também haviam comemorações dia 30 de Novembro.
Em Roma todo dia 29 era dedicado a ela, onde ela era chamada de Trivia, nome com relação a trindade.

Dizem que a mariposa é o sinal de Hécate, fique atento(a) caso ver uma.


Conheça também o Dicionário de Mitologia.

14 comentários :

  1. Salve Hécate!
    Abençoado Seja Yuri p/essa homenagem à Deusa Dos Caminhos!
    A "dica" no final é maravilhosa, pois a Mariposa tanto representa a presença de Hécate quanto é mensageira da confirmação de algum pedido.
    Queridas Mariposas sintam-se sempre bem vindas!
    Desejo que a Tocha de Hécate ilumine sempre seu caminho!

    ResponderExcluir
  2. Agora mesmo vim pesquisar sobre mariposas, já que eu as temo, acabei de ver um ela parou do meu lado e eu mentalizei:"Por favor não se aproxime, eu tenho medo de você!" Mas aconteceu o seguinte, eu lembrei que elas tinham um significado oculto e como um mago eu não poderia mata-la e muito menos fugir dela, na mesma hora a "filha da mãe" voou em minha direção e eu mesmo com medo não corri dela, ela pousou eu minha perna eu a olhei e levantei lentamente, e ela saiu voando... Incrivel! Mesmo com medo eu reconheço a beleza de seu fractal em suas asas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho medo também, essa semana apareceu uma no meu quarto, ela voava pelo quarto eu tentei espantada com uma toalha, mas ela não saiu. Voou pra traz do guarda roupa e não saiu mais.

      Excluir
  3. Ah que bom que você não a matou!
    Nós so temos medo por que na maior parte das vezes não conhecemos!

    ResponderExcluir
  4. Eu queria pergunta uma coisa como a mitologia foi criada e tem tantas ligaçoes e comfirmaçoes que nem parece que nuca existio eu acho que em eras passadas existio criaturas superiores a nós e por isso hj nos indolatramos elas a historia da mitologia e tao complexa e difico de ser criada por isso eu acho que a mitologia Realmente ja existiu

    Agora Se ela nuca Existio Quem em mente tao complexa ia se capaz de criala isso é realmente dificio de sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem seu ponto de vista sobre isso, mas existem provas arqueológicas que provam que não surgiu do nada, certos deuses começaram a ser cultuados e aos poucos foram mudando e se tornaram outros, algumas culturas pegavam deuses de outras e por ai vai.

      Mas os deuses geralmente são formas de representar aspectos ou necessidades comuns dos humanos.

      "Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros." Joseph Campbell

      Excluir
  5. Yuri,

    Foi mencionado que a mariposa, é o sinal de Hécate. Aqui no RS, várias pessoas tem o costume de chamar as mariposas de bruxas. É provável que tenha alguma relação. Não acha?

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu estou bestificado, fiz um feitiço pedindo ajuda de hecate há umas 3 horas e deixei uma vela acesa no meu quarto. Quando entrei agora havia uma mariposa enorme no lustre, dessas tipo mariposa bruxa. Tomei um baita de um susto pois ela tinha olhos imensos desenhados nas asas. Consegui pegar ela com um pote e pus pra fora...
    Vim pesquisar o significado de mariposa e agora descobri. Tenho certeza que hecate me atendeu!

    ResponderExcluir
  7. Por qual motivo Hécate é smpre representada com 3 cabeças, ou até mesmo um cão de três cabeças.
    Qual o significado.

    ResponderExcluir
  8. Que interessante. Eu não sabia que mariposas eram ligadas à Hécate. Há muitos anos atrás, eu estava sentada com a minha família na varanda de casa, e uma mariposa estava sobrevoando. Eu sempre tive medo de insetos, mas ela não me assustou. Um tempo depois, a perdi de vista. Quando reparei, minha família estava olhando pra mim e rindo. A mariposa pousou no alto da minha cabeça, e ficou abrindo e fechando as asas. Depois de um tempo, simplesmente voou e foi embora. Será que tem a ver com a ligação que eu sinto com Hécate?

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me explicar pq eu tenho tanto medo de mariposas (bruxas) e até borboletas? Nao é por desconhecer, mas sempre que eu as vejo sinto que vão pousar em mim, principalmente no meu rosto e cabeça (ou grudar nos cabelos). E sempre, sempre elas me dão susto! Por exemplo: esse ano estava procurando uma tomada na casa de uma amiga pra carregar o celular e quando cheguei perto (na altura do pescoço) da tomada que vi, quando tava quase encostando é que vi que era uma mariposa gigante! Saí correndo! Elas sempre me encontram... todo ano, algumas vezes por ano.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.