Cabeçalho 2

terça-feira, 5 de julho de 2011

Os Perpétuos

os sem fim os perpétuos sandman endless
Os Perpétuos surgiram nas histórias em quadrinhos de Sandman, uma das obras primas de Neil Gaiman.
Também conhecidos como "Os sem fim", não é possível definir exatamente quando eles começaram a existir, algumas vezes eles aparentam ser forças da natureza, outras resultado de condições humanas, porém depois podemos ver que eles são resultados das condições da vida de qualquer outro ser vivo inclusive fora da terra.

Os Perpétuos são 7 e seus nomes são Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.
Em inglês seus nomes são Destiny, Death, Dream, Destruction, Desire, Despair, Delirium/Delight, sim todos com a letra D no começo.

Cada um deles tem funções em relação aos seres vivos e possivelmente em relação ao universo e se tratam de certa forma como uma família.

Ao mesmo tempo que são condições da existência humana, são personificações dos seus nomes, são semelhantes a deuses, mas somos avisados na história que não são.
Os perpétuos também parecem muito com pessoas, até podemos dar o exemplo de Sandman que tem até um filho.
Algumas pistas são dadas em relação ao que eles são no decorrer da saga, como por exemplo quando Sonho diz que "Vida" é um modo estranho de descrever a existência deles.


Possivelmente a ordem de surgimento deles tem relação com o surgimento do universo.
Cada um deles tem um domínio, uma espécie de dimensão moldada a gosto deles.


Algumas informações de cada um dos perpétuos, na ordem de idade ou surgimento:

Destino: Destino aparenta ser um homem cego, usa uma túnica e fica acorrentado a um livro, sempre aparenta estar sério, ele parece ser o mais responsável dos perpétuos, ele sabe de todos os eventos que ocorrem ou vão ocorrer e seu livro contém tudo que ocorreu e vai ocorrer na existência do universo, ele deixa a impressão de ser uma espécie de líder da família, embora não assuma esse papel.
Neil Gaiman o retratou como de forma que ele lembre um magista e seu grimorium.
Também aparece na série Livros de Magia de Neil Gaiman.

Morte: Morte é uma das personagens que mais chama a atenção e que possívelmente foi quem fez mais sucesso depois de Sonho.
Ela lembra uma garota jovem e gótica, alegre, inteligente e sexy, que de certo modo retrata a morte como algo bom, da qual renova o mundo, em um dos capítulos é apresentada a importância da morte mostrando um homem no final de sua vida sofrendo muito e depois ficando meio que liberto das suas dores depois de morrer.
Ela usa um Ankh símbolo egípcio da vida, o que não é nada irônico pois ela também tem a função de dar a vida para os recém nascidos.
Também aparece na série Livros de Magia de Neil Gaiman e tem um post sobre ela aqui.

Sonho: Para que eu vou escrever uma descrição dele sendo que ele tem uma postagem completa sobre ele?
Para ver a postagem completa sobre o senhor dos sonhos clique aqui.

Destruição: Ele aparace poucas vezes na série, e parece que abandonou seu "cargo", é difícil saber a "função" de Destruição, ou se ele assume alguma ainda.
Aparenta ser um homem forte e de barba, é bem diferente dos irmãos sendo bem humano, usa uma espada, parecendo um cavaleiro ou aventureiro.
Tem um cão falante como companheiro.

Desejo: Desejo parecer não ter sexo definido, é pálido(a) e meio que rival de Sonho.
Ele(a) é gêmeo de desespero, mas aparenta ter mais idade, com trajes estranhos.

Desespero: Apesar de parecer um lutador de sumô, desespero é mulher, gorda, de pele pálida como maior parte de seus irmãos, tem manias masoquistas, pois se rasga com um anel com um pequeno gancho.
Aparentemente essa é uma segunda encarnação de Desespero, não sendo dita na série como ela morreu na primeira vez, isso deixa claro que os perpétuos podem ser destruídos, embora isso foi demonstrado mais de uma vez na série.

Delírio/Delirium-Deleite: Delírio não possui forma definida, suas roupas, sua aparência tudo mais nela muda, apenas as cores dos olhos se mantém fixas, porém possui um verde e outro azul.
Na maior parte das vezes fala coisas sem nexo, parecendo ser louca.
Ela no passado já foi Deleite, mas não existem muitas informações em relação a isso, apenas que mudou por conta própria.

Apesar de não possuir uma série própria deles, ficaram na memória de quem os viu na série de Sandman.

Podemos ver que eles lembram algumas cartas do tarot, o número 7  é um número muito místico também, e ainda estão cheios de mensagens ocultas já que Neil Gaiman  um dos mestres dos quadrinhos é o seu criador.

Desctrution Destruição
Destruição
Destiny Destino
Destino
Sonho Dream
Sonho
Death Morte
Morte
Desejo Desire
Desejo
Despair Desespero
Desespero
Delírio Delirium
Delírio











8 comentários :

  1. Esqueceu de dizer que Delírio já foi Deleite...

    Onde mostra que a Morte dá vida a recém nascidos?? O que eu tô lembrado é dela tirando a vida de um...

    Sem contar que, se não me engano foi o Destruição quem disse isso, a "função" dos Perpétuos seriam os opostos deles, como Morte/Vida, Sonho/Razão...

    \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Canoção de Orfeu, quando o filho de Sonho na segunda parte chora per Euridice e cogita pular do penhasco, Destruição aparece e conversa com ele, de usa maneira debochada. Diz que ele poderia visitar sua tia Teleute, a Morte, para falar de Euridice e nesse momento ele dá 3 opções para tanto:"Você pode morrer, mas nao teria muito tempo para falar com ela. Você poderia nascer, mas nao sei porque voces nunca se lembram desta conversa com ela ou... você poderia ir a casa dela...". Dado isso, trazer à vida seria também um momento junto com a Morte, o momento de transição.

      Excluir
  2. Coloquei lá sobre ela ter sido Deleite, tinha pensado que tinha colocado, valeu perceber.

    Bom faz um tempinho que li a obra não lembro exatamente em qual parte nem capítulo fala sobre a Morte dar a vida aos recém nascidos, mas vou ver se encontro, se eu não me engano destruição que fala isso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!!
      Em Canção de Orfeu, quando o filho de Sonho na segunda parte chora per Euridice e cogita pular do penhasco, Destruição aparece e conversa com ele, de usa maneira debochada. Diz que ele poderia visitar sua tia Teleute, a Morte, para falar de Euridice e nesse momento ele dá 3 opções para tanto:"Você pode morrer, mas nao teria muito tempo para falar com ela. Você poderia nascer, mas nao sei porque voces nunca se lembram desta conversa com ela ou... você poderia ir a casa dela...". Dado isso, trazer à vida seria também um momento junto com a Morte, o momento de transição.

      Excluir
  3. Sim a morte recebe e faz uma visita aos bebes, creio que é mais falado em um dos dois extras da morte.
    e o destruição, embora ele seja chamado assim. na verdade ele é a "inovação" pois só pode-se destruir algo, criando algo novo. porem ele se aposenta pois ele repara que embora ele seja o arquetipo dessa essência, ele não precisa "trabalhar" para que novas coisas se criem e outras se acabem.

    ResponderExcluir
  4. Lembrou um pouco os homunculos do Fullmetal Alchemist

    ResponderExcluir
  5. Um mangá que trata de assuntos como magia mesmo que de forma secundária é o do Berserk, muito interessante mas muito sanguinário também, hehe. Trata também de assuntos como a sombra das religiões e questiona o que é luz e sombra num mundo medieval.

    ResponderExcluir
  6. Kkk o Destruição lembra muito Finn (de hora de aventura). Será que foi inspirado nele?!?!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.