
O pouco que sei é que as bases que temos infelizmente ainda são distantes, muita gente usa a cultura de outros países para as práticas relacionadas sendo que a nossa é muito rica e acredito que até mais.
O xamanismo é muito forte no Brasil, data de 6 mil anos atrás e é sistema complexo e muito poderoso principalmente na cura, estamos falando do Xamanismo dos Guaranis e de outros povos, embora seja mais conhecido como Pajelança do que como Xamanismo.
Boa parte dos rituais tem relação com espíritos ancestrais que se comunicam com o Pajé através de diversos métodos, entre eles o uso de cânticos e danças.
Como outros sistemas de xamanismo o que se aprende é passado do mestre ao aluno sem nada escrito.
Outro fato interessante é que para ser Pajé geralmente deve ser médium ou ter alguma qualidade psíquica.
Para eles qualquer problema físico tem relação ao espiritual, o que é pura verdade, embora acreditem nisso o uso de plantas é muito comum para as curas, algumas vezes os pajés utilizam a ajuda dos espíritos para saber qual é a planta que deve ser usada em determinado caso.
Boa parte das ferramentas usadas são tambores, chocalhos, defumadores e amuletos.
Os habilidades do Pajé também podem ser usados para fins "ruins", em casos de guerras entre tribos por exemplo.
Atualmente os "serviços" dos pajés não se restringem apenas a membros de sua tribo, existem pajés que sozinhos mostraram a capacidade curativa de vários tipos de plantas que as pessoas de foras como especialistas não sabiam a utilidade.
Infelizmente o potencial desse tipo de xamanismo não é muito explorado, devido o caso que os conhecimentos não são passados para qualquer um, isso faz com que muitos interessados pulem para o xamanismo norte americano.
O texto é pequeno, mas sei que faltam textos que falem um pouco do xamanismo no Brasil, mesmo que nossa informação seja pouca, o que eu acho feio é falarem de xamanismo e colocarem fotos de índios norte americanos de trancinhas!
Vocês podem confirmar o que eu estou falando quando vocês escrevem sobre xamanismo e encontram apenas imagens de índios norte americanos, isso é no mínimo constrangedor e vergonhoso.
Vamos tentar mudar essa visão!
Vamos tentar mudar essa visão!