Cabeçalho 2

domingo, 6 de julho de 2014

Série Constantine - Primeiro Episódio

Quando o blog estava começando e fiz o texto O que tem de ocultista o filme Constantine (péssimo titulo eu sei), esse foi um dos textos que na época me ajudou a alavancar um pouco blog, por causa disso fiquei animado ao saber que iria sair uma série do John Constantine baseada nos quadrinhos de sucesso, mas não fazia ideia que ia ter a oportunidade tão cedo, o lançamento da série aparentemente estava previsto para setembro, porém ocorreu do episódio piloto "vazar" e tive a oportunidade de falar da série mais cedo.

Antes de mostrar algumas referências ocultistas e simbólicas do episódio, é interessante fazer alguns comentários sobre a produção em si.

Uma das coisas que foram comentadas antes da produção, foi que tudo seria baseado nos quadrinhos, isso animou muito os fãs e como sempre depois decepcionou um pouco mais tarde, nesse piloto, John fuma poucas vezes, quando nos quadrinhos, o cigarro era a marca registrada dele. Algo que também aparentemente chamou  a atenção foi que John continuou com o estilo de "exorcista cristão" que tinha no filme de 2005, apenas no piloto ele faz exorcismo em uma mulher morta, em uma homem e até num fio de alta tensão.

Obviamente isso não é uma reclamação minha, mas apenas um comparativo como forma também de indicar que procurem ler os quadrinhos.

Capa Série Constantine



Então vamos para as referências!

Na abertura vemos uma referência ao filme, o símbolo Enxofre da Perfeição ou Enxofre dos Sábios aparece desenhado no centro da letra T, era o símbolo que ficava tatuado nos braços do John no filme.



O outro símbolo da abertura, foi tirada de uma das capas da HQ que mostra as costas do Constantine tatuadas.

Constantine Tatuagem

A imagem é tirada do Grimório francês Black Pullet, a descrição do símbolo diz:

O talismã e o anel da placa número nove, te servirão para conhecer todos os minerais e vegetais, suas virtudes e propriedades e você possuirá a medicina universal. Não haverá doença que você não possa curar e convalescença que não alcance sucesso. Esculápio, Hipócrates não serão mais que alunos perto de você. Você pronunciará somente estas palavras: Reterrem, Salibat, Cratares, Hisater, e quando você estiver perto de um doente você portará o talismã sobre o estômago e o anel em um colar no pescoço amarrado com uma fita cor de fogo. 

Símbolo 9 - Black Pullet


Para proteger Liv, John manda Chass jogar sal na entrada da porta e desenhar um símbolo, depois ele explica que é o "Olho de Hórus", símbolo egípcio de proteção.
A ideia de vedar entradas com sal não é cópia de Sobrenatural, o sal causa efeitos energéticos fortes em forma de descarrego, então dependendo da energia que tentar passar, o sal pode barrar.

Já o símbolo não é simplesmente o Olho de Hórus, o símbolo também possui 2 símbolos embutidos, a cruz de braços igual e a runa Algizfamosa runa de proteção.



Mais para frente na série, John leva Liv para a cabana do pai dela, vemos um easter egg onde é mostrada a Máscara de Nabu ou Máscara do Senhor Destino, uma das personagens da DC Comics.



Na lousa do local vemos escrito EROM NAHT SIHT, que nada mais é que More Than This escrito ao contrário.
Também existe um simbolo semelhante ao Zoso do Led Zeppelin, de certo uma homenagem aos fãs da banda.

John também cita o termo Scrying como forma de adivinhar coisas que vão ocorrer, porém Scrying não é o termo correto do que Liv faz com o amuleto, Scrying é um método que é feito olhando para objetos enquanto se está em estado alterado de consciência, com a mente trabalhando de forma diferente as imagens se alteram e a pessoa pode ver informações sobre o futuro, presente ou passado.

O demônio Furcifer nas fontes reais é chamado de Furfur ou Furtur, o 34º dos demônios da Goétia.

"Furfur (também pronunciado como Furtur) é o Poderoso Grande Fidalgo do inferno e tem vinte e nove legiões de demônios sob seu comando. Ele é um mentiroso, a não ser que seja obrigado a entrar num triângulo mágico onde ele somente dá respostas verdadeiras para cada pergunta, falando com uma voz grossa ...cria tempestades, trovões, raios..."

Furfur em Dictionnaire Infernal
Gravura de Furfur do Dictionnaire Infernal de Collin de Plancy

O selo pintado dentro do círculo criado por John é o selo de Furfur:

Selo de Furfur


Clique aqui, para ver o artigo do segundo episódio da série.

28 comentários :

  1. Oi Tudo bem?
    Eu gostaria de perguntar se a Estrela de Davi tem algum significado no ocultismo. Sei que isso não tem nada a ver com o tema descrito acima e me desculpe por isso. Outra duvida da qual possuo é se o ocultismo é dividido em religiões.
    Olha adorei o seu blog.
    Você esta de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrela de davi não tem exatamente não, pois é o símbolo de Israel, já o hexagrama dentro da literatura ocultista tem muitos significados, vai depender onde ele apresente.

      O ocultismo não é dividido em religiões, mas muitas vezes, ele pode pegar conhecimento delas.

      Obrigado!

      Excluir
    2. O selo de salmão tem

      Excluir
    3. Olá me chamo Yuri Pereira sou ocultista de quinto gral e bruxo curso o sexto ano em uma escola de magia.
      Estudei sobre o hexagrama e a estrela de rei Salomão são diferentes como você disse um e o símbolo de Israel há o outro é um símbolo de proteção e magia para invocações.

      Excluir
  2. Boa noite, gostaria de saber se tem um grupo do site no facebook, e se não tem, seria uma boa criar, para discutir duvidas, interesses e tals ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talles, infelizmente não existe grupo, pois já existem milhares de grupos pelo Facebook, fora isso, o tempo, dedicação e paciência não são coisas que tenho, porém, se um dia acontecer eu vou fazer um convite aqui no blog para todos entrarem!

      Abs

      Excluir
  3. Oi Paulo!

    Eu já encomendei a minha esses dias, a primeira edição já esta aqui comigo, fiquei muito feliz com essa novidade, espero que a Panini publique todas as edições, e quem sabe mais na frente publique que nem a edição "The Invisibles - Omnibus", Se conseguir mais para frente vou fazer um especial de The Invisibles também aqui!

    Obrigado pelos elogios e vamos levando o treino para frente o/

    Abs

    ResponderExcluir
  4. As palavras ao contrario deve ser referencia a Zatana.

    ResponderExcluir
  5. Yuri, a série tem mesmo muitas ligações úteis, inclusive (ao que me parece) ainda mais que no filme do Reeves.
    Curti muito quando o elmo de Naboo (lorde da Ordem) apareceu, aos poucos vamos torcendo pra ver personagens importantes na mitologia DC/Vertigo e que se encaixariam no arco do John.
    Ah, tambem achei que as palavras ao contrário poderiam se referir à Zatanna ou Zatara.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wendel! É, pelo jeito é uma referência a Zatanna mesmo! Com certeza virão novas referências a ver com a DC e Vertigo.


      Abs

      Excluir
  6. Olá! Eu sou um homem da ciência, então você pode me considerar um ateu, mas eu gosto mt de ocultismo, apesar de não acreditar, eu gosto mt, e é por isso que eu estou aqui, quero perguntar, você realmente acredita nisso tudo? Apesar das provas científicas que existem? Se sim, tem como você me provar que isso tudo é verdade? Deus, Paraíso e Inferno, tem como você me provar que isso tudo é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única pessoa que pode provar pra você se algo é verdadeiro ou não é você mesmo, não vai ser alguém num blog que você nem conhece que vai fazer você acreditar em algo.

      Mas se eu fosse você eu buscaria tentar arrumar um meio de testar e provar pra você mesmo, pois no fundo, pra existir essa preocupação por provas você não está satisfeito com algo.

      Abs

      Excluir
    2. Na verdade acho que não existe ateus, por que você sempre acredita em algo, diria que são agnósticos.. mas e apenas opinião minha !
      Yuri ta de parabéns !!

      Excluir
  7. Achei estranho q algo na serie parecia ter origem real, aquela parte q ele segura a garota no trem vindo, o q vc diz dela o q quis dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série não tem nada de real. Aquilo tudo ocorre por ela também ver o mundo espiritual, provavelmente a imagem do trem é um resquício no plano astral ou foi uma ilusão feita pelo próprio John.

      Excluir
  8. O q vc quis dizer com a frase do Constantine: "a energia psíquica esta ao nosso redor, como uma network."?
    Pq é interessante?

    ResponderExcluir
  9. Sobre a bilocação, ate q ponto isso é fé? Ou ocultismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fé, se o fenômeno for possível, por mais que ela tenha fé, ela não vai conseguir. Ocultismo é o estudo das coisas ocultas aos olhos do homem, então não dá pra falar que algo "é ocultismo".

      Excluir
  10. Por que o John pintou o símbolo do Furfur

    ResponderExcluir
  11. O que significa blugueria? (Não sei como escreve) você sabe o significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eles falam na série é "La Brujería", em um dos textos da série eu falo sobre, dá uma procurada.

      Abs

      Excluir
  12. Yuri, parabéns por sempre responder os comentários.
    Cara a série vai voltar? Não vai? A aparição em Flesh deu uma animada, mas...

    Sobre o ocultismo tenho sempre interesse mas não tenho boas fontes de pesquisa. Pode indicar alguma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, infelizmente não vai voltar não.
      Sobre estudar, procura a aba de livros e começa por eles, já é um começo.

      Abs

      Excluir
  13. Oi, não sei se viu, mas na abertura agora, no nome "Constantine" tem uma espécie de "foice" invertida com um risco na horizontal, procurei e não achei nenhum significado, você saberia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, já faz 2 anos, eu não lembro, se puder tirar um print mostrando eu digo.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.