Cabeçalho 2

sábado, 8 de novembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 2

Conforme prometido, vou continuar com as referências sobre a série. Já existe um texto do primeiro episódio que na realidade é o episódio piloto que vazou, e como o primeiro episódio está praticamente igual não fiz um texto para ele. Se você não conferiu o artigo do primeiro episódio é só clicar aqui.

Logo no inicio vemos John fazendo truques com cartas, transformando a Dama de Paus em um Ás de Paus. O nipe de Paus (♣) corresponde ao Fogo elemento que vamos ver com grande frequência nesse episódio.

Quando Chess vai conversar com John, é citada a Capnomancia, que como John diz é adivinhação pela fumaça, geralmente quando se usa desse tipo de adivinhação se joga algum tipo de erva ou até semente no fogo e se estuda o movimento da fumaça e forma que a mesma toma. Isso também mostra como Constantine se mantém financeiramente e banca suas aventuras, na maioria das vezes usando de magia para conseguir dinheiro, essa era uma dúvida que ocorria para quem lia os quadrinhos.

A produção da série surpreendeu bastante nesse episódio com relação aos detalhes, no Forte Sobrenatural, podemos ver entalhado nas prateleiras os símbolos alquímicos dos 4 elementos e também o símbolo de Saturno.




Abaixo vocês podem ver melhor como são os símbolos:


Quando John cita a viagem para Pensilvânia, Chess diz que não pode ir devido ao ocorrido da "Súcubo no trem de carga", para quem não sabe Súcubo é o nome dado pelos antigos para um demônio que atacava pessoas sexualmente enquanto dormiam. Nos dias de hoje o nome é usado ou para definir espíritos ou formas de pensamento  que sugam a energia sexual das pessoas.

Voltando aos símbolos alquímicos em uma cena posterior podemos ver o símbolo alquímico do elemento fogo no brinco da Zed e na carteira de habilitação de John. Mais tarde o símbolo aparece também tatuado nas costas do Constantine.



Quando John vai tentar impedir o pastor que ele acreditava ser o causador dos ataques na mina, ele dá uma vassoura para Zed e diz que para ela se enfurecer-se para rebater todo mal. A vassoura sempre foi relacionada a bruxaria e existem diversas teorias do possível motivo dessa relação, segundo alguns a vassoura era utilidade para aplicar um unguento alucinógeno no corpo, para outros era utilidade em rituais para abundância nas colheitas. Atualmente em algumas tradições a vassoura é usada como símbolo de limpeza e expulsão de energias negativas e densas, obviamente a vassoura é feita com plantas específicas,



Na mina o símbolo que Constantine pede para Zed desenhar é o símbolo alquímico da Terra, já mostrado na imagem  no começo do artigo.

Símbolo Alquímico da Terra


John explica a Zed que os seres que estavam causando mortes nas minas eram chamados de "Coblynal", fantasmas de mineiros mortos que tentavam avisar os mineiros vivos de perigos. Na realidade as lendas se referem a uma espécie de gnomo que além de viver em minas se veste como mineiro.

Coblynal






















Aguardem que na próxima semana postarei o artigo do próximo episódio onde o Papa Midnite aparece!

11 comentários :

  1. Boa explicação. Tem mais uma coisa que eles mencionam que achei bastante curioso. A tal de Armadura/Couraça de São Patrício, que procurando, vi se tratar de uma oração. Sabe algo além disso?
    E quanto a série em si, acho que pode melhorar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu procurei a tradução dessa oração, mas não achei nada, se interessar tá aqui ela conforme veio na legenda:

      "Et separabunt traductionem alicuius, et omnes Satanae in votis pacta. Spiritualia, et animam vinculo, et opera Satanae"

      Se eu descobrir algo sobre isso, vou atualizar o texto.

      Obrigado pelo comentário!
      Abs

      Excluir
    2. "Et separabunt traductionem alicuius, et omnes Satanae in votis pacta. Spiritualia, et animam vinculo, et opera Satanae"

      Essa oração é um exorcismo

      Excluir
    3. não,é para proteção

      Excluir
    4. proteção nao e para exorcismo
      "Et separabunt traductionem alicuius, et omnes Satanae in votis pacta. Spiritualia, et animam vinculo, et opera Satanae"


      " E eu vou cortar a transmissão de qualquer e todos os de Satanás, o voto de um compacto . As coisas espirituais ea vida da obrigação , e a obra de Satanás "

      Excluir
  2. no terceiro ep aparecem os selos de goétia de Bael, Agares, Semigina e marbas. Interessante a serie dar uma atenção a Goétia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou falar um pouco no próximo texto desse capítulo.

      Excluir
  3. Nossa, eu nunca tinha sacado tanto essas referências.

    Agora não consigo mais assistir a série sem ficar procurando referência ocultista!

    Obrigada pelo post Yuri, adoro seu blog, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! É isso ai, sempre temos que ver nas entrelinhas!
      Obrigado! Beijos!

      Excluir
  4. Yuri você disse que não avia achado a tradução do "Et separabunt traductionem alicuius, et omnes Satanae in votis pacta. Spiritualia, et animam vinculo, et opera Satanae" é pq esta escrito em latim antigo a tradução dela é
    "E eu vou cortar a transmissão de todo e qualquer de Satanás, o voto de um compacto. As coisas espirituais, e as vidas dos prisioneiros, e a obra de Satanás"
    Precisando to ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcus, mas eu queria dizer que a tradução do Google sai meio estranha entendeu?

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.