Cabeçalho 2

domingo, 11 de setembro de 2011

As Portas da Percepção: William Blake, Aldous Huxley e Jim Morrison

Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito. (William Blake)


William BlakeEssa frase é uma das que mesmo quando eu estiver velhinho, com uns 120 anos vou lembrar claramente.
Uma frase que é enigmática para alguns e para outros algo simples demais.

Essa famosa frase foi citada por William Blake, e ficou mais conhecida ainda depois que o escritor inglês Aldous Huxley fez um livro com essa citação em 1954 chamado "The Doors of Perception" (As Portas da Percepção), da qual se eu não me engano a frase está escrita bem grande nas primeiras páginas do livro.
Um pouco mais tarde a frase se torna mais famosa ainda, devido a uma banda adotar o nome The Doors, uma banda de rock que se tornou revolucionária em sua época, com o vocalista Jim Morrison.

Agora vamos por partes, a frase se refere a percepção que não temos do universo e do modo como nós o vemos, William Blake era pintor e suas obras mostravam seu modo de ver o mundo, uma percepção diferente da "comum", outra coisa referente a ele é que ele diferente das outras pessoas via a os problemas que a sociedade tinha em termos de desigualdade

 Aldous HuxleyJá o livro "As Portas da Percepção" é um livro da qual Aldous Huxley fez baseado na ideia de que o cérebro filtra o que vemos, fazendo com que deixemos passar muitas informações.
Essa ideia é chamada por alguns ocultistas de "O véu de Maya", da qual o universo tem ou é uma Ilusão.
Aldous acreditava que esse processo de filtragem poderia ser reduzido com o uso de drogas, seu livro mostra os testes com as drogas e o que cada uma fazia ele sentir/perceber.
Entre as drogas estavam Mescalina, LSD, psilocibina entre outras. A mescalina vem do Cacto Peiote, da qual Carlos Castaneda disse fazer uso, se quiser ler uma postagem sobre ele, clique aqui.

Além disso ele tentou também induzir isso de outras formas como se isolar e fazer jejuns por exemplo.

Jim MorrisonJá a banda recebeu esse nome porque Jim Morrison gostava da frase e do livro e também usava drogas, o que levou ele ter diversos problemas e foi a possível causa da sua morte.
Mas isso ai tudo foi para vocês terem uma pequena ideia da frase em si e sua "importância", além da diversidade de conceitos...
Com o tempo foi possível perceber que o uso de drogas realmente pode abrir certas portas, porém existem outras formas, como a famosa meditação.
E são poucos que sabem usar as drogas de modo correto, a maioria são Xamãs, que são preparados toda a vida para usarem essas ferramentas.


Obs: Existem outras versões da frase, mas usei essa por parecer ser a mais confiável.

6 comentários :

  1. Deve-se erguer o véu aos poucos e abrir a porta delicadamente, senão...
    Sua música "preferida" é ótima p/acompanhar no processo.
    Gostei D+

    ResponderExcluir
  2. essa página estava redirecionando para um endereço (http://search.4shared.com/q/1) no meu pc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de resolver, era que eu tinha deixado um player pra tocar a música "Light My Fire" que era do 4Shared, deu algum problema e ele ficou redirecionando.

      Muito obrigado pelo aviso!

      Excluir
  3. Já li q William Blake era Psquiatra ou Psicólogo britânico.

    ResponderExcluir
  4. Já li este ensaio na internet. Seitas tibetanas, musicos de vanguarda com La Monte Yong. Este tinha ligação com Zen-Budismo. Influência crucial para a musica de Lou Reed (The Velvet Underground). - Marcio Silva de Almeida/Joinville-SC

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.