Cabeçalho 2

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hellboy

Hellboy com seu Crucifixo
Quando se trata de ocultismo em histórias em quadrinhos Hellboy é um dos que ficam no topo da lista.
Hellboy diferente de Hellblazer explora um lado totalmente diferente, em volta do tema de Nazismo e Ocultismo e lendas de várias culturas do mundo.

A grande Obra de Mike Mignola.

Segundo lendas não muito fantasiosas, falando sobre o mundo real e não o dos quadrinhos, Hitler acreditava em magia e ocultismo e influênciava a promover pesquisar sobre isso, na verdade não existem muitas dúvidas, Hitler fez parte da sociedade Thule uma sociedade ocultista secreta, que em breve vai receber uma postagem aqui, parte desses fatos são explorados em Hellboy.
Desenho de Hellboy
Além disso outro personagem que faz parte da trama é o Monge Rasputin da qual na história evoca Hellboy ainda pequeno e que realmente existiu na vida real.

A história de Hellboy começa no fim da segunda guerra mundial, quando monge Hasputin tenta evocar Anung un Rama, para trazer o Apocalipse na terra.
Porém Anung un Rama é encontrado pelo professor Trevor Bruttenholm que fazia parte do exercito dos aliados.
HellboyPor Anung un Rama  não parecer trazer ameaças mesmo por ser uma espécie de bebê com traços demôniacos, o Professor trevor resolve adotá-lo, por parecer um dêmonio ganhou o nome de Hellboy (Garoto do Inferno no inglês).

Estava começando ai a história de um dos maiores personagens dos quadrinhos que só ficou conhecido no Brasil por causa dos seus 2 filmes dirigidos por Guilhermo Del Touro e o terceiro filme que ainda estamos a espera.
Depois de crescer Hellboy entra para a ( Bureal de Pesquisa e Defesa Paranormal) uma agência ultra secreta do governo dos Estados Unidos, onde recebe missões de todo tipo e luta contra diversos tipos de vilões.

Em todas histórias podemos encontrar fatos interessantes, desde lendas de vários locais do mundo, até pedaços de informações reais como as pesquisas e testes que os nazistas faziam com pessoas e magia.
HellboyHellboy possui muito conhecimento sobre lendas, ocultismo, magia e história em si, ele chegou a idade adulta muito rápido porém não envelhece como nós, além de possuir força sobre-humana e um dos braços em forma de manopla que seria a chave para trazer a apocalipse ao mundo.

Abe Sapien


Teve muitos parceiros entre eles Liz Sherman, mulher humana com poderemos pirocinéticos da qual ele ama e Abe Sapien um homem anfíbio com muitas habilidades psíquicas e um intelecto muito grande.

Isso é um pouco de Hellboy, que também é chamado de vermelho(devido a sua cor), ou HB para os íntimos.
Uma das coisa que marcam os quadrinhos de Hellboy é a arte que mostra desenhos sem muitos detalhes e ao mesmo tempo muito bons, marca registrada de Mike Mignola.
Hellboy é um personagem até que meio novo comparado a alguns que encontramos, surgiu por volta de 1991.
No filme foi muito bem interpretado por Ron Perlman.

Acredito que quem quiser ler Hellboy vai encontrar com facilidade na internet, mesmo que eu não tenha passado a ideia Hellboy é um herói as vezes muito cômico sempre com seus bordões: "Coméquie?" "Filho dá..."  e o sempre dito nas horas de apuros "Cacete"e também uma mania precoce de dar apelidos aos seus inimigos.
Hellboy
E se quiser saber algumas curiosidades sobre o filme clique aqui.

4 comentários :

  1. Adoro Hellboy! *---*
    É um filme bem interessante com referência ocultistas. Sobre Rasputin.... bom não temos boas referências a cerca desse suposto "santo" russo. Eu particularmente pelas coisas que li, e pela minha intuição prefiro me manter longe dele rs xD
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda não consegui descobrir se o que dizem sobre o Monge Rasputim é verdade ou não, no futuro vou comprar alguns livros sobre ele, xamanismo e magia eslava e se eu conseguir informações precisas eu posto aqui.

      Excluir
  2. Só uma coisa , essa descrição é bem baseada no filme .....

    Nos quadrinhos a ideia é:

    Deus criou o mundo e depois criou ajudantes("Anjos")(ou melhor espíritos elevados )para fazer a criação , um desses anjos(Anum) com o fogo sagrado, criou o Dragão Ogdru Jahad , que é sete e uno . Porem este não estava vivo percebendo a criaçã outros anjos se juntarão e tentando dar vida ao Dragão. Porém o Dragão não acordou , porém quando veio a noite o Ogdru Jahad acordou e deu vida a 369 "filhos" (Ogdru Hem) ( Gigantes formas de vidas no mínimo grotescas ) ( que eram as primeiras formas de vida da terra ).... Vendo essas aberações os anjos entraram em guerra contra eles e matarão ou botaram para dormir todos , se não a grande maioria. Vendo o que sua criação fez, Anum aprisionou o Ogdru Jahad e mandou ele e sua prisão para o espaço , o mais longe que podia( Ou abismo , que seria uma parte sem nada do espaço). Os outros Anjos não acreditando mais em Anum destruíram ele salvando apenas a sua mão direita... Quando Deus percebeu o que tinha acontecido puniu todos esses espíritos. A única lembrança que ficou deles foi a mão direita da destruição. Nascidos dos espíritos maiores, os espíritos menores , ganharam forma e existência pelas mãos de Deus. Assim nasceu a primeira raça dos homens que habitou o planeta ( os Hyperborianos que residiam em Hyperborea). Essa raça de humanos começou a reverenciar a mão direita da destruição como o seu objeto mais sagrado, e eventualmente colocaram a mão em uma estátua onde ficou por muitos anos. Um dia, quando o povo de hyperborea se tornou corrupto, a estátua se moveu , se levantou e foi em direção a cidade . Lá , a estátua esmagou e destruiu a cidade e seus cidadãos , ficando assim manchada de vermelho. Após isso Hyperborea caiu e com a Era do Gelo , veio a segunda raça dos Homens ( a atual )( a qual nós pertencemos ) .

    A mão direita que Hellboy carrega é a chave para libertar o Dragão ( que ao contrário do primeiro filme mostrou , iria destruir a terra com fogo e teria que ser destruído ou aprisionado outra vez ... ) .

    Abe Sapien é um integrante da nova raça dos Homens ( outro tema bastante recorrente das HQs do universo Hellboy) e ao contrario dos filmes, Abe é uma espécie de segundo Hellboy (Um lutador com atributos sobre humanos ). Porém -Alerta de Spoiler - Abe Sapien ja foi no passado um humano ( como eu e você ) de nome "Langdon Everett Caul" que por algum motivo e meio obscuro se transformou ( sofreu uma mutação ) e se tornou o Abe Sapien - fim do spoiler- .

    Outro tema recorrente são as sociedades secretas :
    Uma delas a Sociedade Oannes que ja se posou de mocinhos ( Caçada Selvagem , A Natureza da Besta ) porém deixam explicito sempre estão em busca de poder e não medirão esforços para consegui-lo ...


    ResponderExcluir
  3. Outro Tema é sempre o fim do mundo anunciado , a vitória dos vilões . E também o surgimento de um novo mundo e de uma nova raça de homens das cinzas do antigo Mundo...

    Realmente a história dos quadrinhos de Hellboy é além de rica , muito bem detalhada ( A maioria das histórias tem datas e deixam poucas dúvidas quanto a cronologia ...

    Existem muito mais temas e monstros recorrentes , tais como:
    o Noh monkey (macaco de mascara ) - Criatura achada em um vidro (tipo de conserva , ou de animais em formol ) que parece uma espécie de rato , mas que porém tem um rosto semelhante a um de um humano , e esse rosto é totalmente branco - Apareceu na história de um dos personagens "secundários" (como uma espécie de obsessão/mistério que o personagem queria esquecer )( porém até hoje pouco sabemos sobre o assunto , e esse personagem esta , ao que parece morto ) e também a cara humana é totalmente branca , parecendo ser pintada .
    Frog monster ( Monstro Sapo ) - Na HQ foi quem matou o Prof ( pai adotivo do Hellboy ) e também faz parte de uma "espécie" de noma raça dos homens , são inteligentes e tem como objetivo liberar o Ogdru Jahad... Serviu de inspiração para a criatura Sammael do primeiro filme. Outra coisa interessante é que no filme Sammael é chamado de ‘Son of Nergal’ (Filho de Nergal ) que é um dos nomes de um dos sete que formam o Ogdru-Jahad: Nergal-Jahad. O Ogdru Jarad é muito referido como "Os sete que são uno" nas HQs e por isso cada um dos sete tem um nome.

    Deixo um link para uma wiki em inglês , que esta muito bem detalhada :http://hellboy.wikia.com/wiki/Abraham_Sapien

    E também deixo uma recomendação de histórias do Hellboy que acho que lhe agradaram : Os lobos de Santo Augusto (The Wolves of Saint August) ( que se não me engano esta na coletânea Hellboy :O caixão acorrentado e outras histórias ;; coletânea muito boa e que vale a pena ser lida ) Outra coletânea que realmente vale muito a pena se ler e ter é Hellboy: A mão direita da destruição... Fica a dica

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.