Cabeçalho 2

sábado, 18 de agosto de 2012

Lee Lawrie

Hoje vamos falar de um artista e escultor chamado Lee Oscar Lawrie, 1877 - 1963, nascido na Alemanha mas que passou a maior parte da sua vida nos Estados Unidos.
Eu nunca havia escutado falar de Lee Lawrie até o dia em que fui escrever na parte de quadrinhos sobre Senhor Destino, da qual falava a história do deus Nabu e então encontrei uma imagem dele feita por Lee Lawrie.

Pesquisando descobri algumas obras dele em painéis de bronze nas portas da biblioteca do congresso de Washington, onde haviam vários deuses de vários panteões, certa de 18 para ser mais exato e entre eles estava Nabu.

Abaixo a imagem, cliquem para ver ela com melhor qualidade.


Porta do Museu de Washington
















1ª Porta: Hermes, Itzamna, Odin, Quetzalcoatl, Ogma e Sequoyah.
2ª Porta: Thoth, Brahma, T'sang Chieh, Cadmus, Nabu, Tahmurath.
3ª Porta: Hermes, Itzamna, Odin, Quetzalcoatl, Ogma e Sequoyah.

Estes são deuses das mitologias grega, egípcia, nórdica, maia, gaulesa, hindu, suméria e persa.
Também temos Sequoyah, importante figura que foi um nativo norte americano e T'sang Chieh que foi um historiador Chinês.

Aos poucos fui vendo que a maior parte de suas obras (ao menos as mais famosas) tinham a ver com temas esotéricos, aliás Washington é um lugar repleto de esculturas do tipo e Dan Brown explorou bem isso em seus livros.
Washington tem grande presença dos maçons por isso a arquitetura de lá tem esses detalhes.

Ao lado a representação simbólica de Deus, segurando um esquadro, o "Grande Arquiteto do Universo", na entrada do Rockefeller Plaza, tem o nome de Sabedoria.

Sabedoria

O deus grego Hermes, deus da inteligência,sabedoria e um dos arquétipos que tem ligação com a magia.

Hermes

Outro exemplo é a escultura de George Washington com o símbolo maçônico na parte de cima, o compasso e o esquadro.
George Washington

Lee Lawrie fez muitos trabalhos pelos Estados Unidos em bibliotecas, prédios e igrejas, algumas obras não foram nem assinadas, dizem que ele era do tipo tímido, também não é muito fácil encontrar muitas informações sobre ele, isso complica saber se ele era adepto de alguma filosofia ou se as obras eram apenas feitas por causa de quem as encomendou, ainda assim são esculturas de grande valor histórico e esotérico.

2 comentários :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.