Cabeçalho 2

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Golem

Desenho de um GolemO Golem no (hebraico גולם) pode ser considerado um ser místico do folclore judaico, aparecendo em diversos contos e lendas.
Ele seria uma criatura feita na maior parte das vezes do barro, moldado com forma semelhante a humana, que ganharia vida a partir de algum tipo de ritual cabalístico.

A lenda do Golem se assemelha a criação do ser humano pela Bíblia onde o primeiro homem, Adão, foi criado da terra/barro, o próprio nome dele no hebraico אדם significa algo como "solo vermelho".
Outra semelhança é que ao ser destruído o Golem vira pó, assim como o corpo do homem ao morrer.

"Do pó viestes ao pó voltarás."

Segundo o folclore judaico os golens apenas poderiam ser criados por sábios com grande ligação a Deus, homens que teriam o poder da criação, podendo fazer o mesmo que Deus que criou Adão, mas é claro que não tão perfeito como a criação divina.

O criatura de barro poderia ser animada também por palavras mágicas inscritas em sua testa ou embaixo da sua língua.
Outras lendas que defendem que os que sabiam o segredo de Yod-He-Vau-He, teriam o dom de dar a vida.
Também se acredita que o segredo da criação deste esta no Sefer Yetzirah - o Livro da Criação, um dos livros mais antigos e enigmáticos do mundo, mas devido as diversas interpretações, não se chega a uma conclusão concreta, afinal pode ser tudo simbólico.

Os golens seriam feitos para serem criados (no sentido de empregados) e não teriam muita inteligência e nem a capacidade de falar.

Atualmente alguns magistas usam golens como receptáculos para servidores os moldando com a base de argila e geralmente usando um Sigilo, quando querem destruir o servidor destroem o receptáculo.



Guerreiros de Xian
Algo parecido pode ter ocorrido com os Guerreiros de Xi'an, o famoso exército de estátuas feitas para acompanhar o imperador no outro mundo, a mais de 200 anos antes de Cristo.

Lá estão diversas estátuas de diversos cargos, praticamente cada uma diferente da outra alguns de cavalos com espadas ou arco e flecha.





Conheça também o Dicionário de Mitologia.

5 comentários :

  1. Muito bom esse artigo Yuri! E muito interessante essa imagem.

    Pelo que eu pesquisei o que está escrito na testa do Golem é Emet(אמת) que significa verdade, essas três letras são respsctivamente a 1ª, do meio e a ultima alfabeto hebraico. E de acordo com as correlações da Golden Dawn aleph(א) representa o elemento Ar, mem(מ) representa o Água e tav(ת) representa o Terra, faltando-lhe apenas o Fogo(ש), o espirito divino.

    Legal também que de acordo com a história do rabino Judah Levi, para matar o golem bastar tirar a letra aleph(א) para que o escrito se tranforme em met(מת) que significa morte. E se formos pegar a correlação da Golden Dawn perceberiamos que a destruição do Golem é também o processo oposto à criação de Adão, tirando o Ar do Golem e matando-o.

    ResponderExcluir
  2. Olá Victor , eu havia lido isso mas acabei por não colcoar porque pensei que era baseado no filme glem de Prada, mas pelo jeito é uma informação além do filme , logo vou add ao texto.
    Mas a parte dos elementos eu não sabia , obrigado por informar!!

    ResponderExcluir
  3. É TEM MUITA COISA OCULTA PARA SER REVELADA,EU SOU MAIS UM NO MEIO DA MUTIDÃO,QUE NÃO SEI DE NADA,É MUITA IMUNDICIA NESTE MUNDO,TEM MUITA PESSOAS INOCENTE SOFRENDO,PORQUE NÃO BUSCAM O CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  4. Olá,Yuri!vc sabia q tmb pode dar vida a um golem só olhando para ele??É bem simples,vc coloca seu golem em um logar de facíl acesso(para você)e fica olhando diretamente para ele,por vários dias(mas claro com várias pausas)pq isso transmite energia a ele como se vc compartilhasse sua alma com ela e assim quando a "bateria terminar de carregar ele ligara"e vc pode fazer oq quiser com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mentira meu amigo.Criar um golem não é tarefa fácil assim,e álem disso,o goelm não tem alma por ser criação do homem,sendo assim não se poderia "compartilhar a alma".

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.