Cabeçalho 2

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

YOD-HE-VAU-HE

Algumas palavras e símbolos vão ser encontrados constantemente enquanto você estuda, então é interessante você conheça o significado delas.

Hoje vamos falar da palavra IOD-HE-VAU-HE ou YOD-HE-VAU-HE, as letras do nome de Deus, também escrita de outras formas mudando uma e outra letra conforme o idioma.

No passado o nome de Deus era considerado uma palavra sagrada (mais do que hoje), e podia ser pronunciada apenas pelo sumo sacerdote do templo dos hebreus uma vez por ano no Yom Kipur, um dos feriados mais importantes deles.
Segundo eles o nome de Deus podia causar grandes transformações.
Essa seria a supostamente o motivo do 2º mandamento:
"Não pronunciarás em falso o nome de YHVH teu Deus, porque YHVH não deixará impune aquele que pronunciar em falso o seu nome."
Então alguém pode pensar "Mas qualquer um pode falar, é só dizer o som das letras", ai está o problema, na escrita hebraica não se usa vogais, elas eram inseridas quando se falava, logo não se sabe como o nome era pronunciado.


י  =  IOD/YOD  = 10ª   Letra 
ה = HE              =    5ª  Letra
ו =  VAU/WAW =    6ª  Letra
ה =  HE             =     5ª Letra


As letras em Hebraico, na sequencia que lemos:

ה  ו  ה  י

Porém em Hebraico se lê da direita para a esquerda, então a ordem real é :


י  ה  ו  ה


Então se falava Yahweh, depois mudou para Yavéh, depois Javé e Jeová:

Aos poucos se adaptando a linguagem do povo, relembrando que esse não é o nome real, mas o nome das  4 letras!

O nome das 4 letras ganhou o nome de Tetragrama Sagrado, tetragrama porque tem 4 letras.

Correspondências:

YOD: Fogo: (Paus)
HE : Água: (Copas)
VAU: Ar:(Espadas)
HE: Terra: (Ouros)

Mas não é só isso, também se encaixa na Kabbalah e entre tem outras milhares de correspondências que vou deixar vocês descobrirem!

25 comentários :

  1. PARA MIM ISTO É UMA NOVIDADE,E MUITO IMPORTANTE,PORQUE AS VEZES ACHAMOS QUE ESTAMOS CERTOS,MAS DEUS NOS PERMITE CRESCER CONFORME A MEDIDA DA NOSSA FÉ QUANDO E PROVADA,E ELE NÃO LEVA ENCONTA O TEMPO DE IGNORÂNCIA.RM:12,2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yod e o Nome Divino Yod é a primeira letra do Divino Nome YHVH (יהוה) e o nome do Salvador do mundo, Yeshua (יֵשׁוּעַ), indicando, assim, sua preeminência. É também a primeira letra para os quatro nomes dados ao povo judeu:יַעֲקב - Ya'akov (ou Jacó)יִשְׂרָאֵל - Yisrael (Israel)יְהוּדִים - Yehudim (judeus)יְשֻׁרוּן - Yeshurun ​​(Jeshurun​​)

      Excluir
  2. Por que HE tem dois elementos correspondentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo mesmo motivo que existem dois "i" no seu nome, para formar o som do nome as vezes se precisa de mais letras.

      Excluir
    2. Mas se cada letra corresponde a um elemento, por que o HE corresponde a dois, água e terra, se é a mesma letra? Isso que eu não entendi.

      Excluir
    3. Hmmm entendi, é porque cada letra foi usada apenas para representar, assim como os nipes, que também podem representar outras coisas. Então no caso se fala o "primeiro HE" e o "segundo HE", podemos dizer que não é o mesmo.

      Pode parecer inconsistente, porém muitas coisas que possuem "4" recebem uma ligação com cada letra, não ocorre confusão, porque geralmente se troca as letras pelos elementos, um exemplo os véus da árvore da vida, são 4 e cada um é um elemento, mas podem ser representados pelas letras, pelos nipes, ou até pelo símbolo alquímico dos elementos.

      Se quiser, manda um recado no formulário de contato do blog que eu te mando uma imagem da árvore da vida para você ter uma ideia do que eu estou te falando:

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com.br/p/contato.html

      Excelente pergunta, abraços!

      Excluir
    4. Obrigado pela respota, Yuri.
      Acabei de mandar o recado :)

      abs

      Excluir
    5. Acabei de mandar a imagem!
      Se não aparecer olha na parte de spam e tal.
      Abraços!

      Excluir
    6. william o he no meio da palavra é diferente do he no final porque no final ela pode ser muda e no meio não por isso que tem dois sentidos diferentes ok

      Excluir
    7. em YESHAYAHU-ISAIAS CAPITULO 43 VERS,10 E 11 ASSIM DIZ YHWH-YAHU-OU DEUS OBSERVE O NOME O FINAL DO NOME DO PROFETA ENTÃO O CRIADOR DIZ QUE PARA QUE O SAIBAS,E ME CREIAIS E ENTENDAIS QUE EU SOU O MESMO; ANTES DE MIM DEUS NENHUM SE FORMOU,E DEPOIS DE MIM NENHUM HAVERÁ. 11,EU,EU SOU O DEUS,E FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR.

      Excluir
    8. Yod e o Nome Divino Yod é a primeira letra do Divino Nome YHVH (יהוה) e o nome do Salvador do mundo, Yeshua (יֵשׁוּעַ), indicando, assim, sua preeminência. É também a primeira letra para os quatro nomes dados ao povo judeu:יַעֲקב - Ya'akov (ou Jacó)יִשְׂרָאֵל - Yisrael (Israel)יְהוּדִים - Yehudim (judeus)יְשֻׁרוּן - Yeshurun ​​(Jeshurun​​)

      Excluir
  3. Acredito que no hebraico antigo não havia vogais logo HE pode ser qualquer uma,só quem conheçe profundamente o hebraico pode diferenciar.

    ResponderExcluir
  4. Se não houver razão, nada do espírito será atingível

    ResponderExcluir
  5. Um outro fato importante nesse tetragrama é que, além de 'simbolizar' o nome do Ser máximo de religiões como o Cristianismo (em várias vertentes) e Judaísmo, e conseguirmos identificá-lo sincreticamente como outros deuses antigos, e a correlação deste verbete em outras linhas filosóficas ou religiosas (Maçonaria, Kabbalah, etc), ainda temos o significado histórico que, ao longo do tempo esse símbolo ganhou! Na antiguidade, os judeus achavam-se indignos de sequer pronunciarem o nome de Deus, e nem mesmo ousavam escrevê-lo evitando assim que o nome de seu Deus fosse rasgado, sujo ao cair no chão, etc.... Por isso, o mesmo símbolo passou a ter a conotação de "EU SOU". Essa tradução ainda é muito comum e ligada diretamente ao tetragrama de Yahweh. Fora que é um símbolo de força, paternidade, autoridade, etc! Curti demais o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Wendel! Curti demais seu comentário!

      Excluir
    2. Esse tal Javé, tentagramon, sei lá .. não seria um demônio, segundo a gnose ? Diferente de Jeová que nada tinha haver com isso...

      Excluir
    3. Não. Não sei se você tá falando da Gnose Samaelita, mas mesmo assim, acho que não é dito isso lá.

      Excluir
  6. Você disse acima que em hebraico se lê da direita para a esquerda, Yod He Vav He ao contrário, ou seja, da direita para a esquerda não passa a ser yaveh. Seria He Vav He Yod não acha? E a comparação que você fez com o nome de Adão e Eva não tem nada ver com o assunto em questão. O nome verdadeiro de Deus se perdeu com o tempo, com as guerras e com as más traduções e transliterações do livro sagrado. Todos esse fatos contribuiram para o fim da pronúncia do nome verdadeiro. Wilson ("Sou uma pessoa que busca a verdade, esteja ela aonde estiver.")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson, você pode reler o texto ou você pode pesquisar mais, não dá pra eu reescrever o que foi dito no texto só por causa de você não entender.

      Sobre os nomes de Adão e Eva, isso dai também não vale explicar, aprendi isso com um estudioso de Cabala Judaica e não é só ele que confirma, isso é uma das primeiras coisas comentadas quando se toca no assunto.

      Você tem uma leitura tão superficial, que depois só repetiu o que eu disse no inicio do texto, você não sabe a diferença de "pronúncia" e "escrita"?

      ("Sou uma pessoa que busca a verdade, esteja ela aonde estiver.")

      Muito bonitinho isso ai que você escreveu acima, só falta botar em prática.

      Abs

      Excluir
  7. Gente, Ouvi dizer que YÔD foi acrecido durante o cativeiro sob jugo Babilônico, como era costume dessa nação quando subjugava um povo. Ela acrescia um de seus deuses na frente do deus da nação conquistada. Me parece que na verdade, o nome do Deus de Abraão tinha só 3 letras, ou seja HWH, tipo: "Sou O que Sou" ou " Alfa e Ômega". Não sei o que há de verdade nisso, mas já que vcs estão conjecturando e são pesquisadores, deixo aqui minha contribuição para pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Elio é interessante seu comentário sim, mas temos que tomar cuidado com oque ouvimos dizer, temos que nos basear pelos fatos históricos pra nos dar alguma base verdadeira, se não ficamos feito palhas no vento acreditando em tudo... Me baseando em fatos históricos, o Tetragrama veio do FENÍCIO e já nesse período se usava 4 letras (1100 ac a 300 dc ) o exilio na babilônia ocorreu por volta de 598 ac, ou seja, já existiam as 4 letras, logo, posteriormente quando foi passado do fenício para o hebraico ficou yod he vav he 4 letras... NAO CREIO que o yod veio do cativeiro por isso.

      Excluir
    2. Gosto muito de ler a respeito desse assunto mas sou apenas um iniciante. Obrigado a todos!

      Excluir
  8. iod= expiration x he and va=inspiration = reproduction of myself (i will go but ´ {i} insert in you mary=eve, my spirit=life. i am tired after created you my love=ahava

    ResponderExcluir
  9. Tá errado uma coisa:
    Adão (Yode) אדם
    Eva (Chavah) חוה
    Yode-cHaVaH = YHVH = י ה ו ה

    Adam é formado por alef, dalet e mem, não tem nenhum yod. E a primeira letra de Eva (Chavah ou Chavá) é ח (tem o mesmo som do ch alemão de Bach, tipo arranhando a garganta) e essa letra não está no tetragrama, se parece com a letra He ה, mas não aparece nenhuma vez no nome sagrado.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.