Alejandro Jodorowsky é um chileno nascido em 1929, começou a ser famoso quando entrou no mundo do teatro e viajou para França com o objetivo de se aperfeiçoar.
Em 53 ele começa sua filmografia com "La Cravate" um curta-adaptação da obra de Thomas Mann e lá em parceria com mais dois artistas criou o Moviment Panique que fundia teatro, literatura e cinema, um movimento que homenageava o deus Pan.
Em 1967 veio o filme "Fando y Lis" baseado na peça de Fernando Arrabal, depois de ter criado os quadrinhos "Fabulas Panicas".
Mas a coisa começou a engrenar mesmo 1970, quando ele lança o filme "El Topo" da qual ele mesmo é principal ator, esse filme chamou atenção de ninguém menos que John Lennon.
3 anos depois ele lança o filme "The Holy Mountain" que fez muito sucesso na época e parece que atualmente chamou atenção das pessoas que se interessam por ocultismo, já que o filme é cheio de simbolismo e referências ao ocultismo, esse também é interpretado por Jodorowsky.
Em 1975 na França ele tenta criar o filme "Duna", escrito por Frank Herbert, poderia ser algo histórico, para começar teria participação de Salvador Dali e Orson Welles a trilha sonora seria feita por Pink Floyd, a parte visual seria feita H. R. Giger (Alien), Moebius /Jean Giraud e Dan O'Bannon (Star Wars), porém o financiamento do filme foi cancelado.
Em 1980 o filme foi Tusk, e fez pouco sucesso, o restante dos anos 80 ele fez parceria novamente com Moebius, desta vez na na criação de quadrinhos, Moebius é conhecido por escrever quadrinhos voltados a ocultismo e ficção cientifica.
Mais tarde ele escreve O Incal, que é ilustrado por Moebius em uma saga de ficção científica.
Mais tarde ele escreve O Incal, que é ilustrado por Moebius em uma saga de ficção científica.
Depois de 9 anos ele volta para o mundo do cinema com "Santa Sangre" e em 1990 "The Rainbow Thief".
Eis a filmografia novamente :
- 1957 – La Cravate
- 1968 – Fando y Lis
- 1970 – El Topo
- 1973 – The Holy Mountain
- 1980 – Tusk
- 1989 – Santa Sangre
- 1990 – The Rainbow Thief
Alejandro Jodorowsky também é amante do tarot, e considerado mestre no assunto, em 1998 ele ajudou na restauração do Tarot de Marselha junto com Philippe Camoin, um trabalho muito importante.
The Holy Mountain mostra o tarot diversas vezes, um modo de mostrar que ele faz parte do processo iniciático.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.