Cabeçalho 2

domingo, 21 de dezembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 7 e 8

Esse é artigo com referências do sétimo e oitavo episódio de Constantine, se você não leu os artigos anteriores basta clicar nos links:   e .


No começo do episódio John escuta o pastor falando em Enochiano, que por ele é chamado de língua dos anjos. A história da linguagem enochiana começou no final do século XVI quando Edward Kelly por meio de uma bola de cristal recebia informações de espíritos juntamente com o auxilio de John Dee fazendo as anotações dos espíritos que diziam serem os mesmo anjos que auxiliaram o personagem bíblico Enoque, por isso o nome de "Anjos Enochianos". A partir das comunicações, foi criado um alfabeto com diversas correspondências.

Alfabeto Enochiano
Alfabeto Enochiano
John Dee e Edward Kelly


A Murta é uma planta foi usada em diversos rituais no mundo e dentro na medicina em diversos países, para os gregos a planta era relacionada a Afrodite e Deméter. Mas o motivo de John usar a Murta na evocação do anjo é provavelmente devido a se acreditar que a Murta contém o perfume do Éden.




No episódio 8 escutamos falar de uma criatura chamada Invunche, John diz que eles eram criaturas muito próximas aos anjos, e que todos morreram durante o grande dilúvio. Na lenda real o Invunche também chamado Inbunche é um ser folclórico do arquipélago Chiloé, que fica ao sul do Chile.

O Invunche seria uma criatura que guardava as cavernas e eram serviçais dos Brujos , nome dados aos feiticeiros daquela região, o Brujo roubava  ou comprava um primogênito com poucos dias de vida e o transformava um invunche quebrando sua perna direita e a torcendo sobre as costas, depois passando um creme para nascer pelos grossos nelas, também cortava a língua para ficar com a aparência de uma língua de cobra. A criança era alimentada com leite de gato preto e conforme ia crescendo era alimentada com carne de crianças e depois de adultos.

Arte de Genzoman
A Bilocação, que foi o fenômeno que Anne Marie produziu é a capacidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo, como John disse que é o domínio de alguns santos, exemplo disso são lendas por exemplo sobre Santo Antônio e até o médium Eurípedes Barsanulfo, porém, os relatos dizem que ambos os "corpos" podiam interagir com as pessoas ao mesmo tempo, já no caso apresentado na série, está mais para uma projeção de corpo espiritual semi-materializado.

Enquanto Zed explora a fortaleza paranormal, encontra várias portas com um símbolo entalhado, o símbolo é uma variação do símbolo de Saturno .
Como vocês podem ver, essa variante do símbolo lembra muito uma foice de cabo longo, isso não é por acaso, a lenda conta que Saturno com a foice que recebeu de Gaia castrou seu pai Urano, se tornando o novo o novo governante supremo e como um ciclo mais tarde perdeu o posto para seu filho Júpiter.

A foice simboliza a colheita, e a vinda de novos ciclos, muitas vezes as mudanças não muito fáceis, o ato de "cortar" o que é velho para a vinda do novo.

Símbolo de Saturno

Quando John interroga a freira perguntando qual era o nome dela cita os nomes: Lilith, Durgia, Naamah ou Lamashtu.

Lilith: deusa da mitologia mesopotâmica.

Durgia sem personagens mitológicos com esse nome.

Naamah citada apenas uma vez na bíblia e tida apenas como uma humana comum e descendente de Caim.

E Lamashtu da mitologia suméria dita como uma deusa/demônio que atacava mulheres durante o parto e se alimentava de bebês, além de trazer outros diversos males e pragas.

John entrega para Anne Marie um amuleto de Pazuzu, o demônio dos ventos do sudoeste, apesar de ser um demônio e trazer com eles pestes, era tido como inimigo de Lamashtu, seu amuleto era usado por grávidas e um ritual de oferendas de alimentos era feito para ele quando crianças estavam com febre e acreditavam que era devido a Lamashtu, leiam mais sobre Pazuzu aqui.

Pazuzu

4 comentários :

  1. Olá Yuri, já faz um bom tempo que vi esta série, e me peguei interessado por um objeto que aparece neste episódio, trata-se do pote de purificação, o que transforma água normal em benta...
    Desde então vim procurando informações sobre o mesmo, sempre procuro pesquisar bem antes de levantar algum questionamento, porém não achei nada, o mais perto que cheguei foi da tigela de iemanja das culturas africanas, porém a finalidade apesar de semelhante não é a mesma, como último recurso vim até o seu blog, perguntar se tu teria alguma informação sobre o pote que aparece na série e se poderia compartilhar este conhecimento caso o tenha.
    Desde já grato pela sua atenção, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca ouvi falar disso também, como a água benta é utilizada pelos cristãos e nunca vi nenhum com um pote do tipo, acho que não existe, porém um padre é mais indicado pra responder isso, e milhares tem blogs por ai então indico você tentar falar com algum.

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.