Cabeçalho 2

domingo, 9 de março de 2014

Zeus

Zeus, no grego antigo Ζεύς, é possivelmente uma das figuras mitológicas mais conhecidas do ocidente e é o principal deus do panteão grego e líder dos deuses olimpianos.

Filho de Cronos e Reia, foi salvo por sua mãe que entregou uma pedra ao invés dele quando Cronos o queria engolir como fez com seus outros irmãos, para que esses não pudessem destroná-lo da forma que ele fez com seu pai Urano.

A partir daí existem muitas versões de como Zeus foi criado, a mais contada é que Reia o deixou aos cuidados de algumas ninfas e este que foi alimentado com o leite da cabra Amaltéia.

Zeus

Após adulto Zeus foi enfrentar seu pai para destroná-lo, alguns dizem que rasgou a barriga de Cronos e de lá saíram seus irmãos, outras versões dizem que Cronos os vomitou após beber um remédio que recebeu de Zeus disfarçado de viajante.

Com seus irmãos livres Zeus, também foi ao Tártaro libertar os Hecatônquiros criaturas com 100 mãos e 50 cabeças e  os Ciclopes, gigantes com um olho só, todos filhos de Urano com Gaia, os Hecatônquiros deram a Zeus, o raio.

A batalha entre os deuses olimpianos e os titãs durou uma década, e os olimpianos venceram, a partir daí trazendo uma nova ordem ao universo.

Com o passar do tempo muitas lendas sobre Zeus foram contadas, como seus inúmeros filhos tanto com deusas como também com mortais, entre os mais conhecidos está Héracles.

Zeus foi considerado o deus da chuva, dos raios e trovões, era cultuado em diversas cidades com um enorme número de estátuas em sua homenagem, os jogos olímpicos eram celebrados em sua honra.

Na árvore da vida da Kabballah, Zeus fica em Chesed, a sephira dos grandes e poderosos reis e também dos poderes sagrados e virtudes espirituais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.