Cabeçalho 2

domingo, 30 de março de 2014

Da Vinci's Demons 2ª Temporada

Como prometido, após quase 1 ano, vou fazer alguns comentários sobre a recentemente lançada segunda temporada da série Da Vinci's Demons, se você ainda não viu o artigo sobre a primeira temporada, pode ver aqui.

Esse vai ser o post  que vou usar para todos os episódios da segunda temporada, então a cada novo episódio que sair vocês podem vir aqui acompanhar as novidades e atualizações.

Já na abertura da série vemos a carta do tarô "O Mundo" ou Arcano XXI, que representa geralmente o fim de uma jornada bem sucedida para o início de outra.



No começo do primeiro episódio da nova temporada, vemos Da Vinci com o Riário já na América do Sul, onde e durante o ritual de sacrifício a sacerdotisa diz que Pacha Mama, beberá o sangue deles.
Pacha Mama é uma divindade da América do Sul que possui um culto muito extenso e vivo até hoje.
Ela seria o tempo, o mundo, o universo, ou até mesmo a mãe terra, mudando de acordo com o tempo.

Estátua de Pachamama
Uma curiosidade interessante é que o navio que vai levar Leonardo em busca do Livro das Folhas se chama Basilisco. Esse é o nome de uma criatura mitológica, que tem forma de serpente e que segundo os antigos tinha "veneno nos olhos" e assim tinha a capacidade de matar qualquer criatura. Era considerado o rei das serpentes. Da Vinci em um bestiário fala do basilisco e diz que é um animal tão cruel que matava até mesmo as plantas quando não havia animais para matar. Seu veneno era tão poderoso que matou um cavaleiro e seu cavalo com o veneno quando esse perfurou o animal com sua lança.

Basilisco

No final do primeiro episódio Leonardo começa a ter visões devido a falta de sangue, ele vê uma figura sombria, com um crânio de touro que segura um machado de dois lado e diz:

"Nós somos os chifres daqueles que existem antes de serem criados.
Nós somos a sombra no centro do labirinto e pagará pelos pecados do Daedalus."

O touro representa o Minotauro das lendas gregas, o machado de dois lados é um dos símbolos para os chifres e foi frequentemente encontrado em escavações arqueológicas da região onde vivia a Civilização Minoica de onde as lendas do Minotauro de Creta se formaram. Daedalus foi o criador do labirinto onde o Minotauro ficou preso e foi pai de Ícaro que voou com asas de cera e penas e morreu após se aproximar do sol e a cera das asas derreterem.

Mais para frente vemos na América do Sul as plantações de milho, elas são muito importantes e fazem parte da ritualística do povo, pois, o milho lá é símbolo da vida, nascido da terra como os homens teriam nascido na cultura deles. Sem o milho, eles não teriam se desenvolvido tanto, isso fez o grão se tornar sagrado para eles.

7 comentários :

  1. Ótimo post,venho acompanhando a série desde a 1 temporada,e que série espetacular...também pode ser comentado que o livro das folhas tem algumas características com o Manuscrito Voynich que alguns atribuem ao ocultista John Dee e até hoje não conseguiram traduzir...será?(o mesmo é decorada com árvores e folhas ao logo das páginas,pode ser uma representação da árvore da vida)...e a outra é o Leão/Serpente do culto de Mithra que lembra algumas versões do Abraxas(o mesmo na sua versão mais conhecida tem cabeça de galo) dos Gnosticos...valeu pelo post e desculpe a falta de comentários Yuri.
    obs. - doc sobre o manuscrito voynich http://www.youtube.com/watch?v=A8Ul2Xc5Vd4
    Abraços Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, obrigado pelo comentário!

      Realmente o mistério do Manuscrito Voynich continua, não duvido que ele apareça da série nem que seja indiretamente. Mas um pedaço do livro das folhas já foi mostrado na série, era uma página só e a figura mudava a cada vez que se olhava pra ela.

      Muito interessante você ligar com Abraxas, eu não tinha pensado nisso ainda!

      Obrigado pelo comentário e volte sempre!

      Abs

      Excluir
  2. Tudo bem Yuri...sem falar nos tesouros e relíquias que mostra nos porões do Vaticano,acho que na realidade aqueles da serie são fichinhas perto do que eles surrupiaram e se apossaram ao longo de 2 séculos...e estas 2 séries vc também iria gostar trata de assuntos pertinentes ao blog
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Vikings_%28s%C3%A9rie%29
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Touch_%28s%C3%A9rie%29
    E a propósito Yuri vc faz parte do CIH (Círculo Iniciático de Hermes) ou do A.A.(Arcanum Arcanorum) ou já estudou material de algum?
    Obrigado e desculpe a curiosidade
    Abraços Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, obrigado pelas indicações! Mais pra frente vou ver essas séries também, só vai demorar um pouco até eu acabar as que faltam!

      Eu conheço essas duas ordens e as indico bastante, eu fiz parte da Arcanum Arcanorum do MDD, mas como eu optei por um outro treino diferente eu acabei por me distanciar, mas quem sabe mais pra frente eu envie as monografias que eu tenho guardadas, mas por hora não é meu foco.

      O CIH eu não conheço muito, mas é de confiança sim!

      Abs

      Excluir
  3. Legal o post, eu achei um site que tem todos os episódios legendados e ja to no ultimo, meus amigos dizem que a serie é uma merda mas eu acho ela fantástica.
    O link do site é:
    http://www.seriesvideobb.com/2014/03/assistir-da-vincis-demons-2-temporada-online.html
    tem diversas series

    ResponderExcluir
  4. O amigo de Da Vinci que o acompanha nas viagens, chama Zoroasta, que em um dos sites que curiei diz:
    "Mitra (persa – romano) 1200 a.C
    Nasceu dia 25 de dezembro;
    nasceu de uma virgem;
    teve 12 discípulos;
    praticou milagres;
    morreu crucificado;
    ressuscitou no 3º dia;
    era chamado de “A Verdade”, “A Luz”
    veio para lavar os pecados da humanidade;
    foi batizado;
    como deus, tinha um “filho”, chamado Zoroastro."
    Pode ter alguma relação, pq ele se dispões a acompanhar o Da Vinci na série.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico a série! Miticismo, Orfismo sem falar que a história do grande humanista Davinci. Há muito mistério além dos muros do vaticano. JorKF

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.