Antes de mostrar algumas referências ocultistas e simbólicas do episódio, é interessante fazer alguns comentários sobre a produção em si.
Uma das coisas que foram comentadas antes da produção, foi que tudo seria baseado nos quadrinhos, isso animou muito os fãs e como sempre depois decepcionou um pouco mais tarde, nesse piloto, John fuma poucas vezes, quando nos quadrinhos, o cigarro era a marca registrada dele. Algo que também aparentemente chamou a atenção foi que John continuou com o estilo de "exorcista cristão" que tinha no filme de 2005, apenas no piloto ele faz exorcismo em uma mulher morta, em uma homem e até num fio de alta tensão.
Obviamente isso não é uma reclamação minha, mas apenas um comparativo como forma também de indicar que procurem ler os quadrinhos.
Então vamos para as referências!
Na abertura vemos uma referência ao filme, o símbolo Enxofre da Perfeição ou Enxofre dos Sábios aparece desenhado no centro da letra T, era o símbolo que ficava tatuado nos braços do John no filme.
O outro símbolo da abertura, foi tirada de uma das capas da HQ que mostra as costas do Constantine tatuadas.
A imagem é tirada do Grimório francês Black Pullet, a descrição do símbolo diz:
O talismã e o anel da placa número nove, te servirão para conhecer todos os minerais e vegetais, suas virtudes e propriedades e você possuirá a medicina universal. Não haverá doença que você não possa curar e convalescença que não alcance sucesso. Esculápio, Hipócrates não serão mais que alunos perto de você. Você pronunciará somente estas palavras: Reterrem, Salibat, Cratares, Hisater, e quando você estiver perto de um doente você portará o talismã sobre o estômago e o anel em um colar no pescoço amarrado com uma fita cor de fogo.
Para proteger Liv, John manda Chass jogar sal na entrada da porta e desenhar um símbolo, depois ele explica que é o "Olho de Hórus", símbolo egípcio de proteção.
A ideia de vedar entradas com sal não é cópia de Sobrenatural, o sal causa efeitos energéticos fortes em forma de descarrego, então dependendo da energia que tentar passar, o sal pode barrar.
Já o símbolo não é simplesmente o Olho de Hórus, o símbolo também possui 2 símbolos embutidos, a cruz de braços igual e a runa Algiz

Mais para frente na série, John leva Liv para a cabana do pai dela, vemos um easter egg onde é mostrada a Máscara de Nabu ou Máscara do Senhor Destino, uma das personagens da DC Comics.
Na lousa do local vemos escrito EROM NAHT SIHT, que nada mais é que More Than This escrito ao contrário.
Também existe um simbolo semelhante ao Zoso do Led Zeppelin, de certo uma homenagem aos fãs da banda.
John também cita o termo Scrying como forma de adivinhar coisas que vão ocorrer, porém Scrying não é o termo correto do que Liv faz com o amuleto, Scrying é um método que é feito olhando para objetos enquanto se está em estado alterado de consciência, com a mente trabalhando de forma diferente as imagens se alteram e a pessoa pode ver informações sobre o futuro, presente ou passado.
O demônio Furcifer nas fontes reais é chamado de Furfur ou Furtur, o 34º dos demônios da Goétia.
"Furfur (também pronunciado como Furtur) é o Poderoso Grande Fidalgo do inferno e tem vinte e nove legiões de demônios sob seu comando. Ele é um mentiroso, a não ser que seja obrigado a entrar num triângulo mágico onde ele somente dá respostas verdadeiras para cada pergunta, falando com uma voz grossa ...cria tempestades, trovões, raios..."
![]() |
Gravura de Furfur do Dictionnaire Infernal de Collin de Plancy |
O selo pintado dentro do círculo criado por John é o selo de Furfur:
Clique aqui, para ver o artigo do segundo episódio da série.