Cabeçalho 2

sábado, 28 de setembro de 2013

Morfeu

Morfeu não é uma das divindades mais lembradas atualmente quando se fala de mitologia grega, mas possivelmente não era o caso na época dos gregos, pois ele era relacionado a a algo que faz parte da vida de qualquer humano, o Sonho.




Morfeu é muitas vezes dito como o deus do Sono também, mas essa seria a função de seu pai, Hipnos, que curiosamente é irmão gêmeo de Tânatos, o deus da morte,  isso devido a Demos Oneiroi "Terra dos Sonhos" ser  um pedaço do Hades, o mundo inferior, uma descrição que lembra muito o Plano Astral.

Morfeu moldava os sonhos, seu próprio nome significa isso, porém seus irmãos também tinham funções em relação aos sonhos, Ícelo criava os pesadelos e Fântaso seria os objetos inanimados, ambos os três podiam mudar de forma nos sonhos e eram conhecidos como Oneiros.

Segundo a lenda ele era um ser alado, descrito como semelhante ao que os gregos chamavam de Daemon, vivia em uma caverna escura e ficava em uma cama de Ébano rodeada de papoulas. A papoula não está lá à-toa, é dela que se faz o ópio, um produto que após o uso causa sonhos oníricos, a Morfina também é feita com a mesma planta, e tem esse nome devido a Morfeu.

Como deuses não morrem, apenas mudam de forma, mais tarde em alguma época surgiu o homem areia, que na história joga areia mágica nos olhos das pessoas, as fazendo dormir, algumas vezes tratado como um ser maligno que com a areia mágica rouba os olhos de crianças que não dormem cedo. Existe um conto de 1815 que fala disso.



Mais tarde surge nos quadrinhos Wesley Dodds, um super-herói de quadrinhos que usa o nome de Sandman, ele não tem super poderes, mas sua marca é uma arma que dispara gás sonífero nos inimigos.

Nos anos 80, Neil Gaiman, resolve fazer uma história, como era fã das histórias de Wesley Dodds, ele resolve criar um herói baseado nele, ai nasce o Sandman, o Senhor do Sonhar, também chamado de Morpheus uma série de quadrinhos que é comentada aqui.

Como uma coisa puxa outra, no filme Matrix, um dos principais personagens é chamado de Morpheus, uma homenagem a história em quadrinhos de Sandman, ele leva esse nome pois atua no desertar do protagonista na história.

4 comentários :

  1. Gostei do post! Bastante esclarecedor!

    Mas o motivo do meu comentário é perguntar se você sabe de fato o nome do conto de "1815", que é citado no post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama-se "Der Sandmann", originalmente escrito em alemão.

      Excluir
  2. em português chama-se, logicamente, o homem de areia... de E. T. A Hoffmann, foi publicado em 1816. Na verdade, o homem de areia do conto é um alegoria. Mas nuito interessante os cruzamentos. Adorei!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.