Cabeçalho 2

sábado, 27 de abril de 2013

Superman e Jesus

Eu já havia comparado em Planetas e Liga da Justiça um pouco sobre a semelhança de Jesus e Superman.
Isso pode parecer provocação mas eu automaticamente me lembro de uma frase de "Homer Simpson":

"Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve Superman."

Agora que já brincamos vou falar de algumas semelhanças entre o Jesus e o Superman, por favor pessoal, isso é apenas um comparativo e como forma de estudo, eu não quero tirar sarro e provocar ninguém, por isso fica avisado aqui que não estou tirando sarro das pessoas que adoram o Jesus e nem as que tem o mesmo sentimento pelo Superman e ainda digo que ambos são exemplos para mim.


É um pássaro? É um avião? E não é o....

Então vamos começar:

Antes mais nada o nome de batismo do Superman é Kal-El, o sufixo "el" em nomes geralmente tem relação com o Deus cristão, os nomes dos anjos são um bom exemplo: Miguel, Gabriel, Rafael e Auriel.
O sufixo "El" quer dizer "Deus" em hebraico, o nome do pai biológico de Superman Jor-El, é apenas uma forma diferente do nome Jorel, que pela tradução que encontrei significa "O que chegará a ser Deus".

Boa parte da história dos dois é parecida, o pai manda o filho para um mundo diferente e primitivo comparado com o deles sabendo que ele vai ajudar as pessoas, embora o planeta Krypton estivesse próximo da destruição, um dos objetivos de Kal-El ser enviado para a Terra era ajudar os humanos que são ainda confusos, isso é dito nos filmes, possivelmente nos quadrinhos também.

Ambos são criados por pais adotivos, mesmo Maria dando a luz a Jesus e o mesmo a tratando como mãe, Jesus ainda assim era meio que um filho adotivo.
Os pais adotivos de Kal-El são Martha e John, os de Jesus são Maria e José.

Embora tenham feito coisas incríveis quando crianças os dois só saem para ajudar as pessoas depois de adultos, apesar de ajudar as pessoas eles são mal vistos por algumas pessoas, mas isso não os impede de ajudar as pessoas e espalhar a paz, Lex Luthor o maior inimigo do Superman, lembra um pouco o nome Lúcifer.

Tiferet

Jesus e Superman morreram e voltaram, o Superman mais vezes é claro, Jesus fica 40 dias no deserto e Superman some por algum tempo também para ver se encontra vida nos destroços de Krypton.

Superman e Jesus são seres solares, na Árvore da Vida da  estão em Tiferet, onde estão as personagens mitológicos que são filhos de deuses mas vivem com os homens, que se sacrificam pela humanidade, que fazem milagres e que como foi dito são solares, como Superman que recebe os poderes do Sol.
A parte do corpo que simboliza Tiferet é coração, o símbolo do Superman fica no seu peito e Jesus nas mais belas representações aparece com um coração iluminado na frente do peito.

Os criadores de Superman são Jerry Siegel e Joe Shuster, dois judeus, o que casualmente reforça a teoria de que ou Superman foi baseado em Jesus ou foi baseado em Tiferet, já que a Kabbalah é estudada pelos judeus.

19 comentários :

  1. Sou Thelogo protestante e achei seu texto otimo, de maneira alguma ofencivo. Existem pessoas porem que não sabem entender tais comparações.
    Ganhaste um mais um leitor para teu blog.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, boa comparação, mais tambem dar para comparar com outros personagens ou algumas falas ex: jesus falava que e possivel ter a vida eterna, se compara com o elixir da loga vida ou a pedra filosofal tirando a sexualidade...ele tambem qeria ensinar como abter a pedra... mais não sei direito ou se e assim, entao ajuda ai!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida eterna é um conceito complicado, a vida eterna no conceito de Jesus, você ia obter no céu.

      A pedra filosofal, hoje já se sabe que era um código, era algo espiritual, transformar o chumbo em ouro era se melhorar espiritualmente, embora muitos tenham procurado uma forma de fazer isso literalmente.

      Já o elixir da longa vida aparece em diversas culturas, era o santo graal, as fontes da juventude, a ambrosia e por ai vai.

      Excluir
  3. humm... mais mudar espiritualmente não é mudar ao olhos de jesus?? pois quem mudar espiritualmente teria a vida eterna não pra ir para o ceu ou algo parecido, mais sim seguir a "deus" ou a minha luz não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No sentido cristão, ele ganharia a vida eterna nos céus com Deus, ficaria lá por toda eternidade, feliz e tocando arpa.

      No sentido espiritualista, sem dogmas, seria encontrar sua luz própria mesmo, mas muda a ideia de pessoa pra pessoa.

      Se você estudar budismo vai encontrar a palavra imortalidade ou algo assim em um sentido interessante, mas Budismo não é meu forte e não dá pra explicar bem.

      Excluir
  4. ok vlw vc e bom agora melhorou...mais tocar arpa sera dever ser legal kkk vlw cara obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehhe, o problema é tocar por toda eternidade kkkkk.

      Abs

      Excluir
  5. Que doido, nunca tinha parado pra fazer essa comparação, mais um otimo texto do Yuri!
    Abraço Fraterno e obrigado por compartilhar informações.

    ResponderExcluir
  6. Posso acrescentar que no filme ele diz ter 33 anos (A idade de cristo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Preciso ver esse filme!
      Obrigado pela informação!

      Excluir
    2. O número 33 refere-se as vertebras da coluna que são 33 e a subida da energia kundaline pelos 7 chackras e atingir a Iluminação (está consciente de si e do mundo que o rodeia para alguns)...ou seja muito do que tem na Bíblia é símbolico (é claro que nem tudo) a história de Osíris deus egípcio,Mitra,Buda e Hórus(filho de Osíris),etc. cada cultura tem o seu só que com nome diferente,eles seguem o mesmo padrão ou seja são história que não se perderam no tempo(ou na inquisição) e mostram que caminho o homem deve seguir pra retornar a seu ponto de origem ou como diria Nietzsche o homem é um Super-Homem em potencial(será coincidência que ele já tinha formulado este nome antes dos criadores do personagem que eram judeus,ou será que eles se basearam nas obras do filosofo) ...Para quem tiver mente aberta e consegue ver além do véu das mentiras segue uma boa explicação http://hadnu.org/publicacoes/23-carta-a-um-macon.

      “Vou me tornar seu inimigo,porque te conto a verdade?” Gálatas 4:16

      Namastê

      Excluir
  7. Gostei da comparação Yuri mas no que diz respeito a tocar harpa na eternidade só pega o texto bíblico que você tirou isso e posta ai porque ainda não vi essa parte...
    Sou fã do homem de aço desde de pequeno, e sou apaixonado pelo Jesus.
    Boa sua publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, foi só uma brincadeira em comparação com as pinturas que eram feitas do céu no passado. Desculpe se ofendeu!

      Obrigado pelo elogio!

      Abs

      Excluir
  8. Ola, primeiramente parabéns pelo texto, de forma alguma achei onfensiva, minha família e cristã, vai específico evangélico, eu queria sabe algumas coisas, ja faz alguns tempo que eu venho procurando resposta, pelo que eu percebi ate agora minha família tem um mente bastante fechada, todo tipo de pergunta que eu faço, eles vem citando blibia e falando de jesus, realmente nao da, estou confuso no que deve acredita ou segui, tudo eles falam que vou pro inferno se eu nao segui tal regras, issi me da medo, por que segundo eles nao e um Lugar bom, ru queria sabe de você por que tantas pessoas afirman senti a presença dele e conversar com ele, o que voce tem a dizer sobre isso, no que voce acredita, jesus pra vc existe ou nao existe, inferno ou ceu existe ou nao existe? Obg, ressaltando mais uma vez parabens... vlw amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim você deve seguir algo que te faça sentir a vontade e encaixe na sua forma de pensar.

      A maioria das pessoas nem sente algo de verdade, elas apenas dizem pra se sentirem especiais, embora vá de contra a forma de pensar de muitos, eu não acredito que Jesus vá em uma igreja pra abraçar alguém que tá gritando e cantando, ele nem era muito fã de templos, mas acredito que ele tenha existido sim e deixou muitas coisas boas sem dúvida. Eu não acredito num inferno como o pessoal religioso diz mas tenho certeza que tudo que a gente faz pesa quando a gente vai pro outro lado.

      E obrigado!

      Abs

      Excluir
  9. Eu também pensava assim, mas na verdade, os dois Judeus, se basearam em Sansão e em Moisés; pesquisem sobre o uso do "talit" pelos Judeus, a capa do herói ,representa esse talit, usado principalmente nas horas apropriadas, pois na época os Judeus era descriminados e tinham que se disfarçar de Americanos, inclusive mudando os nomes.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.