Cabeçalho 2

sábado, 4 de maio de 2013

As Plantas

Atualmente pouca atenção é dada para as plantas por parte de um grande número de ocultistas, quem sabe por pouca informação ou até mesmo pelo fato de que uma boa parte do material disponibilizado na nossa língua só fala de plantas que em sua maior parte nem existem no Brasil, o que é até meio irônico.

As plantas deste o início da humanidade foram importantes ferramentas nas práticas ritualísticas, os antigos xamãs e alguns até hoje, utilizam das folhas de certas plantas para defumação, para fumar, criações de bebidas e chás, tinturas, banhos, realizar curas e entre outras diversas opções possíveis.



O conhecimento das plantas era essencial para os xamãs, alguns vegetais podiam ser inteiramente aproveitados outros apenas certas partes, por exemplo, raiz, folha, casca, fruto, semente ou flor.
Não era algo que podia ser feito por qualquer um, algumas vezes plantas muito venenosas eram usadas, pois em quantidade correta poderia trazer efeitos desejados.

As defumações servem para limpar a energia do ambiente ou de pessoas, não podem ser feitas necessariamente apenas com folhas, pode-se usar as raízes, casca, flores e etc, com isso energias densas são afastadas do local, essa ideia ainda existe na igreja católica que usa os turíbulos, que são defumadores de metal.
A fumaça das folhas ou misturas de folhas, flores e raízes também era inalada de diversas formas, algumas vezes para levar as pessoas a estados alterados de consciência, por meio disso muitas vezes trabalhos eram feitos.
Os banhos geralmente se dão com as plantas maceradas e deixadas imersas na água por algum tempo e depois a pessoa se banha com o líquido.

Todas as formas de utilizar as plantas citadas acima devem ser feitas apenas por quem possui conhecimento já que o uso sem o mesmo pode trazer grandes problemas, nem todas informações disponíveis na internet são seguras, já vi casos de pessoas ensinando o uso de certa planta achando que era uma planta dita nas obras de Castaneda e consumia o chá da planta errada, uma planta da mesma família mas não a mesma, correndo o risco de ter problemas físicos e mentais por consumir um veneno e ensinando as pessoas a fazerem o mesmo.


Ilustração do Livro Botânica Oculta de Paracelso

Para algumas culturas as plantas são seres espirituais como nós e que podem nos transmitir segredos da sua utilização desde que tenhamos contato com elas.
Algumas são usadas para proteção como a Espada-de-São-Jorge muitíssima comum em casa de pessoas um pouco mais velhas, sempre na frente de casa.

Cada planta como ser vivo tem uma vibração, de acordo com cada vibração a planta pode ser útil de uma forma.

Eu não posso passar receitas com a utilização de plantas pois meu conhecimento nesse campo ainda é fraco, a vertente que conheço que melhor trata de plantas é a Umbanda e  se quiser se especializar em Botânica Oculta um bom caminho é por lá.

4 comentários :

  1. Eu utilizo uma planta que eu tenho aki em ksa para usar qndo me queimo,e funciona!ela tem uma humidade muito grande,e idrata a pele.Além,eu tenho uma dúvida:as plantas tem chackras?

    ResponderExcluir
  2. Só pra caráter informativo.

    Quem conhece mto mas mto mais de folhas é o povo do cabdomble, pq tudo que se faz vai folhas, inclusive existe um oráculo e um ritual específico que te possibilita se comunicar com a consciência de cada vegetal e assim extrair todas as informações sobre sua função, qual elemento a folha, erva, sementes etc é, água, fogo, ar e terra, o sexo da planta.
    O ruim é que tudo é absurdamente restrito, só se aprende se vc se inicia, msm sendo iniciado no culto os segredos vem em doses homeopáticas, exige mta dedicação e cautela pra se dominar esse assunto, levam se anos e os maiores segredos, as maiores e mais poderosas magias só te dão acesso no "fim" da sua "graduação" na internet existe excelentes matérias para estudo porém a maioria esmagadora não serve de nada, estou a 4 anos estudando esse assunto e é gigantesco, ainda não domino de cabeça (memória) quase nada visto a quantidade de informações é praticamente uma faculdade, no candomble vc leva 7 anos pra dominar os ritos e nos cultos tradicionais africanos são mais rígidos vc só se "forma" se provar que é capas, vc só sera sacerdote de qualquer coisa se provar que vc é capas e precisa ter o caminho do sacerdócio caso contrário nada feito e a pedra filosofal das folhas vc nunca tera, só pra invocar os espíritos das florestas e as árvores sacudirem e os vultos virem em sua direção assobiando já mostra que não vai ser qualquer um que consgue, infelizmente tenho receio de indicar um livro e quem não tem nenhuma base se arriscar a fazer, como meus mais velhos dizem, a folha que me cura pode ser a folha que te mata, tudo mto complexo, nesse assunto tbm entra as lamparinas mágicas, o fogo, os encantos, as cantigas, tudo em yoruba que é um idioma super difícil por ser tonal, efim vou ficando por aqui já escrevi demais kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é pra poucos e infelizmente, os picaretas andam vandalizando demais o candomblé, o que deixa o povo sério muito mais arredio com quem é de fora, os cultos mais sérios, geralmente são familiares.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.