Cabeçalho 2

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Johann Kraus

Desenho de Johann Kraus nos QuadrinhosJohann Kraus faz parte dos quadrinhos de Hellboy e é uma das personagens mais singulares e originais dos quadrinhos.
Ganhou uma postagem pois sua história inicialmente gira em torno de Sessões Espíritas e do Ectoplasma.

Johann era um médium da Alemanha que fazia sessões espíritas com objetivo de ajudar famílias a se comunicar com seus entes falecidos.

Para quem não sabe, geralmente durante uma sessão espírita as pessoas dão as mãos em volta de uma mesa fazendo um circuito e o médium com essa energia pode fazer o intermédio da comunicação do espírito com a pessoa de muitos modos, como incorporação, psicografia e até materialização utilizando ectoplasma.


 Durante uma sessão o espírito de Johann sai do corpo para encontrar um falecido para se comunicar com a família que o espera, Johann acaba indo até a China onde encontra o espírito do jovem que está muito assustado.
Um demônio está atacando o local e do nada Johann é atacado recebendo uma onda muito grande de energia e acaba por ser um para-raio da energia que deixa todos na mesa do outro lado do mundo carbonizados, inclusive ele (seu corpo).

Devido a essa morte estranha, apenas restou o corpo ectoplásmico de Johann, o que fez ele ficar "nem lá e nem cá", nem morto e nem vivo.

Ele se sentiu culpado pela morte daquelas pessoas e ficou perto de virar uma alma penada se auto-punindo.  

Ai que entra um dos membros da Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal, esse agente conversa com Johann e diz que ele pode fazer algo melhor para o mundo.

Johann ainda assim se sente mal e não aceita a proposta achando que não merece existir mais.
Até que em certo momento ele sente algo e sai voando, ele encontra um rapaz recentemente falecido, que acredita ainda estar vivo e se pergunta porque todos os ignoram.
Johann tenta explicar que ao rapaz que ambos estão mortos, mas o espírito não aceita e fica mais confuso ainda.
Nesse momento chega um homem vivo, extremamente magro que promete ajudar o recém falecido, Johann percebe que o tal homem não é bem intencionado e tenta impedi-lo, mas o espírito vai com ele.

Quando ele consegue alcançar já é tarde, o espírito do recém falecido já tinha sido devorado pelo homem que agora se mostra muito obeso.
Ele descobre que o tal homem é um ser demôniaco que vive se alimentando de espíritos.

Sem poder atacá-lo, Johann é afastado pela criatura, é ai que Johann vai em busca do membro da Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal.
Lá eles criam uma roupa parecida com um escafandro (roupa de mergulho), com essa roupa ele poderia tocar nas coisas, com seu corpo ectoplásmico dentro dela.

A história termina com Johann indo em direção a casa do monstro para matá-lo.

Com o ectoplasma Johann pode controlar objetos, criaturas vivas ou mortas além de poder moldar seu ectoplasma do modo que quiser.

Johann Kraus Hellboy 2O Ectoplasma não é algo particular desses quadrinhos, é uma substância que sai do corpo do médium e pode ser moldada.
Supostos efeitos com ectoplasma eram muito comuns no século passado, onde até espíritos se materializam por meio deste, além de objetos, embora fraudes sejam abundantes.


Johann Kraus é alemão, um modo de dizer que Mike Mignola criador de Hellboy não tem nada contra os alemães, apenas contra os nazistas, já que por anos Hellboy cacetou os nazistas.


Ele apareceu também no filme Hellboy 2, um pouco diferente e até melhor do que era nos quadrinhos, lá ele usa literalmente um escafandro e na história ele sofre o acidente após tentar se comunicar com a esposa em uma sessão espírita.

É quase certeza que história de J.K. foi baseada em informações dos livros de Allan Kardec, decodificador do Espiritismo, e para quem se interessar os principais livros deles são:

O Livro dos Espíritos, Princípios da Doutrina Espírita, publicado em 18 de abril de 1857;
O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, em janeiro de 1861;
O Evangelho segundo o Espiritismo

3 comentários :

  1. gostei muito de saber disso , pois gosto muito desse personagem , e ele é bastante enigmatico :D

    ResponderExcluir
  2. gosto da surrra que ele dá no hellboy usando o armario

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.