Cabeçalho 2

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Agricultura

Não parece fazer sentido agora, mas vou mostrar que a agricultura tinha muita relação com rituais, cultos e muito mais.
A agricultura foi peça chave para a evolução da raça humana, porque depois dela o homem não precisava migrar constantemente.

Com isso a agricultura teve um grande papel na cultura dos povos.

Os fazendeiros por exemplo ofereciam a primeira espiga de milho aos deuses, mas você já sabe que os deuses são apenas arquétipos e egrégoras não é?

Além disso acreditavam que cada espécie de planta tem um espírito, que devia ser agradado para trazer benefícios.

Podemos ver a importância da agricultura observando que existem deuses relacionados a ela, assim como existem para caça, fertilidade, morte e vida.


Deusa Ceres
As festividades em volta da agricultura são os festivais de plantio e colheita e também outras as festividades para suas divindades, como os jogos de Ceres.
E também os antigos rituais reservados a mulheres da qual se sabe pouco.

Ceres é uma das divindades mais conhecidas com relação a agricultura, a palavra Ceral deveriva do nome dela, deusa romana equivalente a Deméter para os gregos.
Ela começou a ser cultuada pelos romanos em um período de fome muito grande.


Além disso Ceres tinha outros 12 deuses que a ajudavam em outros aspectos da agricultura (quem mais tinha 12 pessoas que o ajudava?).

A  agricultura  também tem uma simbologia em volta dela, sobre o trabalho duro e as recompensas depois, quem nunca ouviu falar essa frase ? "O plantio é livre, mas a colheita obrigatória".

O papel da agricultura é forte até hoje, como podem ver de tanta importância que foi incorporada a cultos por todo o mundo.

4 comentários :

  1. É interessante colocar essa visão no Velho Testamento, tornando Caim o primeiro agricultor e bruxo. E de acordo com algumas vertentes o sacrifíco de Abel seria uma metáfora a morte do "eu profano".

    E isso se torna ainda mais interessante quando vemos que Caim talvez seja filho de Eva com Samael (sendo Samael a representação qliphothica (talvez um novo neologismo xD) de Hod).

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo!
    A bíblia é repleta de metáforas, boa parte usando como tema coisas comuns para a época.
    Como por exemplo Caim como um fazendeiro , coisa comum na época.
    Também é interessante ver para onde Caim foi depois disso tudo ;)

    ResponderExcluir
  3. Existia até um espantalho que se assemelhava a um deus se não me engano. Mas as primícias é para a Egrégora.. e as plantas têm seus elementais. Tudo isso mostra uma relação ocultista na agricultura. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse deus eu não conhecia, se lembrar qual é me avisa!

      Abraços

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.