Cabeçalho 2

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estados Alterados de Consciência

Indo direto ao assunto, o estado alterado de consciência seria qualquer estado diferente do que você tem agora lendo esse texto, ou seja diferente do "normal".
Então nesse momento podemos dizer que você está no estado de vigília.
Cientificamente o estado alterado ocorre quando seu cérebro está trabalhando de uma forma diferente da comum, da qual as ondas cerebrais vibram de modo diferente.

Marcam esses estados diferentes uma sensação de não estar no mesmo local e outras diversas sensações difíceis de serem explicadas, mas geralmente fácil de serem identificadas quando ocorre.


A ciência divide os estados alterados que podemos atingir em 4.

Beta: O estado normal por exemplo, você aqui lendo.
Alfa: Semelhante a um estado de sono leve, porém ainda um pouco acordado. 
Teta: O estado do sono por exemplo, você dormindo.
Delta: O estado em que apenas o subconsciente está ativo, por exemplo um coma.

É possível atingir um estado alterado de diversas formas, desde falta de sono até o uso de drogas.
Lembrando que cada estado alterado é um tanto diferente do outro, o que mais difere é o que causa.
Mas não vou falar sobre a parte nessa parte e sim dos estados alterados de consciência.

Imagem HipnóticaO estado alterado faz nossa mente trabalhar de uma forma diferente, isso devido a mudança do modo que o cérebro trabalha.
Estados alterados as vezes podem provocar alucinações ligadas ao nosso subconsciente, para outros o estado alterado nos dá acesso a outras dimensões, onde podemos contatar diversos tipos de entidades.

Geralmente os estados alterados são usados no rituais dos xamânicos e para alcançar esse estado eles usam de ervas, chás alucinógenos, sons, danças e etc.
A partir disso eles podem fazer diversos trabalhos ligados a diversas coisas como cura por exemplo.

Outra exemplo de método  para atingir estados alterados foi descrito na postagem de Tjukurrtjana em que usam o som e a respiração para atingir estados alterados.

Em alguns rituais de passagem ervas e raízes alucinógenas também são usadas, assim que a pessoa pode lutar contra os medos e traumas escondidos no subconsciente que vem a tona.

Por exemplo, se você tem um grande trauma de algo, em um estado alterado você pode ter uma alucinação e encontrar esse trauma, as vezes tendo a opção de enfrentá-lo, é claro que também podemos ter diversas sensações boas também.

Um dos modos mais "seguros" de se atingir um estado alterado da mente é usando a meditação, mas requer muita prática e auto controle para conseguir alcançar esse transe.
A respiração controlada também pode ser um caminho fácil dependendo da pessoa.
Segundo alguns é possível também atingir esse estado a partir da visualização de símbolos, é claro que durante um bom tempo visualizando o símbolo, mas não consegui muitas informações sobre isso, quem sabe esses símbolos são restritos a alguns grupos.

Se você quiser se ver um bom exemplo sobre estados alterados e como eles são ligados a magia, procure os livros de Carlos Castaneda.
Carlos Castaneda descreve diversas aventuras entre "Estado Alterados - Projeção astral", em diversos momentos ele enfrenta medos e traumas, alguns da qual mal sabia que ele tinha.

9 comentários :

  1. Quanto aos símbolos: Já li que quando meditamos em um símbolo conseguimos nos conectar com todas as pessoas que já meditaram naquele símbolo, seja no passado ou atualmente.

    Imagino que seja uma egrégora criada por aqueles que meditam naquele símbolo e que a chave é o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. as vezes acontece comigo algo parecido.. , estou na cama deitado indo dormir , ai eu meio que caio no sono , só que ainda estou ouvindo tudo ao meu redor , e tenho ciência disso , só a questão é quando fico nesse estado tudo muda , ouço coisas estranhas , começo a sonhar com coisas muito estranhas mais eu tenho noção de que estou sonhando e consigo acordar disso a qualquer momento , só que teve uma vez que eu estava desse jeito e nao conseguia acordar , eu sabia que estava sonhando , só que nao conseguia acordar de forma alguma eu sentia que eu estava me mexendo mt , mt , mt devagar na cama e tentando chamar meu irmao para me ajudar a acordar de alguma forma , só que eu nao conseguia de forma alguma , só conseguia sentir eu me mexendo bem devagar , tentando cair da cama de cima , para a debaixo e acordar no tranco ... resultado... , depois de muita insistencia acordei muito assustado , !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente pesquisar sobre A Experiência Fora do Corpo ou Viagem Astral, acredito que vc ira encontrar a resposta sobre o tal estado de não conseguir acordar por mais que insistisse..

      Excluir
  3. ~Interessante.

    Eu ás vezes ouço as "Vozes" falando comigo, os pensamentos se misturam, as vezes isso me irrita. quando eu começo a relaxar a ponto de dormir da pra perceber se havia alguem ali ou se era coisa da minha cabeça.

    Teve um dia que eu tava acabando o sonho e tava voltando pro corpo, e tinha um cara falando comigo, mor discussão, e ele tava sentado na pontinha da minha cama...

    Queria ser clarividente para poder enxergar tudo, ai essa confusão ia passar.

    ResponderExcluir
  4. Humm,eu vou tentarparece ser interessante

    ResponderExcluir
  5. Olá Yuri, a respeito dos símbolos...
    Procure por Yantras indianos. Deve encontrar algo a respeito de iluminação através de símbolos gráficos. Peace.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sugestão, vai levar algum tempo até eu chegar no assunto, mas com certeza vou estudar.

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.