Cabeçalho 2

terça-feira, 26 de abril de 2011

Porque grupos de Ocultismo não vão para frente?

Pegando a linha do postagem Estudo, vamos falar de Grupos de Estudo de Ocultismo.
Estou falando desse assunto pois é algo que sempre ocorre e é comum qualquer estudante fazer parte de um grupo cedo ou tarde.
O título do texto parece dizer que todos os grupos não prosperam, porém é apenas um generalização, pois grande quantidade não dura muito, mas existem muitos grupos duradouros. 
Os grupos de estudo existem em todos os lugares, para todo tipo de assuntos, para o ocultismo não poderia ser diferente, com a internet facilitando, pessoas de vários lugares do país de até alguns de fora podem se reunir.


Eu próprio vi e participei de muitos desses e vi a maioria afundar ou cair no esquecimento.
No sentido direto da palavra grupo de estudos é quando os membros compartilham o que sabem do assunto tratado e todos são professores e alunos, mas geralmente quem monta o grupo de ocultismo vai assumir o papel de professor ou ao menos coordenar.
Se são produtivos isso é algo que depende muito do grupo em si, do dono, dos membros e dos conhecimento e força de vontade de todos.
Muitas vezes dai se criam grandes amizades e até grupos se tornam famílias e isso é muito bom, pois sem um relacionamento positivo a Egrégora daquele grupo não vai prosperar.

Mas voltando ao tema principal, eu aviso que não é complicado encontrar bons grupos ( e ruins também não ), o difícil é encontrar grupos que durem.
A dificuldade de conseguir manter esses grupos ativos vem da rápida falta de interesse que os membros acabam por ter.
As pessoas pensam que ocultismo as ajudara ter super poderes e depois que descobrem que a história não é bem assim acabam por cansar.
Um bom exemplo são grupos de viagem astral, da qual existem muitos grupos sobre o tema, e perdem membros muito rapidamente graças a desilusão dos membros.
Outras vezes os próprios donos abandonam seus projetos graças a falta de interesse dos membros e até por outros motivos, já que manter um grupo é algo muito complicado e trabalhoso e cedo ou tarde estudos e emprego podem se tornar obstáculos.
Acho que esse exemplo pode se relacionar com comunidades de orkut também!

E assim chegamos ao final de outro postagem, acredito que esse texto tenha mais importância para pessoas que estão ingressando em algum grupo ou para quem vai criar.


Sobre a criação de um grupo seu, bom tenha em mente que se você vai criar um grupo, não basta conhecer ocultismo, mas também um pouco de psicologia e saber que não é algo que se pode abandonar de uma hora para outra deixando as pessoas na mão, por isso é bom pensar bastante antes de criar um grupo.

6 comentários :

  1. Não leve a mal amigo, mas você poderia melhorar seu português...ele é sofrível! Também procure enriquecer seu vocabulário e evitar as redundâncias. E cuidado com as conjunções! Se aprofundar mais nos assuntos também é recomendável. SORAYA/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish dona Soraya esse texto é antigo, eu estava começando a escrever, hoje estou um pouquinho melhor =)

      Mas obrigado pela sugestão, a não ser é claro que você tenha algum problema com ocultistas e esperava ler que a culpa é do capeta por grupos não durarem muito, ai por melhor que fosse o texto você não ia estar satisfeita.

      Excluir
  2. Como encontro um grupo para dar início aos meus estudos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai você tem que procurar no sua cidade.
      Rosa Cruz, Circulo Esotérico ou até um Centro Espírita.

      Excluir
  3. Centro espírita está ligado ao ocultismo?? Não entendo muito do assunto mas tenho curiosidade sobre, gostaria muito participar de um grupo de ou sobre ocultismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem ligação, apesar de um e outro tentar traçar correlação, você vai entender a proposta do espiritismo por meio do estudo das obras de Alan Kardec.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.