Cabeçalho 2

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Egrégoras, com o que podem ser confundidas?

Essa postagem vai ser referente ao que foi dito em outras postagens, como por exemplo as pessoas pensarem que egrégoras são outras entidades, se você não as leu elas estão todas aqui: Egrégoras.

Algumas vezes egrégoras acabam por parecerem ser coisas que não são, usamos o exemplo de santos que as vezes são egrégoras, isso pode explicar porque depois da crescente diminuição na fé neles, eles acabam por parar de aparecer para as pessoas ou fazer seus milagres.
Embora não seja muito fácil ver uma egrégora materializada, pois ela atua na maior parte do tempo no plano astral ou seja o plano não material.
Porém acredito que se a pessoa tiver alguma sensibilidade ou capacidade mediúnica pode ver uma egrégora em alguma forma.
Existem também teorias que egrégoras de deuses incorporavam em seus sacerdotes nos templos.

Como vocês podem ver se levarmos mais longe podemos ver o porque de muitos ocultistas acreditarem que quase tudo, são egrégoras.

Existem outras teorias como por exemplo que seres mitológicos e folclóricos fossem egrégoras que formavam a partir do imaginário popular, também explicando o porque de cada vez ouvirmos menos as pessoas dizerem que viram isso ou aquilo, por exemplo Saci, algo que o pessoal falava que via muito e hoje em dia não se escuta mais, até mesmo em locais rurais, sem contar a possibilidade das pessoas que dizem ter visto serem mentirosas, é claro.

Para finalizar com um exemplo interessante, vocês viram o episódio de Supernatural Sobrenatural da qual Sam e Dean tem problemas com o fantasma de um fazendeiro?
Parece que o nome do episódio é "Hell House" no episódio 17 da Primeira Temporada.
Nesse episódio uma lenda sobre um fazendeiro assassino nasce em uma cidade e depois de aparecer em um site com muitas visitas, a lenda se torna realidade e o fantasma do fazendeiro aparece.
Conforme o site atualizada alguma informação, o fantasma do fazendeiro adquiria a característica que o site falava.
Embora a causa de tudo fosse um símbolo tibetano, o exemplo cabe bem ao de egrégoras, porém uma egrégora demoraria muito mais tempo para se formar.


Acho que com esse texto deu para mostrar que o assunto é bem mais amplo do que parece.

7 comentários :

  1. Então a bruxa de Blair é uma egrégora?

    ResponderExcluir
  2. Não posso dizer com toda certeza.
    Também não sei se muita gente viu aparições dela após o filme , sabendo que a lenda só nasceu após o filme , mesmo que tenham boatos na internet desmentindo isso.
    Muita gente saiu pensando mesmo que ela existia e que os atores que apareciam nas filmagens realmente estavam mortos...Isso poderia ajudar.
    Mas nada do tipo de aparecer montinhos de pedras e galhinhos amarrados , se aparecer foi alguém que fez :D

    ResponderExcluir
  3. Yuri, nesse caso que você citou sobre o ep de supernatural era na verdade um Tulpa, não uma Egrégora. "Tulpa é uma entidade ou objeto que, segundo o budismo tibetano, pode ser criado unicamente pela força de vontade, envolvendo meditação, concentração e visualização intensas. Em outras palavras, a tulpa seria um pensamento tornado tão real pelo praticante que chegaria a assumir uma forma física, material."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, você tem toda razão, eu só usei como exemplo mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  4. Aquele capítulo de Sobrenatural mostrava bem a criação de uma Egrégora pela internet.. e outros mostram elementais.. e doutrinas ocultistas bem claras. Um pouco de espiritismo parece influir no diretor da série também. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou o diretor do sobrenatural entende um pouco, ou a equipe que faz as pesquisas rsrsrsrs.

      Excluir
    2. MacGregor Mathers e J W Brodie Innes dizem a mesma coisa sobre egrégoras, o seu poder, como elas são criadas etc. Acredito tbm q nos centros espíritas quem se manifesta ñ são espíritos, mas egrégoras, ou algo ligado a elas. Minha impressão, ao menos.
      Gostei do texto, tema muito bom.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.