Cabeçalho 2

segunda-feira, 9 de março de 2015

Raijin e Fujin

Raijin 雷神 é o kami das tempestades, raios e trovões no Shintoísmo e mitologia japonesa, também segundo algumas fontes tem relação com a guerra.

Raijin

É representado como um demônio às vezes vermelho e com chifres e cercado de um anel grande com tambores que usa para fazer os trovões, outras vezes também é representado na cultura popular e ocidental como um homem aparentando ser um monge com um chapéu de palha, imagem imortalizada por "Raiden" da série Mortal Kombat.

Fūjin-raijin-zu by Tawaraya Sōtatsu


Fujin, Fūjin 風神 é o kami dos ventos, de aparência semelhante a de Raijin que é seu irmão, porém representado com a cor verde e com um saco mágico entre os ombros de onde saem os ventos do mundo. É dito que sua iconografia veio da época da rota da seda é baseado no deus grego Bóreas, deus dos ventos do norte, iconografia do deus com um saco cheio de ar que foi evoluindo até chegar a imagem de Fujin.

Também existem sincretismos com o budismo, conta uma lenda que Raijin e Fujin eram grandes inimigos de Buda, e o mesmo mandou seu exército celestial capturar os dois, após uma longa batalha eles foram capturados e tiveram como castigo que trabalhar no céu, em outras versões eram apenas demônios que foram convertidos nos trabalhadores que são hoje.

É comum também ver estátuas de Raijin e Fujin em templos budistas, acredita-se que a sua aparência demoníaca por assim dizer auxilia na proteção dos templos.

Raijin e Fujin
Raijiin e Fujin -
Estátuas em Taiyuin Mausoleum





5 comentários :

  1. Interessante. Nunca tinha ouvido falar nisso.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o post (surgiu bem quanto eu estava estudando alguns mitos xintoístas, haha xD).

    Então, embora Raijin e Fujin componham o núcleo divino base do xintoísmo (que é uma religião autóctone), há uma enorme influência de outras correntes religiosas chinesas, destacando o Budismo e o Taoísmo. Já li que Raijin estaria diretamente ligado ao deus chinês Lei Gong (雷公), o "Duque do Trovão" (ou Lei Kung / Lei Shen), que é uma divindade que carrega consigo um tambor e uma marreta para produzir o trovão (aliás, essa história dos tambores associados às práticas religiosas orientais é bem interessante - principalmente a relação de Raijin com o Taiko, os tambores japoneses).
    Já Fujin não estaria correlacionado à um deus específico, mas a representação do vento nas diversas mitologias chinesas pode advir desde do mito da criação (com Pan Gu/ Pan Ku), até ao deus Wardo da arte greco-budista.

    Claro que no Japão isso ganha uma característica bem diferente - que é o que marca, em essência, o xintoísmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, acrescentou muito ao texto!
      Abs

      Excluir
    2. Eu que agradeço, Yuri. Suas postagens são sempre muito enriquecedoras.

      A propósito, esqueci de mencionar em meu comentário sobre o Shen Long (神龍) - sim, aquele do DragonBall! -, que na China é quem controla os ventos, chuvas e relâmpagos (guardando certa semelhança com Fujin).

      Abraços!

      Excluir
    3. É verdade! Eu adoro o Shen Long, um dia vou rever todo Dragon Ball, tem várias referências a divindades lá, quem sabe vire um texto.

      Obrigado! Abs!

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.