Cabeçalho 2

domingo, 29 de março de 2015

Defumação

Prática milenar, a defumação aparece em diversas religiões, rituais e culturas. A defumação consiste em utilizar a fumaça de folhas, cascas, raízes, madeiras ou resinas e podem ser usadas inteiras, em pedaços ou em pó.

A defumação é geralmente usada para limpar ambientes, diferente de um banimento, a defumação além de limpar também deixa a energia da planta que foi usada.

Para fazer uma defumação, antes de mais nada você precisa de algo para colocar as plantas, o mais indicado é o turíbulo, pois facilita muito se você for defumar a casa pois com ele você pode se movimentar com facilidade, mas nada impede que seja outro objeto, já vi até uma pessoa colocando alfazema em uma concha grande, queimando com um isqueiro de maçarico e espalhando a fumaça com um leque.

Turíbulo
Turíbulo
Lojas de artigos religiosos geralmente tem as ervas já prontas para esse tipo de trabalho, secas e trituradas, hoje em dia você pode comprar até na internet, mas obviamente se você tiver tempo para cultivar, colher faça você mesmo.


Eu pessoalmente não sou especialista em ervas mas recomendado defumação com Alfazema, Alecrim, Arruda e Manjericão.

Quando for começar uma defumação na sua casa, você deve seguir o esquema de "dentro pra fora", ou seja deixe por último o cômodo que tem a porta para fora da casa deve ser o último. Assim você consegue expulsar formas energéticas mais densas que a defumação não deu conta de desfazer.
A defumação tem que ser caprichada nos cômodos onde as pessoas dormem ou ficam mais tempo.

Sempre faça a defumação com a intenção de purificar e harmonizar a casa, use visualização para ajudar. Essa é uma prática que pode ser feita mensalmente e dependendo do lugar semanalmente, mais que isso não é necessário.

7 comentários :

  1. É muito bom defumar com Artemísia, ela limpa profundamente o ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Soube que ervas pra banho são diferentes das de defumação; ex: arruda "pra banho" e arruda "pra defumação" mas pra mim não faz muito sentido, saberia explicar-me?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei explicar não, pois não entendi bem. O que eu posso dizer é que tem ervas que podem ser usadas para as duas coisas sim, mas quando são vendidas, vão ser melhor preparadas para o que for usado, banho ou defumação, mas a Arruda continua sendo a mesma.

      Excluir
    2. É que no caso tem certas ervas que no banho são usadas frescas, colhidas na hora e a da defumação secas, por isso a diferença. Mas no caso a Alfazema(erva seca)pode ser usada nos dois

      Excluir
  3. Costumo defumar com incenso litúrgico que eu mesmo faço e é uma receita muito simples:

    -Olibano importado
    -açúcar mascavo
    -Benjoim

    Eu faço com quantidades iguais dos mesmo ingredientes, e normalmente quando os produtos são de boa qualidade o cheiro fica igual aqueles que usam nas missas católicas e já pude comprovar sua funcionalidade.

    Outra coisa que aprendi com alguns amigos que fazem defumações e pessoas da umbanda onde vou é que as ervas usadas nas defumações o ideal é que seja sempre em números impares. Me explicaram sobre a questão energética e simbolismo por trás disso, mas no momento me deu branco e não saberia explicar, perdão por isso, mas comigo sempre que fiz dessa forma nunca deu problemas e os benefícios sempre foram ótimos.

    Valeu pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição!
      Vai ajudar muita gente!

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.