Cabeçalho 2

domingo, 1 de março de 2015

Balder

Balðr, Balder ou Baldur é um deus da mitologia nórdica, filho de Odin e Frigga, esposo de Nanna que com ela é pai de Forseti. Representa a Luz, a Pureza e o Sol.

O maior mito que envolve Baldur, conta que ele previu sua morte a partir de pesadelos, sua mãe Frigga então pede a todas as coisas da terra a fazerem um voto de não ferir seu filho, porém uma planta chamada visco não fez o juramento. Loki que tinha inveja de Baldur ao saber da falha, confecciona uma flecha de visco e dá para Höðr irmão cego de Balder para atirar no seu irmão, já que todos tacavam coisas em Balder por diversão já que tudo que era lançado errava o alvo devido ao juramento. Porém o visco ao ser lançado atingiu mortalmente Baldur.

Balder e o Visco

Hermóðr recebeu então a missão de Frigga para atravessar o rio Gjoll,que separa os mortos dos vivos e pediu a Hel deusa do mundo dos mortos que deixasse Baldur voltar, ela concordou que Baldur voltasse caso todos os seres chorassem por ele, o que não aconteceu, pois Loki disfarçado de uma velha se negou a chorar.

Após o plano de trazer de volta Baldur de volta a Asgard falhar, o corpo do mesmo foi queimado em um pira funerária feita em seu barco junto de sua esposa Nanna que morreu de tristeza. Odin colocou na pira seu anel Draupnir presente dos anões que se multiplicava.

Odin se despede de Balder

Baldur é visto como um deus solar, seu mito pode ser considerado uma forma de escrever a passagem das estações, a morte no solstício de verão.

2 comentários :

  1. Tem como vc postar alguma coisa sobre deuses ou deusas hindus tipo esse texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2015/02/Ganexa-Ganesha-Ganesa-Ganesh-Ganapati.html

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2012/10/kali-hinduismo-deusa-da-morte-hindu-death-godness.html

      Em breve posto mais.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.