Cabeçalho 2

domingo, 11 de janeiro de 2015

Ísis

Ísis, Ast, Aset ou Auset é uma das divindades-mãe mais interessantes, e como grande parte das divindades antigas carrega junto uma série de atribuições e qualidades adquiridas no período em que recebiam adoração. Ísis é uma conhecida deusa egípcia e também está entre as mais poderosas representações do feminino, a Grande Mãe.

Ísis com Hórus

Ísis é filha de Geb (Terra) e Nuit (Céu), irmã e esposa de Osíris e mãe de Hórus. Porém em um papiro antigo, ela se refere pessoalmente a Thoth como seu pai em um documento grego.

Ela participa de importantes eventos na mitologia egípcia, como quando ela ressuscita por meio da magia seu marido Osíris que havia sido despedaçado por seu irmão Seth e após isso, com ele gera seu filho Hórus. também cria como seu filho Anúbis, que foi abandonado por sua mãe Néftis, mesmo esse tendo nascido como resultado da traição de Osíris com Néftis.

Ísis de Luto

Na lenda do pós-vida dos egípcios, ela ficava junto de Osíris que presidia o julgamento dos mortos,

Ísis Alada

Ela aparece como uma mulher jovem, em sua acima de sua cabeça, possui um disco solar que fica entre dois chifres de vaca ou uma representação do trono real. É dito que ela também assume a forma de diversos animais, como vaca ou aves. Em muitas representações ela também aparece alada.

Pesquisas aparentemente novas, indicam que Ísis começou como deusa funérea, e com o tempo ganhou foi ganhando seu aspecto mais universalista e bem mais tarde, ocorrem sincretismo religiosos em locais como a Grécia, Itália, províncias de Gália. com divindades dessas regiões. Rituais relacionado a ela ficaram vivos durante o período helenístico, o decaimento ocorre com o avanço do cristianismo, possivelmente por causa disso, muitas informações sobre a divindade, tanto como rituais, lendas e cultos secretos se perderam junto.  Sobre os sincretismos, encontramos ligações entre Ísis com Vênus, Perséfone, Afrodite, Fortuna, Tique, Hígia entre outras.

4 comentários :

  1. Yuri, porque as religiões pagãs se assemelham tanto? Por exemplo a grega e egípcia os deuses descendem de dois irmãos representados pelo céu e pela terra (Geb=Gaia, Nut=Urano), e estas entidades são criadas a partir do "Caos" que se divide(Caos=Nun Nix=Rá)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de divindades primordiais, é o modo mais simples de explicar a criação do universo ou mundo. Duas energias opostas, que unidas criam algo. Aparece em toda parte, como ´por exemplo o Yin e Yang. Ou para os nórdicos, Fogo e Gelo.

      Abs

      Excluir
  2. Obrigado, mas eu tenho outra pergunta, se os deuses são etéreos, eles tem alguma influência material no plano físico? E seguindo este princípio, eles teriam poder em outra dimensão? Por exemplo Arcádia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro dizer que eles, ao menos maior parte são meios dos antigos representarem energias sejam elas de cunho humano, ou da natureza. Depois disso, egrégoras. Possivelmente, eles tem mais poder no plano astral.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.