Como prometido, após quase 1 ano, vou fazer alguns comentários sobre a recentemente lançada segunda temporada da série Da Vinci's Demons, se você ainda não viu o artigo sobre a primeira temporada, pode ver
aqui.
Esse vai ser o post que vou usar para todos os episódios da segunda temporada, então a cada novo episódio que sair vocês podem vir aqui acompanhar as novidades e atualizações.
Já na abertura da série vemos a carta do tarô "O Mundo" ou Arcano XXI, que representa geralmente o fim de uma jornada bem sucedida para o início de outra.
No começo do primeiro episódio da nova temporada, vemos Da Vinci com o Riário já na América do Sul, onde e durante o ritual de sacrifício a sacerdotisa diz que Pacha Mama, beberá o sangue deles.
Pacha Mama é uma divindade da América do Sul que possui um culto muito extenso e vivo até hoje.
Ela seria o tempo, o mundo, o universo, ou até mesmo a mãe terra, mudando de acordo com o tempo.
 |
Estátua de Pachamama |
Uma curiosidade interessante é que o navio que vai levar Leonardo em busca do Livro das Folhas se chama Basilisco. Esse é o nome de uma criatura mitológica, que tem forma de serpente e que segundo os antigos tinha "veneno nos olhos" e assim tinha a capacidade de matar qualquer criatura. Era considerado o rei das serpentes. Da Vinci em um bestiário fala do basilisco e diz que é um animal tão cruel que matava até mesmo as plantas quando não havia animais para matar. Seu veneno era tão poderoso que matou um cavaleiro e seu cavalo com o veneno quando esse perfurou o animal com sua lança.
No final do primeiro episódio Leonardo começa a ter visões devido a falta de sangue, ele vê uma figura sombria, com um crânio de touro que segura um machado de dois lado e diz:
"Nós somos os chifres daqueles que existem antes de serem criados.
Nós somos a sombra no centro do labirinto e pagará pelos pecados do Daedalus."
O touro representa o Minotauro das lendas gregas, o machado de dois lados é um dos símbolos para os chifres e foi frequentemente encontrado em escavações arqueológicas da região onde vivia a Civilização Minoica de onde as lendas do Minotauro de Creta se formaram. Daedalus foi o criador do labirinto onde o Minotauro ficou preso e foi pai de Ícaro que voou com asas de cera e penas e morreu após se aproximar do sol e a cera das asas derreterem.
Mais para frente vemos na América do Sul as plantações de milho, elas são muito importantes e fazem parte da ritualística do povo, pois, o milho lá é símbolo da vida, nascido da terra como os homens teriam nascido na cultura deles. Sem o milho, eles não teriam se desenvolvido tanto, isso fez o grão se tornar sagrado para eles.