Cabeçalho 2

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Hermes

Hermes é um deus muito famoso que aparentemente era cultuado no período até antes da própria Grécia antiga e após algum tempo sofreu um sincretismo com Mercurius deus romano.

Comércio, magia, divinação, diplomacia, patrono da ginástica, dos ladrões, comerciantes, astrônomos, viajantes e muito mais eram assuntos que foram relacionados com Hermes de acordo com suas lendas.

Hermes é filho de Zeus com Maia, no primeiro dia em que nasceu fugiu do berço e foi para a região da Tessália, aproveitando distração de Apolo seu irmão por parte de Zeus, roubou seu rebanho e o levou o conduziu pela Grécia, e os escondeu em uma caverna, inventou o sacrifício aos deuses matando os animais e os cortando em 12, um para cada deus. Ele encontrou um casco de tartaruga e com fez cordas com as tripas dos animais sacrificados e os chifres fez a lira, um instrumento musical.

Apolo ao descobrir foi se queixar com Maia, porém ela não acreditou que a criança tivesse feito tudo aquilo, Apolo resolveu apelar para Zeus, que não ficou furioso e achou engraçado o ocorrido, após isso Hermes pegou sua lira e começou a tocar, Apolo ficou encantado com o instrumento e resolveu fazer uma troca. Em algumas versões ele troca o instrumento pelo rebanho com Hermes que nesse meio tempo faz uma flauta, e Apolo realiza outra troca dando um bastão de ouro para que Hermes conduzisse o rebanho e ensinando alguns segredos da adivinhação.

Mais tarde Hermes se tornou o mensagem dos deuses por Zeus, recebeu um chapéu alado e um par de sandálias aladas para que seu trabalho fosse feito de forma mais rápida. Foi com esse trabalho que Hermes apareceu em muitas lendas gregas, na maior parte das vezes ajudando os heróis.

Hermes também visitava muito o mundo inferior, era dito que era ele que conduzia as almas para lá, em uma das suas viagens viu suas cobras brigando, para separar a briga usou seu bastão que recebeu de Apolo e as cobras ficaram grudadas lá, assim o bastão se tornou  o caduceu, símbolo máximo de Hermes, da diplomacia e das energias semelhantes mais apostas (negativo e positivo), além é claro símbolo de ser um símbolo iniciático.

Na árvore da vida deuses como Hermes se situam em Hod, esfera que tem relação com a inteligência, raciocínio, comunicação e ao planeta Mercúrio, geralmente os deuses que estão em Hod são deuses que trouxeram algo para a humanidade e ensinaram algo, quando preciso da energia de Hod, Hermes é uma representações que mais uso.

Hermes é um deus que sofreu muitos sincretismos como outros deuses como: Mercúrio, Thoth e até Anúbis.

Um comentário :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.